sexta-feira, 6 de junho de 2014

Empossado o novo Conselho Municipal de Educação 

Os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) foram empossados na quinta-feira [05] em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Caxias. Os conselheiros foram eleitos pela população no final do ano passado, totalizando 19 representantes, com 2 suplentes para cada titular, para um mandato de quatro anos, sendo permitido uma recondução por igual período.
A abertura da solenidade foi feita pela professora Jesus Carneiro, membro da assessoria técnica do CME. Na ocasião, ela fez uma breve explanação do que é o Conselho Municipal de Educação e sua missão enquanto órgão com funções de caráter normativo, consultivo e deliberativo, sobre a formulação e o planejamento das politicas de educação do município de Caxias.
Em seguida, a secretária municipal de Educação, Sílvia Carvalho, destacou a aprovação do Plano de Educação e de como o Município tem cumprido com as diretrizes, antes mesmo de sua aprovação. “O prefeito, compreendo a importância do Conselho Municipal de Educação, decreta a composição da mesma. O órgão contribuirá com políticas públicas de Educação, que como o próprio Ministério da Educação determina, já temos bem feito, mas acredito que podemos fazer mais e faremos com a ajuda de todos”, ressaltou a secretária.
Representando o legislativo caxiense, o vereador Mário Assunção comentou sobre a importância da educação na sociedade. “Eu sou professor de formação, tive a oportunidade de me especializar, chegar à um mestrado, doutorado e agora pós-doutorado. Acredito muito que uma parte dos problemas que enfrentamos em nosso município e estado só vamos resolver com a Educação. E com a ajuda do Conselho Municipal de Educação, todos pela Educação, com certeza logo veremos melhoras no nosso Ideb”, afirmou o parlamentar.
Encerrando a solenidade, o prefeito Léo Coutinho parabenizou os conselheiros empossados e ressaltou a importância da parceria do órgão com o governo na melhoria da educação municipal. “O cidadão educado sabe amar a cidade e por isso investimos bastante na educação. Somos um governo democrático, que entende que só cresce com a participação ativa da população e por isso parabenizo a ajuda que receberemos a partir de então do Conselho, em prol de uma educação cada vez melhor”, disse o gestor municipal.
Criado e Regulamentado pela Lei nº 2.026/2012, o Conselho Municipal de Educação é um órgão que visa orientar, estabelecer normas e assessorar o Governo Municipal na definição da Política Educacional, na área de sua atuação, adequando às diretrizes e bases do Plano Nacional de Educação e às necessidades do Município. É formado por representantes da comunidade, professores, alunos, educadores, dirigentes, entre outros.