sexta-feira, 12 de junho de 2015

Adriano Sarney quer esquecer o passado, critica Othelino Neto 


Em mais um debate político no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) rebateu a oposição e criticou, na sessão de quinta-feira (11), o oposicionista Adriano Sarney (PV) por querer sempre esquecer o passado em todos os pronunciamentos que faz. O governista disse que o parlamentar verde deve ter um profundo constrangimento da história política do Maranhão que, infelizmente, foi construída pelo seu grupo e por alguns dos seus familiares.

“Quando o deputado Adriano usa a palavra ‘coerência’ pede para que esqueçamos o passado, eu acho que aí existe uma contradição que não dá para ser superada. Já vi que ele se envergonha do passado porque, toda vez que vem à tribuna, pede que nós o esqueçamos. Então deve realmente ser razão de uma vergonha muito grande, de um constrangimento permanente. Se eu tivesse ajudado a construir uma história bonita, eu faria referências sobre ela”, disse Othelino ao responder o parlamentar sobre ataques feitos ao governo Flávio Dino (PCdoB).

Othelino explicou que o comentário feito na tribuna não se trata de desrespeito à família de ninguém, mas de uma crítica política ao fato do Maranhão ter sido comandado por uma oligarquia durante quase 50 anos. O deputado do PCdoB lembrou que o grupo político, que perdeu a eleição no ano passado, era e ainda é comandado pelo ex-senador José Sarney (PMDB) que foi o responsável político pelo estado de pobreza em que o Maranhão se encontra hoje.

O deputado governista lembrou que o grupo de José Sarney recebeu um Maranhão próspero, com grandes potenciais naturais e econômicos e entregou o estado mais pobre da federação e com um agravante: era um homem que, além de ter sido presidente da República, passou varias décadas com posições de comando no país, mas, infelizmente, isso não se traduziu em benefício para melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. “Esse troféu invertido, deputado Marco Aurélio, não dá para tomá-lo do ex-senador Sarney. É dele, ele é responsável, político maior”, disse.

EMPOBRECIMENTO DO MARANHÃO

Segundo Othelino, a ex-governadora Roseana Sarney deu uma colaboração fundamental também para o empobrecimento do Maranhão com seus governos desastrados. “Enfim, existem outros colaboradores decisivos, mas quem carrega o troféu, quem tem o emblema, quem vai levar o rótulo é o senador Sarney, porque é quem deu guarita, sustentação a este grupo não só no Maranhão, mas na República durante todos esses anos”, comentou.

O deputado disse que, infelizmente, o ex-senador José Sarney não vai para a história como um homem que ajudou a melhorar o seu Estado, pelo contrário o empobreceu economicamente, explorou os recursos naturais, ajudou a haver uma grande concentração de terras e a desconstruir o Estado.

“Agora nós temos a tarefa difícil de construir de novo. Esse é o legado que o ex-senador Sarney deixou e é essa que vai ser a marca fundamental dessa história”, afirmou.

Segundo Othelino, querer questionar o governador Flávio Dino por contratação de voos e alegar que ele disse uma coisa antes e agora faz outra é uma mera tentativa vã da oposição de desqualificar a mudança.

“O governo está fazendo um contrato de licitação de aeronaves, até porque as coisas são claras, são republicanas, não são às escondidas. Certamente, ele utilizará as aeronaves de forma coerente, responsável, como tem conduzido toda sua vida pública antes e após virar um militante político e agora, mais ainda, como governador do Maranhão”, disse.