quinta-feira, 11 de maio de 2017

Sessão solene presta homenagem ao Dia Mundial do Enfermeiro 

Agencia Assembleia 

Em homenagem ao Dia do Enfermeiro, celebrado mundialmente no dia 12 de maio, a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene, nesta quinta-feira (11), para enaltecer a importância desses profissionais que são a espinha dorsal dos serviços de saúde. A homenagem foi proposta pela deputada Valéria Macedo (PDT) e contou com a participação de profissionais da área, estudantes, entidades representativas da classe e autoridades.

A deputada Valéria Macedo, que presidiu a sessão, chamou para compor a mesa da solenidade a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela; a superintendente de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jamilly Pontes; a secretária-adjunta de Ações e Serviços de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Silvia Cristina; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Sônia Cristina Sousa; o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MA, Flávio Samuel; e a representante da Associação Brasileira de Enfermagem (Abem), Luana Castro.

Valéria Macedo, que é a primeira enfermeira eleita deputada estadual do Maranhão, destacou a importância da homenagem. “Desde 2011 tenho chamado a Enfermagem para esta Casa, através de audiências públicas, seminários, discussões, reuniões, projetos de lei, sessões solenes, porque a Enfermagem é uma das principais categorias da saúde do Maranhão. É uma profissão essencial para a vida e para o cuidar da saúde da população”, afirmou.

O Dia Mundial do Enfermeiro é uma homenagem à enfermeira Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna e pioneira no tratamento aos feridos de guerra. A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

“O enfermeiro é quem participa da parte mais importante do tratamento, que é o cuidado. A Enfermagem é a espinha dorsal da saúde, é o que movimenta. Nada mais justo do que recebermos essa homenagem”, ressaltou Jamilly Pontes, que é enfermeira e superintendente de Assistência à Saúde da SES.

Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. No Maranhão, o curso de Enfermagem da UFMA completará 70 anos no próximo ano. “São trabalhadores que estão diuturnamente cuidando da saúde da população. São trabalhadores que merecem uma atenção especial do poder público quanto à remuneração e às condições de trabalho. A gente vê com muita alegria esse momento na Assembleia legislativa e o reconhecimento dos parlamentares a uma categoria que presta um grande serviço para a população”, completou Nair Portela, reitora da UFMA.

VALORIZAÇÃO

Durante a solenidade, a deputada Valéria Macedo elencou pleitos da categoria, como a realização de concursos públicos na área da saúde; o estabelecimento de um piso salarial; e a aprovação da carga horária de 30 horas semanais a nível nacional e estadual.

Aqui no Maranhão já temos um projeto que foi aprovado por esta Casa e que precisa ser reaprovado o veto que foi dado. Nós temos que realizar um grande concurso na área da saúde, que há mais de 20 anos não é realizado, para que esses profissionais tenham garantias, como um Plano de Cargos e Carreiras. Ter condições adequadas para que possam prestar esse serviço, que é o cuidar, e isso passa pela valorização e humanização dos profissionais”, assinalou.

A parlamentar também afirmou que, além das homenagens, a data também é um momento para refletir a Enfermagem, que envolve não só os enfermeiros, mas, também, os técnicos e auxiliares. “Sabemos que se a enfermagem parar, tudo para na saúde. Então é uma data de comemorações, de homenagens, de parabenizar, mas, sobretudo, de refletir e convocar os nossos companheiros e companheiras da Enfermagem para ir a luta e buscar a valorização dos seus direitos”, finalizou.