quinta-feira, 8 de maio de 2014

Semana Estadual de Combate à Homofobia começa segunda-feira 

O Fórum de ONGs LGBT do Estado do Maranhão realiza, de 12 a 17 de maio, a II Semana Estadual de Combate à Homofobia, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade e o poder público para uma agenda de ações afirmativas que possibilite criar estratégias de enfrentamento da homofobia.

O evento ocorrerá em alusão ao dia 17 de maio, que é um marco na história do movimento LGBT, pois foi o dia em que a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da lista internacional de doença.
No Maranhão ocorrerão seminários sobre educação sem homofobia, oficinas de prevenção contra a homofobia nas escolas estaduais e municipais, audiência pública, assembleia geral do Fórum LGBT e atividades com os profissionais da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.
Violência contra homossexuais
O Fórum de ONGs LGBT do Maranhão destaca, que segundo um relatório anual de assassinato de homossexuais no Brasil divulgado pelo Grupo Gay da Bahia, referente a 2013, foram registrados 312 assassinatos de homoafetivos. Incluindo uma transexual no Reino Unido e um gay morto na Espanha. É um assassinato a cada 28 horas.
O Brasil é o campeão mundial de crimes homofóbicos. Segundo agências internacionais, 40% dos assassinatos de transexuais e travestis acontecem no Brasil. A região do país mais homofóbica é a nordeste, pois abrigando 28% da população brasileira concentra 43% das mortes, seguido de 35% no Sudeste e Sul, 21% no Norte e Centro Oeste.
No Maranhão, foram registrados oito homicídios, sendo três em São Luís, e cinco no interior do Estado. O Estado é o 17º em crime com motivação homofóbica.
Programação do evento
Dia 12/5/14
SEMINARIO: Educando Para a Diversidade: Um Projeto Para Uma Escola Sem Homofobia
Horário: 9h
Local: Escola Superior da Defensoria Pública
Endereço: Av. Castelo Branco nº819 - São Francisco
De 12 a 16/5/14
Oficina de Prevenção Contra a homofobia nas escolas públicas estaduais e municipais
DIA: 14/5/14
III Audiência Pública sobre a situação da homofobia no Maranhão
Local: Auditório da Procuradoria Geral do Estado
Endereço: Rua Oswaldo Cruz nº 1396- Centro
Horário: 8h
Dia: 16/5/14
Lançamento da XI Edição da Parada do Orgulho LGBT e III Prêmio Gayvota de Direitos Humanos
Local: Auditório do Sindicato dos Bancários
Endereço: Rua do Sol nº 413 - Centro
Horário: 19h
DIA: 17/5/14
Assembleia Geral do Fórum de ONGs LGBT do Maranhão
Local: Sindicato dos Bancários
Endereço: Rua do Sol nº 413 - Centro