terça-feira, 2 de junho de 2015

Vereadores debatem temas diversos durante sessão 

Riacho S José sofre com a falta de preservação
A Câmara Municipal de Caxias realizou  sessão ordinária da atual legislatura, nesta segunda-feira, 01, com a discussão de vários assuntos por parte dos vereadores, afora as indicações de preposições de Titulo de Cidadania e requerimentos aprovados em plenário.

Fizeram uso da palavra no pequeno expediente  os vereadores, Neto do Sindicato, Fábio Gentil, Antonio Luis, Luis Lacerda, Benvinda e Durval Junior, que debateram sobre filas para marcações de consultas, acidentes, esgoto a céu aberto na Maternidade Carmosina Coutinho e a falta de preservação do Riacho São José por  parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

O vereador Fábio Gentil pediu que a Comissão de Saúde da Câmara faça uma espécie de intervenção no PAM, para que seja averiguada a questão da marcação de consulta naquela unidade de Pronto Atendimento. De acordo com o oposicionista, as pessoas passam a noite na fila para marcar uma consulta no dia seguinte, porém ao amanhecer o dia não existe mais vagas.  "As pessoas chegam às 7 da noite e muitas das vezes não conseguem marcar a consulta no dia seguinte. Peço que a Comissão de Saúde apresente algum tipo de solução para este grave problema que está acontecendo no municipio", disse Gentil. 

A presidente Ana Lucia reiterou que o vereador Fábio Gentil formalize o pedido para que seja marcada uma reunião com a Comissão de Saúde para que a mesma possa fazer uma investigação mais detalhada sobre a questão e também debater outras questões relacionadas sobre o assunto. 

O edil governista Antonio Luis  reconhece as dificuldades enfrentadas por Caxias quando o assunto é saúde publica, mas falou que a crise é vivenciada pelo setor em todo o pais. "Discordo do vereador Fabio Gentil em alguns pontos. A crise na saúde é nacional. Todos os municípios estão passando por crise e Caxias não seria uma exceção, não existe um municipio que não esteja em situação idêntica ou pior", afirmou. 

A vereadora Benvinda enfatizou que se os problemas básicos da saúde no municipio fossem solucionados, o setor estaria em bom andamento, mas do jeito que estar não pode continuar. A parlamentar também citou o problema de uma fossa estourada na calçada da Maternidade Carmosina Coutinho. 

A falta de preservação por parte da Secretaria do Meio Ambiente com o  Riacho São José foi o tema escolhido pelo vereador Luis Lacerda. O parlamentar, postou fotos nas redes sociais e falou na sessão fazendo um alerta sobre o sumiço do riacho. "Estava voltando do velório da neta do nosso colega Elias do Gesso e me deparei com aquela triste situação, estão aterrando com entulhos o riacho São José. Faço um alerta as autoridades competentes, para que nos unamos para evitar que o riacho São José suma. O Ministério Público deverá tomar uma atitude o quanto antes. Os responsáveis por esse crime ambiental deverão ser punidos e responder na Justiça", frisou Lacerda.

Entulhos criminosos são lançados as margens do Riacho São José