quinta-feira, 19 de outubro de 2017

"Queremos derrotar é Roseana e não Roberto Rocha que parece ser alérgico a voto", desafia deputado 

Deputado Othelino Neto 
Em um debate político quente, travado em plenário na sessão desta quinta-feira (19) com a oposição, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) desafiou a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) a entrar mesmo na disputa pelo governo do Estado nas eleições do próximo ano. Segundo o parlamentar, o grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) prefere enfrentar ela ao senador Roberto Rocha (PSDB) para, na oportunidade, comparar o Maranhão de hoje com o de ontem (período em que era governado pela oligarquia sarneysista).
“Nós queremos derrotar é a ex-governadora Roseana Sarney. Nós não queremos derrotar o senador Roberto Rocha porque ele me parece alérgico a voto. Ela está conclamada a ser candidata para nós mostrarmos que o Maranhão não quer voltar para o atraso e aí vamos comparar se está bom hoje ou se o povo quer voltar para os tempos em que o Estado só era notícia nacional por escândalos e pelos piores indicadores do Brasil. Está feito o desafio”, disse o deputado da tribuna da Assembleia.
Othelino disse, durante o debate com os deputados oposicionistas Adriano Sarney e Edilázio Júnior, ambos do PV, esperar que Roseana Sarney tope encarar as urnas, pela primeira vez, sem estar lotada no Palácio dos Leões. “As notícias negativas ainda vão acontecer porque o governador Flávio Dino não é mágico, e o estrago que vocês fizeram foi muito grande. Pegaram um estado próspero e transformaram no mais pobre do Brasil. Ratifico o convite à ex-governadora Roseana para entrar na disputa. Nós queremos é derrotá-la nas urnas para ela ver como é que o povo faz com relação a quem trabalha e a quem empobrece o Estado”, disparou o deputado.
Emendas de bancada
Durante o pronunciamento, Othelino fez também duras críticas aos senadores maranhenses Roberto Rocha (PSDB), João Alberto (PMDB) e Edison Lobão (PMDB) por se recusarem a assinar as emendas de bancada para ajudar a custear despesas de saúde nos municípios maranhenses. Para que elas tenham validade no ano que vem, são necessárias as assinaturas de 14 dos 18 deputados federais e de dois senadores. Doze já se dispuseram a firmar, mas, segundo o vice-presidente da Assembleia, nenhum dos três senadores se dispôs a fazer o mesmo, meramente, por uma represália política pensando na eleição do ano que vem.
“Parte desses recursos, a menor parte, ficaria com o governo e a maior parcela iria para os municípios que todos sabemos a situação que enfrentam. Usam o FPM (Fundo de Participação) para custear as despesas. Ocorre que esse recurso também não está mais dando. Então essa emenda de bancada serviria para socorrer os municípios na Saúde. Mas para a surpresa de todos nós, os três senadores se recusam a assinar”, detonou Othelino.
Em seu pronunciamento, o deputado destacou que o governador Flávio Dino disse, publicamente e pediu que transmitisse a quem de direito, que se o problema é porque o recurso chegará ao Estado, o governo abre mão do que ficaria, desde que ele vá, diretamente, para os municípios. Segundo o vice-presidente da Assembleia Legislativa, a gestão precisa, mas, para evitar que a sociedade seja punida, ele pode tomar essa medida.
“É um gesto de grandeza do governador Flávio Dino em reação a uma atitude pequena, mesquinha dos três senadores do Maranhão, que, somados os três, infelizmente, não estão valendo por um. E a prova de que o Maranhão hoje é diferente são momentos como esse de hoje, quando, para resolver uma questiúncula política, o governo abre mão de receber recursos, desde que eles se destinem aos municípios”, comentou Othelino.
do Blog do Clodoaldo 
Prefeitura de Aldeias Altas realiza o 1º Forrozão do Idoso 

A Prefeitura de Aldeias Altas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (18), no CCFV "Marcilan dos Santos Melo" (Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), a 1ª edição do ‘Forrozão do Idoso 2017.


Além de um bom número de idosos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estiveram presentes jovens, crianças e autoridades no evento, e, foi relatado pelos participantes e organização como um verdadeiro sucesso. O prefeito Zé Reis, a 1ª dama Rita Reis, vereadores e secretários participaram do forrozão com a turma da terceira idade. 


Na realização, querida pelas famílias aldeienses, a animação do forró ficou por conta do Trio Maranhense, animando os brincantes durante toda a manhã. 


Para que o local ganhasse vida e aspecto de festa, a equipe da Sec. de Assistência Social decorou o salão com bandeirinhas e artesanato em retalhos. Os idosos ficaram animados e se sentiram acolhidos com a dedicação e o carinho. 

De acordo com a secretaria Silvana Nunes, o evento foi em comemoração ao mês internacional do idoso e também teve o objetivo de promover a interação entre os idosos e proporcionar a todos os participantes um momento de lazer e descontração. 





Votos a favor de Aécio Neves no Senado custaram R$ 200 milhões 


A bancada maranhense, João Alberto, Edson Lobão e Roberto Rocha, no Senado Federal mais uma vez contrariou o interesse da grande maioria dos brasileiros e votou pela derrubada da decisão do STF, que havia afastado o senador Aécio Neves (PSDB) do seu mandato por suspeita de corrupção e obstrução da Justiça.
Os votos dos senadores Edison Lobão (PMDB), João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSDB) para salvar a pele do político mineiro podem ter sido motivados por uma cifra vultosa liberada pelo presidente Michel Temer (PMDB) para devolver o mandato ao aliado Aécio.
De acordo com o site de notícias Diário do Centro do Mundo, para virar os votos no plenário do Senado a favor do tucano, Temer teria autorizado seus operadores políticos a acenar com a liberação de R$ 200 milhões em emendas orçamentárias.
De olho nessas emendas, o “Carcará” João Alberto teria desmarcado uma cirurgia agendada para o horário da votação. Homem de confiança de Sarney, João Alberto é presidente do Conselho de Ética do Senado e já tinha aliviado a barra de Aécio uma vez, arquivando o pedido de cassação do seu mandato.
José Sarney trata Aécio como um neto desde que herdou do avô dele, Tancredo Neves, a poltrona de presidente da República. A tendência é que os votos dos senadores maranhenses em prol de Aécio seguiram a orientação do velho oligarca.
Parabéns aos médicos...


Médicos que atuaram na Câmara Municipal de Caxias e também no serviço publico foram  homenageados na sessão desta quarta-feira (18) no legislativo.

Usando a palavra no pequeno expediente, o médico vereador Magno Magalhães, pela passagem do Dia do Médico, comemorado ontem (18 de outubro), homenageou e parabenizou os profissionais da medicina que passaram pelo parlamento municipal.

Em sua fala o parlamentar destacou os nomes dos médicos Marcelo Tadeu, Fernando Vieira Chaves (os dois in memoriam), Eziquio Barros, Humberto Coutinho, Helvécio Vilanova, Noleto e Antonio Luis, todos ex-vereadores com uma extensa folha de serviços prestados a sociedade caxiense. Magno destacou ainda os médicos que nos últimos 20 anos foram prefeitos de Caxias: Eziquio Barros, Márcia Marinho e Humberto Coutinho. .  
Irmã Nelzir destaca 9º Congresso do Circulo de Oração Rosa de Sarom 


Na sessão desta quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Caxias, a vereadora Irmã Nelzir (PSB) usou a palavra no pequeno expediente e destacou o 9º Congresso do Circulo de Oração Rosa de Sarom da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, realizado nos dias 13, 14, 15 e 16, em Caxias no Templo Central da AD. 
De acordo com a parlamentar, o congresso religioso foi muito proveitoso e teve a participação, além de cantores e do coral, de mais 1.400 mulheres, entre matriculadas e não matriculadas. O tema do congresso, que teve a duração de 4 dias, foi Vida em Transformação. O preletor foi o pastor Julio Cesar, da Igreja Assembleia de Deus da Bolívia.
Roseana Sarney se manifesta mas não desmente informação de que não quer Edson Lobão na sua chapa


Curiosa a manifestação da ex-governadora Roseana Sarney sobre sua relação com o senador Edison Lobão. A coluna Expresso, da revista Época, publicou nota afirmando que o clima é péssimo entre Roseana e Lobão. Isto porque a ex-governadora não quer Lobão como candidato a Senador em sua chapa.
Em entrevista ao jornalista Ronaldo Rocha, Roseana disse: “Não é verdade. A nossa relação nunca foi tão boa quanto agora. Não há clima ruim nenhum entre nós dois”, se referindo ao clima ruim.
Mas nas entrelinhas da fala de Roseana está o fato dela não ter desmentido a principal informação: a ex-governadora não quer Lobão na sua chapa, que pesaria muito a já combalida imagem. Isto é um fato que todos da convivência do Clã confirmam.
Roseana concedeu entrevista sobre a nota e o natural seria falar que deseja Lobão e seria uma honra tê-lo como companheiro de chapa. Mas não falou da principal informação porque não poderia expôr a situação: não quer Lobão na sua chapa.