quarta-feira, 1 de junho de 2022

Hospital emite boletim sobre estado de saúde de Carlos Brandão 

A BP-A Beneficência Portuguesa de São Paulo, unidade hospitalar onde o governador Carlos Brandão (PSB)está internado, emitiu nota sobre seu estado de saúde, nesta quarta-feira (1°). Segundo o boletim médico, o gestor do governo maranhense “se recupera bem com quadro de saúde estável e evoluindo satisfatoriamente”.

Brandão está no hospital desde o dia 17 de maio, onde se submeteu a uma cirurgia de retirada de um cisto no rim.

O boletim médico diz ainda que o governador se recupera “dentro da normalidade esperada” para o pós-operatório. O documento é assinado pelos médicos cardiologista Marcelo Sampaio e o cirurgião urologista, José Luiz Chambo.

A previsão é que em 10 dias Brandão retorne ao comando do Governo do Estado. Durante sua licença, ocupa a cadeira do Palácio dos Leões o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten.

Boletim na íntegra:

“São Paulo, 31 de maio de 2022-A BP-A Beneficència Portuguesa de São Paulo informa que o governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior, se internou na unidade hospitalar BP Mirante em 17 de maio de 2022, para um procedimento cirúrgico de retirada de cisto renal.

Devido a um forte estado gripal apresentado pelo paciente na chegada à instituição, o procedimento cirúrgico foi realizado após alguns dias de sua internação para garantir uma melhor condição clínica do paciente durante a cirurgia.

A cirurgia foi realizada em 22 de maio de 2022 e o pós-operatório ocorre dentro da normalidade esperada. Carlos Orleans Brandão Júnior se recupera bem, com quadro de saúde estável e evoluindo satisfatoriamente”.



São João do Sóter: Equipe da SEMED participa da caminhada que marcou o encerramento da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 

A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/SJS) participou, na tarde dessa terça-feira (31), da caminhada que marcou o encerramento da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Além dos funcionários da SEMED, servidores das diversas secretarias, professores e alunos participaram da grande caminhada de conscientização da população sobre a temática que teve início no dia 18.05.

A secretaria de Educação Rosy Araújo, juntou-se a equipe da pasta que percorreu a Avenida da Esperança na caminhada que foi organizada pela Comissão Intersetorial da Campanha "Faça Bonito" e envolveu membros da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS) e do Núcleo de Apoio à Criança e Adolescente (NUCA). 

Mais - A vice-prefeita Lacerda, o chefe de Gabinete Francisco Onete, a secretaria da Mulher Julinha Magalhães, entre outros chefes de pastas, também marcaram presença na caminhada que teve o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. 

Em tempo - A data 18 de Maio foi estabelecida como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".


Selos na Conta de Energia sinalizam aos clientes baixa renda sobre situação de cadastro na tarifa social

Clientes da Equatorial Maranhão devem observar e manter cadastro atualizado


Os clientes baixa renda que são cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica costumam ver em suas faturas de energia selos que sinalizam a situação em relação ao seu cadastro. Com o objetivo de tornar mais clara essa comunicação com os clientes e facilitar a observância dos prazos para evitar a perda do benefício, a Equatorial Maranhão indica com os selos na conta o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício.

O selo “Cliente cadastrado na Tarifa Social” identifica que o cliente já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo;

Já o selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município” informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o Número de Identificação Social (NIS) do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário regularização junto ao CRAS;

O terceiro selo, “Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício da tarifa social baixa renda foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro.


Estar atento à sua situação cadastral em relação ao benefício é fundamental para as famílias de baixa renda usufruírem do desconto, verificando sempre os avisos que constam na conta de energia. Para manter o cadastro ativo é importante a atualização dos dados a cada 2 anos. Essa atualização pode ser feita junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa, levando CPF ou RG; NIS ou BPC atualizados e válidos, e a conta contato que receberá o desconto.

A Gerente de Relacionamento com o Cliente, Francila Soares, explica que “o objetivo dos selos é ampliar e tornar mais clara a comunicação com os clientes Baixa Renda para três tipos de situações comuns em relação ao seu benefício: quando o beneficiário está com seu NIS - Número da Identificação Social cadastrado e ativo, quando o vencimento de seu NIS está próximo e o alerta sobre a perda do benefício. Uma das vantagens que os selos oferecem é para que o beneficiário não perca o subsídio da Tarifa Social de Energia Elétrica, garantido pelo Governo Federal”, destaca Francila.

Para saber se o NIS está ativo, ligue para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003. E para realizar o cadastro junto a Equatorial Maranhão, basta que este cliente entre em contato por meio do WhatsApp (98) 2055-0116 e por mensagem de texto, fale com a assistente virtual, Clara, na opção Tarifa Social Baixa Renda. Quem preferir pode também acessar o site www.equatorialenergia.com.br.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Daniella desmonta Adelmo e sai em defesa da saúde de Caxias 

A deputada estadual Daniella (PSB) rebateu, na tribuna da Assembleia Legislativa, as críticas genéricas feitas pelo também deputado estadual Adelmo Soares ao prefeito Fábio Gentil e sua gestão em Caxias, mais especificamente no setor da saúde.

Adelmo, que todo esse tempo de mandato não destinou nenhuma emenda para investir na saúde pública da cidade, apontou o dedo para depreciar a gestão de Fábio Gentil, mas o alvo acabou sendo ele próprio ao ser questionado pela deputada sobre a ausência de ações concretas de sua autoria para beneficiar a saúde dos caxienses.

“Deputado Adelmo, que foi secretário de estado, tem conhecimento de que Caxias perdeu R$ 3 milhões de recursos, mas nada fez para que o município recuperasse o que foi perdido. Antes de apontar, a gente tem que investir”, revidou Daniella.

Em tempo

Adelmo Soares já foi apoiador da gestão de Gentil, sua esposa chegou até a ocupar o cargo de secretária da Mulher. Mas, ao almejar novos voos na política maranhense, Adelmo se tornou opositor da família Gentil e então passou a criticá-los. Em seu pronunciamento, a deputada avaliou que a intensificação do posicionamento contrário do colega deve-se à proximidade das eleições.

“Esse ano, que é ano eleitoral, vem aqui na tribuna e faz esses apontamentos. Agora eu deixo o questionamento: o que foi que você [Adelmo] investiu na saúde daquele município?”, indagou Daniella.

Parceria e trabalho

A deputada Daniella aproveitou a oportunidade para relembrar alguns dos inúmeros avanços viabilizados por ela e pelo prefeito Fábio Gentil, junto ao Governo do Estado, para reforçar a saúde de Caxias.

“Caxias receberá uma Policlínica do nosso governador Carlos Brandão e, com certeza, esse benefício ajudará muito não só Caxias, mas, também, toda região, visto que Caxias atende a mais 20 municípios”, destacou.

E finalizou: “Reiteramos nossa parceria com o governo e, como sempre, o governador Carlos Brandão se mostra amigo da cidade de Caxias. Tenho certeza de que, através da nossa parceria e com o compromisso do prefeito Fábio Gentil, levaremos dias melhores para a população, porque estou aqui para somar com a região. Nosso trabalho já aparece nos quatro cantos do município, incluindo, na saúde”.

Blog do Gilberto Leda 

Policia Federal realiza operação em Codó para combater crimes previdenciários  

Na manhã desta quarta-feira, a Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência, deflagrou a Operação Êxodo com o objetivo de desarticular organização criminosa dirigida à prática de crimes contra o INSS.

Iniciada no ano de 2020, a investigação levou à identificação de um esquema criminoso integrado por dois servidores do INSS, um advogado especializado em causas previdenciárias e um intermediário/agenciador.

Mediante a confecção de documentos ideologicamente falsos, esses dados eram inseridos nos sistemas da autarquia previdenciária, objetivando a concessão, principalmente, de benefícios das espécies aposentadoria por idade e pensão por morte, para pessoas que não detinham a qualidade de segurado especial (trabalhador rural).

Aproximadamente 42(quarenta e dois) policiais federais cumpriram 13 (treze) mandados judiciais, sendo 04 (quatro) de prisão preventiva e 09 (nove) de busca e apreensão nos municípios de Codó-MA e Marabá-PA. Dentre os Mandados Judiciais consta, ainda, a previsão de arresto de bens e de veículos em nome dos investigados.

Com relação aos dois servidores da autarquia previdenciária, além dos mandados de prisão preventiva, também foi determinada a suspensão do exercício das funções públicas.

O prejuízo inicialmente identificado com a concessão dos benefícios, aproxima- se de R$ 2,4 milhões. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), gira em torno de R$ 18 milhões.

O nome da Operação (Êxodo) é uma alusão ao deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma outra localidade. No decorrer da investigação verificou-se que muitos requerentes, embora residentes no Estado do Pará, requereram seus benefícios no Estado do Maranhão, diante das facilidades proporcionadas pelos indiciados para o deferimento de benefícios fraudulentos.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário (art. 171, § 3o), inserção de dados falsos em sistema público (art. 313-A), todos do Código Penal, e organização criminosa (art. 2o da Lei 12.850/2013).

VÍDEO: Abertura dos Jogos Escolares 2022 em Aldeias Altas 

Presidente do Tribunal de Justiça assume Governo do Maranhão nesta quarta-feira (1º) 

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten (foto), assume, nesta quarta-feira (01), o comando do Governo do Maranhão.

O magistrado foi alçado ao cargo em função do afastamento do governador Carlos Brandão (PSB), que permanece em São Paulo realizado tratamento de saúde após uma operação para retirada de um cisto nos rins.

Velten ficará na cadeira principal do Palácio dos Leões até o próximo dia 10.

Como não se tem notícias oficiais acerca da evolução do quadro de saúde de Brandão, o presidente do TJ pode continuar governando interinamente o Estado por mais tempo, uma vez que o tucanosocialista está autorizado pela Assembleia Legislativa a renovar seu afastamento a qualquer momento.

Paulo Velten será empossado às 9h, em uma solenidade que ocorrerá no próprio Palácio.

Em seguida, às 10h, estará no bairro da Vila Palmeira, em São Luís, entregando títulos de regularização fundiária.

Às 14h, no município da Raposa, na região metropolitana de São Luís, o governador interino participará da inauguração do Colégio Militar Tiradentes XII e realizará visitas técnicas em obras de infraestrutura.

Em seguida, às 17h30, participará da cerimônia de posse para o biênio 2022-2024, do novo defensor público Geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares.