terça-feira, 15 de agosto de 2017

Professores do Cesc-UEMA entregam proposta de criação da UEMALESTE para o governador Flávio Dino 


Professores, servidores e estudantes do Centro de Estudos Superiores de Caxias seguem na luta pela regionalização da educação superior. A última mobilização do movimento Pró-Uemaleste ocorreu no sábado (12), durante visita do governador Flávio Dino ao município.

Em sua passagem no sábado (12) pela prefeitura de Caxias, o chefe do Executivo estadual recebeu integrantes da comissão. Na oportunidade foi entregue  ao governador a proposta de criação da Uemaleste na região, a exemplo do que o Governo do Estado fez em Imperatriz com a criação da Uemasul.

No mês de junho, durante visita à vizinha cidade de São João do Sóter, o governador foi comunicado da intenção do movimento com a criação da Uemaleste. Na ocasião, Flávio Dino teria pedido a formalização da proposta.

De acordo com a professora Joseane Maia, participante do movimento Pró-Uemaleste, "a proposta representa uma independência da Uema em Caxias. Não é outra universidade. É somente uma autonomia, de se desprender de São Luís".

Também foi entregue ao governador, por orientação do então secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada, um abaixo-assinado com 1.870 assinaturas da comunidade a favor da iniciativa. Mesmo com a entrega do documento, o movimento continuará colhendo assinaturas.

"O governador nos falou que vai designar o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação para conversar conosco para podermos dar andamento àquilo que nós já estávamos trabalhando com o secretário Jonathan", afirmou o professor Luís Faustino, integrante da comissão.