segunda-feira, 12 de maio de 2014

Copa do Mundo no Brasil será utilizada para combater racismo 
Seleções exibirão faixas contra o racismo. 
A Copa do Mundo do Brasil tem tudo para ser uma Copa de combate ao racismo. Isso porque em vários jogos do Mundial em solo brasileiro as seleções levantarão faixas com mensagens contra o racismo, de acordo com o governo federal. É uma oportunidade para combater este crime e conscientizar pessoas do mundo inteiro que estarão acompanhando a Copa do Mundo quanto ao respeito às diferenças.
A Fifa já sinalizou que nas quartas de final as seleções envolvidas nas partidas irão entrar em campo com as faixas contra o racismo, um crime que vem ganhando cada vez mais espaço nos campos de futebol. Um caso que aconteceu recentemente foi com o jogador brasileiro Daniel Alves, que comeu uma banana arremessada das arquibancadas por um torcedor durante partida do Campeonato Espanhol.
Vale destacar que em fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff, em visita ao Vaticano, pediu uma mensagem de paz e contra o preconceito para a Copa do Mundo ao Papa Francisco. A presidenta declarou, ainda, que o Brasil está engajado em lutar contra o racismo.
“Um País tão multicultural, onde todas as raças do mundo são encontradas, abre uma possibilidade para uma ação contra o racismo e a discriminação. Vamos fazer da Copa no Brasil uma grande bandeira mundial da luta contra o preconceito racial”, revelou a presidenta.
A entrada de equipes com faixas a favor ou contrárias a uma determinada causa é algo um tanto que comum no futebol.
Agência Brasil