quinta-feira, 11 de maio de 2017

Alunos de escola pública em Caxias realizam feira de sustentabilidade 


Alunos de escolas públicas da rede estadual de Caxias, realizaram uma feira de sustentabilidade. A ideia, faz parte da “Semana Nacional do Empreendedorismo” e tem como objetivo, mostrar para a comunidade o resultado de pesquisas realizadas em sala de aula, através do empreendedorismo sustentável.

O evento aconteceu durante um dia inteiro e vários alunos puderam apresentar seus trabalhos sustentáveis, que ressaltavam como o lixo pode causar prejuízos, mas também pode trazer benefícios. A aluna Lilia Beatriz Barros afirma que as pessoas devem pensar melhor antes de descartar o lixo. “Eu acho que as pessoas deveriam pensar melhor antes de descartar o lixo de qualquer maneira inadequada. Isso vai prejudicar nosso futuro, nosso sistema ecológico, nossa saúde e nossa geração, né?”.

Durante a feira, os alunos puderam ver, através de trabalhos criativos, a possibilidade de reciclar o lixo e transformar em dinheiro. Para a palestrante do evento, Rachel Gomes, existe um equilíbrio entre o empreendedorismo e o meio ambiente. “A gente pode transformar o mundo de forma social e ambiental. A ideia socioambiental pode ajudar aquela pessoa a ganhar dinheiro e ela pode ajudar a natureza e além disso, ajuda a sociedade local onde ela vive”, afirmou.

Chiara Valério, diretora da escola, acredita que a feira deve ajudar os alunos a pensar a sustentabilidade de uma maneira especial, e acredita que deve haver uma mudança de postura por parte dos estudantes. “A escola está muito feliz, nossos alunos estão envolvidos, preocupados, interessados em desenvolver uma proposta de sustentabilidade para a escola”, contou.

A feira é resultado de um projeto que leva aos jovens do ensino médio, informações sobre o mercado de trabalho e assuntos ligados diretamente a ele com sustentabilidade e o empreendedorismo.

Sérgio Sampaio, instrutor educacional, diz que o evento é uma chance de compartilhar conhecimento com os alunos e também com a sociedade. “Nós precisamos provocar para que o estudante, primeiramente, tenha contato com o mercado de trabalho e todas suas diferenças. Então a questão de meio ambiente e saúde é tema transversal em todos os cursos de nível superior, nível médio e nível técnico. E isso representa um laboratório de conhecimentos que nós precisamos partilhar e compartilhar com todo alunado do ensino médio da rede estadual”, finalizou.

do G1/MA