segunda-feira, 12 de maio de 2014

Abertura da II Semana Estadual de Combate à Homofobia 

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Internacional da Homofobia, numa referência à data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) desclassificou o homossexualismo como patologia do Código Internacional de Doença (CID), em 1990. A decisão da OMS foi um marco na luta contra o preconceito, sofrido por cidadãs e cidadãos que se declaram homossexuais.
Segundo agências internacionais, o Brasil continua sendo o campeão mundial de crimes homo-transfóbicos. Ainda de acordo com essas agências, 40% dos assassinatos de transexuais e travestis no ano passado foram cometidos no Brasil.
Para celebrar o Dia Internacional da Homofobia, organizações de lésbica, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de todo mundo se mobilizam contra a homofobia. O objetivo é conscientizar a sociedade e o poder público dos direitos LGBT, com vistas a garantir a efetivação de políticas públicas de valorização e de enfrentamento a toda forma de preconceito ao segmento.
No Maranhão, uma série de ações afirmativas será realizada pelo Fórum de ONGS LGBT do Estado, com o apoio da Defensoria Pública (DPE/MA) e do Ministério Público (MPMA), em defesa dos direitos humanos do segmento.