terça-feira, 29 de março de 2016

Farol do Saber será reformado através de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Caxias  


Em visita ao Farol do Saber, antigo Farol da Educação (foto), nesta terça-feira (29), a comitiva formada pelo prefeito Leo Coutinho, o secretário-adjunto de Economia Criativa, Celso Brandão, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, secretariado e equipe técnica da Educação e Cultura fez uma visita técnica para a reforma do prédio.

A vistoria teve como objetivo a reforma e adequação do projeto para que volte a funcionar plenamente, uma vez que havia sido deixado de lado pela gestão governamental passada.

“Há muito tempo o prédio encontrava-se ocioso, praticamente abandonado por parte do Estado. O governador Flávio Dino atendeu nossa solicitação e enviou uma equipe para que fizesse a vistoria. Em breve, acontecerá a reforma deste Farol, que é de extrema importância para os caxienses”, destacou o prefeito Léo Coutinho.


Unindo forças

Foi acertada uma parceria entre Estado e Município, em que o Farol passará a receber eventos culturais, tais como lançamentos  de livros, peças teatrais e exposição da cultura caxiense. Com a intenção de modernizar o Farol do Saber, será implantado um sistema de automação, salas de computação e cinema e tabletes para portadores de deficiências auditivas.

“Foi dada a ordem pelo governador e estamos executando esta vistoria em mais 92 municípios do Maranhão. Após a reforma, o Farol irá atender de maneira qualificada todos os caxienses”, disse o secretário-adjunto de Economia Criativa, Celso Brandão.

Além da parte predial, serão feitas novas instalações na parte elétrica, hidráulica, de acessibilidade e na climatização do ambiente. Um novo acervo voltado para a literatura maranhense foi adquirido, como também livros técnicos voltados para donas de casa, professores, médicos, advogados e acadêmicos em geral.

“Iremos oferecer a toda comunidade mais livros voltados para todas as áreas. O farol deixa de ser uma biblioteca escolar e passa a ser uma biblioteca pública, com uma característica cultural”, ressaltou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento.