quinta-feira, 5 de março de 2015

Prefeito Léo Coutinho participa de solenidade de acolhimento dos participantes do Programa Mais Médicos  


O prefeito Leonardo Coutinho acompanhado do secretário municipal de Saúde, Vinicius Araújo, participou nesta terça-feira (03), da solenidade de acolhimento dos participantes do Programa Mais Médicos, no auditório da UFMA em São Luís. Também participaram do evento o governador Flávio Dino, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Humberto Coutinho, o ministro de Saúde Arthur Chioro, entre outras autoridades municipais e estaduais do Maranhão.


O município de Caxias está entre os municípios maranhenses que foram contemplados pelo Governo Federal em mais uma etapa do Programa Mais Médicos. Na primeira etapa do programa, Caxias recebeu 15 médicos, com apenas uma desistência.

O Programa Mais Médicos assegura a presença de profissionais em municípios com dificuldades de contratação para a atenção básica. Essa nova etapa do programa abrirá oportunidade para prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica.

O prefeito de Caxias ressaltou que o Mais Médicos está fazendo a diferença no município, pois Caxias recebeu médicos novos, aumentando a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). “É um investimento que caminha em duas mãos: garantir mais profissionais e condições de trabalho e atendimento dignos. Tenho certeza que a consolidação dessas políticas de investimentos em médicos e infraestrutura garantirão a qualidade do atendimento e na Atenção Primária”, disse Léo Coutinho. Ele explicou que os médicos serão destinados para locais com menor cobertura do PSF, mais distantes e pobres, com previsão de áreas também da zona rural.



Com a ocupação das 4.146 vagas apontadas pelos municípios no novo edital, o Governo Federal garantirá a permanência de mais de 18 mil médicos nas Unidades Básicas de Saúde do país, levando assistência básica para cerca de 63 milhões de pessoas.

Conforme o Ministro Arthur Chioro, o programa não é somente de fixação de profissionais, mas também de formação em Atenção Primária e Saúde da Família. “Um dos objetivos é podermos formar no Brasil um número de médicos necessários para atender à população brasileira. Então, além de disponibilizar médicos para atenderem às pessoas, nós temos o desafio de abrir mais 11,5 mil vagas para Medicina até 2017, das quais já foram criadas 4,5 mil. Então a abertura de novas vagas de graduação em medicina, a universalização da residência médica, a melhoria da infraestrutura dos Postos de Saúde e a colocação de médicos nos PSF são os compromissos que temos no Programa Mais Médicos”, pontuou.

O programa

Lançado em julho de 2014 pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa recebem bolsa por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

as informações são da ASCOM