terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Vergonha a Educação do governo - Caxias cada vez melhor -

Fachada da Escola São Francisco no povoado Cafundó (Foto reprodução
TV Mirante)
O JM/TV 2ª Edição da TV Mirante exibiu no telejornal desta noite de terça-feira (17) mais uma triste realidade de como se encontra as escolas publicas municipais de Caxias. Localizada as margens da MA 349, distante 6 km da sede do município, a Escola Municipal São Francisco, para surpresa de todos esta registrada no Ministério da Educação há 22 anos. Infelizmente é o modelo de ensino daqueles que alardeiam a - mudança - nos 4 cantos do Estado do Maranhão. 
Alunos da escola do povoado Cafundó bebem água do filtro.
Na casa de taipa que abriga os alunos, duas salas de aula dividem um espaço de chão de terra batida sem nenhum conforto, onde crianças estudam na esperança de se tornarem um cidadão de bem no futuro. Todos sonham em um dia estudarem em uma escola com pátio para jogar futebol e brincarem fazendo recreação. 
Alunos fazem suas necessidades fisiológicas, na falta de um banheiro, no
fundo do quintal da  casa de taipa chamada de escola. . 
A casa de taipa foi construída pelos próprios moradores e a cobertura é de palha. No período chuvoso é um sufoco para os alunos quê buscam abrigo para se protegerem da chuva. O quadro é estarrecedor e se caracteriza uma falta de humanidade sem tamanho. 
Alunos da Escola São Francisco as margens da MA 349 no povoado Cafun-
dó, sonham com um futuro melhor. 
É esta a educação que a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Caxias, que buscam se locupletarem cada vez mais, querem para as nossas crianças. São verdadeiros sangues sugas do erário publico. Triste a situação destes humildes pais de famílias do povoado Cafundó que trabalham a sol e chuva e tentam passar o bem mais precioso que um pai pode passar para um filho: a educação. 
A lousa da escola São Francisco foi emprestada por uma moradora.
(foto reprodução TV/Mirante)