quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Humberto Coutinho participa de assinatura de convênios para a agricultura familiar 

Agência Assembleia

Levar desenvolvimento para o campo. Foi esse o objetivo dos oito convênios assinados nesta quarta-feira (17), pelo governador Flávio Dino. Os contratos foram firmados em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Caixa Econômica Federal, e devem garantir a aquisição de equipamentos para o avanço da atividade agrícola em diversos territórios maranhenses. O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou da assinatura e destacou a parceria como fundamental para o desenvolvimento do Maranhão.

Ao todo serão investidos R$ 2,8 milhões, que serão destinados à aquisição de equipamentos para feiras itinerantes, kits de irrigação, unidades móveis de análise de solos e de cadastro e regularização fundiária, assim como outros bens que irão beneficiar grupos produtivos jovens, mulheres, quilombolas e agricultores familiares de todo o estado.

“Nós passamos o ano lutando para viabilizar convênios junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Caixa Econômica. Agora temos mais de R$ 2 milhões que serão investidos e devem servir para alavancar a agricultura familiar do Maranhão”, destacou Adelmo Soares, secretário de Agricultura Familiar.
Ivoneide Silva, representante do MDA, afirmou que a iniciativa e o empenho do Governo do Estado serão fundamentais para incentivar o potencial agrícola do Maranhão. “São convênios que vão proporcionar mais renda, mais qualidade de vida, segurança alimentar e incentivo à agricultura familiar”, completou.

Entre os territórios beneficiados estão o do Baixo Parnaíba, Lençóis Maranhense Munim, Baixada Ocidental, Campos e Lagos e Cocais. A agricultora Zumira de Jesus Santos, representante do território Campos e Lagos, no município de Viana, frisou que os convênios vão ajudar pelo menos 5 mil famílias da sua região. “É uma conquista e uma evolução. Cada qual fazendo o seu trabalho vai contribuir muito para o desenvolvimento do nosso estado”, disse.

Humberto Coutinho, que tem forte ligação com a região dos Cocais, elogiou a iniciativa do governo e ressaltou que, agora, o agricultor estará assistido para desenvolver suas técnicas e, consequentemente, beneficiar a economia do Maranhão. “A preocupação do governador é com as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano. Agora ele está dando condições ao agricultor rural, investindo no desenvolvimento de suas técnicas e beneficiando a economia do estado”, assinalou o presidente da A