terça-feira, 19 de julho de 2022

Câmara de Vereadores promove palestra para servidores dos CAPS de Caxias

Por determinação do presidente Teódulo Damasceno de Aragão, a Câmara Municipal de Caxias (CMC), embora esteja em período de recesso legislativo, proporcionou na manhã desta terça-feira (19) uma palestra aos servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Caxias, ministrada pelo professor e administrador José Ivan Fernandes, que abordou o tema “Excelência do Atendimento Humanizado ao Público”. O evento aconteceu no auditório Vereador Marcelo Tadeu de Assunção, na sede do legislativo.

O palestrante falou para a plateia por cerca de 1h30m, e a tônica de sua manifestação partiu da premissa de que toda a atividade que realize atendimento, seja em entidade pública ou na iniciativa privada, o ideal é o servidor ou o funcionário sempre oferecer um tratamento às pessoas da mesma maneira que ele próprio gostaria de ser tratado. “Todo mundo gosta de ser bem recebido, de ser bem tratado, e isso é o que entendemos ser tratamento humanizado”, ressaltou na oportunidade o professor Ivan Fernandes.

Citando que no poder legislativo municipal uma das diretrizes mais importantes, hoje, é bem atender o público que frequenta a casa, fato que é muito levado em conta pela presidência, o palestrante discorreu, sempre interagindo com o público, a abordagem de assuntos como a rotina de um atendimento apático, pessimismo no trabalho, desvalorização do lugar onde trabalha, impaciência, julgamento preconceituoso diante do aspecto visual do cidadão e da cidadã que procura ajuda, dentre outros.

Segundo ele, são atitudes negativas que concorrem tanto para desmerecer o trabalho de quem atende – passível de afastamento ou até demissão sumária -, como desvaloriza e traumatiza quem procura atenção, fatos que nenhum administrador sério tem como premissa atualmente, uma vez que arranha a imagem e causa prejuízos às vezes incontornáveis tanto para quem presta serviço público ou serviço em empresa privada.

Ciclo de Palestras de Férias

Nesta quarta-feira (20), com início às 9h, tem início o Ciclo de Palestras da CMC no auditório do órgão com o tema “Desafios da Empregabilidade”, aberto a todos públicos, a partir de 16 anos idade, tendo como palestrante também o professor/administrador José Ivan Fernandes.