segunda-feira, 28 de outubro de 2013

28 de outubro, dia do Funcionário Publico. Comemorar o quê?



28 de outubro é Dia do Servidor Publico. No âmbito do município de Caxias, a data está consagrada no Estatuto da categoria. E Creio que o mesmo deve acontecer com as demais, nos diversos níveis de poder. 

Lamentavelmente, a maioria dos servidores públicos municipais, não tem o que comemorar no seu dia. Hoje, o que há é muita desesperança, frustração e indignação no seio da laboriosa classe, especialmente a Guarda Municipal e os Agentes Comunitários de Saúde, que há meses lutam por melhores salários e condições de trabalho, enquanto isso o prefeito vira as costas para suas reivindicações.   

Os servidores públicos do município de Caxias, nunca experimentaram tempos tão difíceis. Situação que à atual família que administra o município há 8 anos tenta despistar com a velha desculpa do pagamento em dia.   

Uns sofrem mais, porquanto muito menos sua capacidade de resistência, mas, no frigir dos ovos, todos padecem da mesma truculência de um salário miserável. 

Os Coutinho têm sido implacáveis com os funcionários publico do município de Caxias, aqueles que sempre tem reivindicado por melhorias salariais. Nem os recursos repassados pelo Governo Federal, no caso, para o pagamento do piso dos Agentes de Saúde, que é de R$ 950.00, não é cumprido. E o massacre continua com as demais classes. 

Os vereadores da base aliada insistem na tese de que o prefeito tem feito o que está ao seu alcance, para melhorar as condições salariais e de trabalho dos que prestam serviços à máquina municipal. Balela! Se há uma coisa que o prefeito fez com desenvoltura exemplar, foi intumescer a folha de pagamento, com a criação de uma penca de cargos comissionados, para acomodar “apaniguados”  e cabos eleitorais, a maioria destes, lotados na Secretaria de Gabinete, onde apenas cinco servidores dão expediente normal e a folha de pagamento ultrapassa a marca dos R$ 300 mil mensais.  

Portanto, é uma  situação de penúria pela qual passa o grosso do funcionalismo público municipal. Mesmo assim parabenizamos a todos os servidores pela passagem de seu dia, embora a maioria não tenha o que comemorar.