domingo, 19 de março de 2017

Caxias comemora o dia de São José, padroeiro da cidade


Caxias comemora neste domingo  (19) o dia de São José, padroeiro da cidade. Se a data cai em um dia útil, o comércio em geral seria fechado.

A paróquia São José e Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), comemora a data com celebrações de missas pela manhã e a tarde com a realização da procissão com a imagem do padroeiro da cidade percorrendo as principais centrais de Caxias.
A escolha do Santo como padroeiro da cidade, não poderia ser diferente, uma vez que São José operário sempre foi considerado na comunidade cristã.
O carpinteiro de Nazaré São José, era visto como uma pessoa simples, este em sua irretocável virtude, onde foi acumulado de bens, ao não recusar sua missão de esposo casto da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.
O nome José em hebraico significa: “Deus cumula de bens”. A devoção a São José, considerado protetor da Sagrada Família, e da grande família de Deus que é a Santa Igreja, está fundamentada nas Sagradas Escrituras e na tradição cristã. A partir daí o município adotou São José, como o padroeiro, e este ao longo dos anos lança sua luz sobre um município que guarda seu nome na Paróquia, na Praça Cândido Mendes e no coração de todos os caxienses.