quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vasco da Gama faz festa pelos seus 115 anos de glorias.

Os primeiro raios de sol mal iluminavam São Januário, mas já era relativamente grande o movimento de torcedores no histórico estádio vascaíno. Não era dia de jogo, mas a data exigia o sacrifício de acordar cedo. Afinal de contas, nesta quarta-feira (21/8) é o Dia do Vasco. Dia de celebrar os 115 anos de uma das mais respeitadas instituições esportivas do mundo, o Club de Regatas Vasco da Gama.
Como em todos os anos, às 6h, houve alvorada e hasteamento das bandeiras do Brasil, de Portugal, do Estado do Rio, da Cidade do Rio e do Vasco, em todas as sedes do clube. Em São Januário ainda teve queima de fogos, café da manhã para funcionários, atletas e torcedores, bem como o tradicional bolo de aniversário e os gritos de Casaca.
Para participar da solenidade de hasteamento das bandeiras com ele, o presidente Roberto Dinamite convidou os vice-presidentes João Ernesto da Costa Ferreira (Relações Especializadas) e Ricardo Leon Haddad (Desporto de Quadra e Salão), o diretor do Departamento Social e Eventos do clube, Carlos Rosa,  e Márcia Maria Silva, presidente da Torcida Organizada do Vasco (TOV), representando as torcidas e as mulheres.
Emocionado, o presidente Roberto Dinamite, mais do que festejar, preferiu parabenizar os vascaínos.  Não somente os que fundaram o Vasco, no longínquo ano de 1898, mas também os que hoje em dia carregam a cruz de malta no peito e continuam a fazer o Vasco gigante.
- Falar do Vasco, é falar de igualdade, de respeito, de dignidade, de superação. A nossa história, uma das mais bonitas do futebol, sempre foi assim. Minha vida está aqui. Foi aqui neste clube que cresci, fiz-me profissional, homem, pai. Devo tudo ao Vasco e a minha humilde família. Agradeço a todos os presidentes que por aqui passaram, uma vez que ninguém faz nada sozinho. E se o clube chegou até aqui, foi por intermédio da união de todos os vascaínos, de todos os atletas e funcionários que passaram por esta instituição centenária, que é maior do que todos nós – destacou Dinamite.
Escolhida para representar as mulheres vascaínas e as torcidas, Márcia Maria Silva sentiu, pela primeira vez, a emoção de participar de uma solenidade oficial, em dia de aniversário do clube. Visivelmente emocionada, ela destacou o seu amor gigantesco pelo Vasco.
- É uma emoção indescritível. O meu sentimento pelo Vasco é enorme. Fiquei muito feliz com o convite. Além de representar a minha torcida, representei todas as vascaínas também. Não esperava tanto – festejou Márcia.
E a comemoração pelos 115 anos do Vasco está apenas no começo. Ainda nesta quarta-feira (21/8), às 20h, na Sede Náutica da Lagoa, tem a solenidade oficial do Conselho Deliberativo do clube, na qual serão entregues os distintivos dourados para os sócios que completaram 50 e 70 anos de vida associativa. No sábado (24/8), às 11h, em São Januário, será a vez de os sócios com 25 anos de Vasco receberem os distintivos prateados.