terça-feira, 20 de março de 2018

Inscrições para o curso de Química Elementar seguem até o dia 06 de abril 

O curso será realizado na modalidade presencial, nas tardes de sábado. As vagas são destinadas a estudantes de licenciatura em Química e do Ensino Médio  

Pratica de Química em laboratório, com estudantes da graduação  
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias prorrogou as inscrições para o módulo II do curso de Química Elementar. Agora, estudantes do ensino médio e da educação superior podem se inscrever até dia 06 de abril. Para alunos do Instituto, o valor da inscrição será de R$50 e para o público externo R$60. Estão sendo ofertadas 100 vagas, destinadas preferencialmente a estudantes de licenciatura em Química.

Os interessados em realizar inscrição podem se inscrever presencialmente na Coordenação do Curso de Licenciatura em Química ou com a professora Ana Júlia Rêgo Vieira Luz. A previsão é que o curso inicie em 07 de abril.

Sobre o curso

O objetivo é oportunizar canais necessários à busca pela qualidade da educação por meio de aulas de Química com conteúdos do Ensino Médio. O curso está dividido em quatro módulos semestrais (Química Geral, Físico-Química, Química Orgânica e Fundamentos de Termodinâmica, respectivamente). Cada um deles terá uma carga horária total de 45 horas, cumprida em 9 (nove) encontros com duração de 4 horas. No último encontro, os alunos farão um simulado contendo 30 questões para avaliação do aprendizado. Terá direito ao certificado o aluno que cumprir o mínimo de 75% de frequência em cada módulo.

“Ao final do primeiro módulo, observou-se uma evolução considerável. Por meio do simulado, percebemos que houve um crescimento da quantidade de questões acertadas em relação ao realizado no primeiro encontro”, avaliou Ana Júlia Vieira. A professora também lembra que o curso surgiu das dificuldades observadas nos ingressantes da licenciatura em Química do Campus Caxias. “Essa realidade cria um ambiente bastante heterogêneo relacionado à base dos conteúdos, o que promove coeficiente de rendimento variado, sobretudo nas turmas de primeiro período, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem. O professor, na tentativa de minimizar essas dificuldades, revisa assuntos da Química elementar que fazem parte do Ensino Médio. Contudo, acaba comprometendo a carga horária da disciplina para essa atividade”, explica.
O professor Joaldo da Silva Lopes, coordenador do curso de licenciatura em Química, afirma que as maiores dificuldades observadas estão nas disciplinas especificas iniciais, em que são abordados conteúdos relacionados à Química do primeiro e segundo anos do ensino médio. “Os alunos, em sua maioria, não dominam conhecimentos básicos. Quando aprovados na média final, a deficiência em conteúdo específico afeta diretamente o desempenho das disciplinas que virão.  Acredito que essa realidade não deve ser diferente nas demais instituições do município de Caxias”, argumenta.