quarta-feira, 29 de março de 2023

Diretor do SAAE Caxias se reúne com Secretário Nacional de Saneamento, representante do BNDES e membros da ASSEMAE

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE, engenheiro Arnaldo Arruda, se reuniu com o secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani; e representantes do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e da Caixa Econômica Federal, além de membros do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE, nessa terça-feira (28) em Brasília/DF.

Entre as principais pautas em discussão durante a reunião, organizada pela ASSEMAE, as perspectivas de financiamento para o saneamento básico do Brasil. “Precisamos ter um papel proativo quando se trata de investimentos no saneamento público, por isso estamos aqui em Brasília para ouvir e cobrar do Governo Federal. Sabemos que o país precisa de investimentos em vários setores, mas o saneamento é essencial para garantir mais qualidade de vida pra população, por isso deve ser prioridade do Governo Federal”, ressaltou o diretor do SAAE Caxias, engenheiro Arnaldo Arruda.

Na oportunidade, os representantes das duas instituições financeiras ressaltaram as linhas de crédito oferecidas para a área de saneamento básico, nos segmentos de esgotamento sanitário, abastecimento de água, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos, etc.


A gerente-executiva da Gerência Nacional de Produtos de Governo da Caixa, Erika Danielly Ferreira, afirmou que a intenção é ajudar os municípios “da melhor forma possível”, facilitando todo o processo de financiamento. Um dos programas citados por ela foi o Saneamento para Todos, linha de crédito que também atende municípios para ações de saneamento básico integradas com outras políticas setoriais.

O evento contou com a participação de 70 pessoas entre convidados e representantes municipais dos estados do Paraná, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e Paraíba.

Fonte: Ascom/SAAE Caxias

Fotos: ASSEMAE

São João do Sóter: Prefeita Josa Silva, vice Lacerda e secretários municipais participam da XXIV Marcha dos Municípios a Brasília 

A prefeita Josa Silva e a vice-prefeita Lacerda participaram nesta semana da XXIV Marcha dos Municípios a Brasília. Juntamente com as gestoras, participaram  do encontro a secretária de Saúde, Keyla Lacerda, do secretário de Administração, Fazenda e Infraestrutura, Henrique Júnior, e da secretária de Educação, Rose Araújo.  Com o tema: Pacto Federativo: um olhar para o futuro, o evento reúne prefeitos e gestores públicos de todo o país para discutir as demandas dos municípios brasileiros. 

Para a vice-prefeita Lacerda, a Marcha dos Municípios é um momento de conhecer iniciativas de outras cidades que podem ser adaptadas para a realidade do município.

"A troca de experiências é fundamental para que possamos aprimorar nossas políticas públicas e oferecer um serviço cada vez melhor para a população sotense. As discussões durante o evento foram muito ricas e tenho certeza de que poderão ser aplicadas para tornar a gestão da nossa cidade ainda mais eficiente e qualificada para atender às necessidades da nossa população", afirmou.

"A participação nesse evento sempre é uma grande oportunidade para discutir os desafios enfrentados pelos municípios brasileiros. Juntamente com a vice-prefeita Lacerda e nossos secretários, tivemos a oportunidade de dialogar com outros gestores do país e buscar soluções para aprimorar as políticas públicas em nossa cidade. Acredito que as discussões realizadas durante o evento nos ajudarão a enfrentar os desafios que estão por vir e a garantir um futuro melhor para a população de São João do Sóter", frisou a prefeita Josa Silva. (Ascom/PMSJS)

Policia Civil prende 245 pessoas durante Operação Átria no Maranhão

Na tarde desta terça-feira(28), a Polícia Civil do Maranhão(PC-MA) apresentou, os dados da “Operação Átria”, que entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março, focou em fortalecer as medidas no combate à violência contra a mulher através de várias ações como cumprimento de mandados de prisão, checagens de denúncias, palestras, fiscalização de Medidas Protetivas de Urgência(MPU) e conclusão de procedimentos policiais em todo o estado.

A Operação Átria foi planejada e coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública(SENASP), em parceria com as forças de segurança dos estados, ocorreu de forma simultaneamente em todo o Brasil visando fortalecer as medidas no combate à violência contra a mulher através de várias ações.

O balanço da operação no Maranhão foi apresentado durante uma coletiva de imprensa realizada na sede administrativa da Polícia Civil do Maranhão, em São Luís, que contou com as presenças do delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva; da coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka; da delegada assistente da Superintendência de Polícia Civil do Interior, Adriana Meireles e do superintendente de Polícia Civil da Capital, Carlos Alessandro.

O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, falou sobre a intensificação dos trabalhos da instituição de segurança nos 30 dias de operação, com o cumprimento de mandados de prisão e outras medidas cautelares, contra a violência doméstica. “A Polícia Civil do Maranhão não mediu esforços na realização da operação, até nos lugares mais isolados, cujo o acesso é limitado, estivemos para prender autores de crimes.   Essa operação tem o objetivo de diminuir a presença do agressor na sociedade e de expressão da repressão criminal”, destacou Paiva.

No Maranhão, 245 pessoas foram presas, sendo 29 prisão civil , 155 prisão em flagrante e 61 prisão preventiva; 2.213 mulheres atendidas; 11 mandados de busca e apreensão executados; 977 Medidas Protetivas de Urgência(MPU) expedidas; 618 inquéritos policiais concluídos; 613 inquéritos policiais instaurados; 17 armas brancas apreendidas e 08 armas de fogo apreendidas.

Além do trabalho de repressão, a força-tarefa também realizou ações preventivas como campanhas e palestras em shoppings, escolas e praças com objetivo conscientizar a população em geral sobre a prevenção da violência contra a mulher, bem como o feminicídio. Ao total, 95 palestras preventivas foram ministradas em todo Maranhão.

O nome Átria vem da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul que tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Considerando a posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher colocando-a em evidência e a retirando da condição de vítima. (ASCOM-PCMA).

OMS não recomenda mais 3ª dose de vacina contra a Covid-19

A OMS modificou seu protocolo de recomendação para vacinação contra a Covid-19 e agora considera que adultos saudáveis não precisam de uma terceira dose além da vacinação primária e de um primeiro reforço.

Segundo a entidade, os benefícios “são mínimos” nos casos de pessoas com menos de 60 anos, de risco médio, assim como de crianças e adolescentes de seis meses a 17 anos com comorbidades.

Os especialistas em vacinas da OMS afirmam que não há risco na aplicação de doses de reforço nestes grupos, mas que os “benefícios para a saúde são reduzidos”.

As novas recomendações são do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) da OMS, e foram atualizadas após uma reunião em Genebra, nesta semana.

De acordo com o grupo, o impacto da variante ômicron – com alto grau de infecção, mas com casos leves – e do elevado nível vacinação registrado entre a população mundial refletiram na nova recomenção.

Profissionais de saúde e alunos realizam caminhada de combate ao Aedes Aegypti 

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias juntamente com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Volta Redonda realizaram na segunda-feira (27), uma caminhada de conscientização e combate ao Aedes Aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus na comunidade. A ação de educação em saúde também contou com a parceria de acadêmicos de enfermagem e alunos da Escola Tia Joana.

Na ocasião, os profissionais distribuíram panfletos e informaram a população sobre as formas de prevenção ao mosquito. José Nilton, enfermeiro da UBS Volta Redonda, destacou as informações levadas para a população. “A ação tem como objetivo levar esclarecimento a população sobre os cuidados com os criadouros do mosquito, como não deixar água parada em jarros de plantas, pneus e vasilhames para evitar a proliferação do mosquito. É de grande importância levar essa educação em saúde para a comunidade”, frisou.

A agente comunitária de saúde, Elzimar Lopes, destacou a importância da ação para conscientizar a população. “Fizemos essa mobilização para conscientizar a população e informar sobre a dengue e a chikungunya, pois as pessoas não dão muita atenção à prevenção, jogam lixo em locais errados e não cuidam muito bem de suas casas. Se cada um fizer sua parte, vai estar ajudando o seu próximo”, finalizou. (Ascom/PMC)