quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bombeiros alertam para o manuseio correto de fogos de artifícios 
Soltar fogos de artifícios pode ser perigoso se não for seguida algumas recomendações  


Em época de Copa do Mundo de Futebol e festas juninas a utilização de fogos de artifício é muito comum, mas soltar rojões pode ser muito perigoso se não for seguida algumas recomendações.
Em alguns casos pode causar graves problemas que vão desde ferimentos a queimaduras, chegando, em casos mais graves, a amputação da mão.
Pensando nisso, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) alerta para algumas recomendações que as pessoas devem seguir para manusear os fogos de artifício e outros artefatos  pirotécnicos com segurança.
A primeira recomendação é sempre comprar esse tipo de material em estabelecimentos certificados pelo Corpo de Bombeiro. Verificar a data de validade e a procedência dos produtos é imprescindível.
Outra recomendação é também não nunca deixar crianças manusear bombas, rojões e foguetes. Para ter o resultado pretendido é necessário seguir todas as recomendações da embalagem, assim como para evitar contatos com o rosto e proteger as mãos, deve-se colocar dois ou três unidades de rojões e foguetes, de modo a formar um canudo grande.
Para soltar rojões e foguetes devem-se escolher locais longe de residências e a favor do vento. Na realização de arraiás e shows pirotécnicos, os locais devem passar por vistoria do Corpo de Bombeiros.
Segundo o 5º GBM, estas são algumas medidas que, se seguidas corretamente, podem evitar problemas e acidentes no manuseio de fogos de artifícios.