domingo, 12 de julho de 2020

Comportamento Alimentar
Por: Rosângela dá Crüz
Terapeuta e Acupunturista 

Ac. de Farmácia

"Isolamento Social“Corpo e Mente em equilíbrio. 
Primeiro você muda a alimentação, depois a alimentação muda você” Uma vida saudável não se retém apenas a uma boa alimentação e atividades físicas, não se pode ter saúde sem novas experiências e conhecimentos, sem exercitar a mente, sem atividades culturais, sem humildade, sem bons pensamentos e principalmente, sem praticar atitudes sociáveis 

(Medicina Natural) 

O Corpo Humano é uma fantástica máquina biológica composta de órgãos e membros que devem atuar em perfeita sintonia. Em condições normais, o organismo funciona de forma quase imperceptível, a essa condição de normalidade dá-se o nome de saúde. Nessa tarefa, a Natureza é uma das principais aliadas da humanidade, das plantas são retiradas princípios ativos que manipulados em laboratórios transformam-se em medicamentos, os raios solares, o ar puro, a argila e a boa alimentação promovem a saúde, suprindo o organismo de elementos essenciais para a vida, a prática de atividades físicas, além melhorar a disposição e ajuda a combater algumas enfermidades da atualidade. O equilíbrio entre o corpo e a mente é um dos principais fatores para manter a saúde. As medidas de contenção da pandemia por Coronavírus (COVID-19), nomeadamente de Isolamento Social, através do confinamento domiciliar, impõe inevitavelmente uma alteração dos comportamentos alimentares e de outros estilos de vida, que são reconhecidamente fundamentais para a prevenção da doença e manutenção do estado de saúde, este período, pautado por uma maior disponibilidade alimentar, potencialmente menos saudável e com alterações na organização do dia alimentar, alteração na qualidade das horas de sono, uma menor exposição solar e uma redução expectável da atividade física, poderá trazer consequências para a saúde. É necessário um novo modo de viver, ter uma alimentação saudável e diversificada, priorizando alimentos naturais, a necessidade alimentar é um dos fatores primordiais de sobrevivência, e indispensável a uma qualidade de vida satisfatória, e especialmente importante para manter o sistema imunológico em ótimas condições, sem esquecer das medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações. 

Alimentação na prática em tempos de COVID-19: 

●Minimize a ida aos centros de abastecimento durante a pandemia e se alimente de forma saudável. Quando necessário leve uma lista com os itens que precisará comprar.

● Prefira utilizar os sistemas de compra online ou por telefone, mantendo assim o distanciamento social.

● Prefira alimentos in natura, aproveitando o máximo do que eles podem oferecer (consumir cascas, caules, bagaços e sementes quando possível). 

● Limite as compras de alimentos industrializados, como batatas fritas, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. Eles são ricos em calorias vazias e aumentam a sua conta. 

● Procure consumir todos os grupos de alimentos:. 

● No almoço e jantar privilegie o consumo de legumes e verduras. Mas inclua também arroz ou outro carboidrato (de preferência integral), feijão ou outra leguminosa, carnes magras ou ovos.

● O consumo de açúcares, sal, óleos e gorduras deve ser o mínimo possível. 

Cuidados no armazenamento:

Antes de guardar os produtos nos armários ou geladeira proceda com a higienização dos mesmos: 

-Lave as embalagens com água e sabão e borrife solução clorada (consulte na embalagem da água sanitária a diluição recomendada pelo fabricante). 

- Retire frutas, legumes e verduras das embalagens e armazene em fruteiras. Caso algum alimento vá para a geladeira, o mesmo deve ser lavado e colocado em solução clorada por 15 minutos. Enxaguado em seguida e armazenados em potes ou sacos próprios para refrigeração. 

REFERÊNCIAS:
1 - Associação Brasileira de Nutrição

 2 – Guia Médico da Saúde Natural, Porto Alegre: