terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prefeitura de Caxias qualifica catadores de materiais recicláveis 


A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária , deu início nesta terça-feira (6) ao projeto Pró-Catador Maranhão: “Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania”. A ação, que dura dois dias, é uma parceria com Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão e Secretaria Nacional de Economia Solidária.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Fause Simão, acredita que isso irá trazer novas oportunidades para os catadores contemplados. “É algo inédito para em Caxias. Dá a oportunidade da segunda opção de trabalho para os catadores e a criação de associação e cooperativas".

Segundo a administradora do projeto, Petra Fernanda, o objetivo é qualificar 60 catadores e tirá-los de fora do lixão. "A ideia é que eles pratiquem a coleta dos materiais recicláveis e trabalhem nas comunidades em forma de cooperativas e associações. O projeto fomenta a organização da classe e dá o suporte e a inclusão através dos programas sociais”.


Saiba mais

O projeto tem como objetivo fomentar grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-os em redes de cooperação e comercialização de produtos, estimulando a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promovendo a inserção social e cidadã dessas pessoas, com o objetivo de tirá-las da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental.




as informações são da ASCOM