quarta-feira, 2 de abril de 2014

Festival de beach soccer reúne crianças caxienses 

Divulgação

Não apenas de competições vive o beach soccer maranhense. É preciso incentivar o surgimento de novos craques pelas areias do Estado. Aproveitando a realização das duas principais competições da modalidade na arena do balneário Veneza na última semana, a Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS), promoveu um festival para a criançada caxiense. Cerca de 40 crianças participaram do festival ministrado pelo árbitro e coordenador da FMBS Gilberto Nogueira.
Para muitos jovens, o festival da FMBS foi a primeira oportunidade de contato com a modalidade. Os garotos, que apenas acompanhavam o esporte pela televisão, sonhavam com esta oportunidade de participar de uma escolinha de beach soccer. Este é o primeiro passo para que, no futuro, estas crianças possam vir a ser destaques nacionais e internacionais da modalidade, como aconteceu com os maranhenses Datinha e Eudin, craques da Seleção Brasileira.
“É muito bom proporcionarmos a estas crianças este contato com o beach soccer. A vinda do Circuito e do Campeonato Maranhense para Caxias com o apoio do governo do Estado e da prefeitura ajudou muito para a realização desta clínica. As aulas são apenas o começo para estes jovens que sonham em se tornarem craques do beach soccer. Acreditamos que o nosso papel, como federação, é oportunizar a prática do esporte a todos”, comentou o presidente da FMBS, Eurico Pacífico.
Para Gilberto Nogueira, que ministrou as aulas no festival para as crianças, é gratificante poder ajudar os futuros craques dentro de quadra. “Ficamos felizes em poder ajudar. A FMBS sempre realiza ações deste tipo por onde realiza suas competições. É um legado que deixamos para as comunidades porque estes jovens são o futuro da modalidade”.
Campeonato Maranhense
Enquanto a garotada se divertia na clínica da FMBS, os adultos disputavam duas competições simultaneamente: o Circuito Maranhense e o Campeonato Maranhense. Os campeões dos dois torneios realizados na arena da Veneza foram conhecidos no fim de semana.
Na disputa do Campeonato Maranhense de Beach Soccer – temporada 2013/2014, o título ficou com a seleção de Trizidela do Vale, que derrotou Lima Campos na final por 7 a 5. Com o resultado, campeão e vice da etapa se classificaram para a fase final do Estadual. Para a fase final, oito seleções já estavam garantidas: São Luís, Paço do Lumiar, Morros, Humberto de Campos, Tutoia, Paulino Neves, São Vicente Férrer e Viana.
Vale destacar que, a partir desta quinta-feira (3), a FMBS promoverá a última etapa classificatória do Campeonato Maranhense. A cidade de Açailândia será o palco do torneio estadual. O campeão e o vice da etapa se classificam para a fase final em São Luís.
Circuito Maranhense
Já na etapa de Caxias do Circuito Maranhense de Beach Soccer – temporada 2013/2014, o título ficou com a equipe do Talismã, que derrotou o Arco Verde na decisão. O título garantiu o time do Talismã na fase final do torneio.