quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Febraban alerta sobre preenchimento de cheques em 2014

ABr
Com a chegada de 2014, clientes de serviços bancários, por força do hábito, acabam se equivocando no preenchimento da data nos cheques, indicando o ano anterior. Por isso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para o preenchimento correto do documento a partir da próxima quarta-feira, 1º de janeiro. Segundo a federação, por ano, aproximadamente, um bilhão de cheques são compensados.
Durante o primeiro mês do novo ano, para cheques datados com o ano de 2013, os bancos irão adotar procedimentos de verificação para checar se os mesmos não foram emitidos além do prazo permitido em norma para sua compensação, com prazo de seis meses. Se for comprovado que, de fato, houve equívoco do cliente, o cheque será compensado normalmente.
Para evitar problemas, a Febraban elaborou uma lista com orientações aos clientes de bancos. Veja, abaixo, as dicas:
– Emita sempre cheques nominais e cruzados;
– Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras;
– Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão;
– Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia;
– Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário;
– Tome o máximo de cautela na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado;
– Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão;
– Destrua os talões de contas inativas;
– Separe os cheques de qualquer documento pessoal;
– Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos;
– Não forneça dados pessoais por telefone;
– E nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.
com informações da Febraban

Eleições 2014: Ao “lançar” João Abreu, oposição demonstra falta de confiança no seu próprio candidato


Oposição dinista “lança” João Abreu ao governo do MA
Cada vez que vejo a oposição lançando a candidatura de João Abreu para o governo do Maranhão sinto o quanto ela está desnorteada com a candidatura de Luis Fernando, além de demonstrar uma clara falta de confiança no seu candidato, o comunista Flávio Dino.
Sim, pois como é que uma oposição que diz que irá ganhar a eleição de 2014 no primeiro turno vive a lançar candidaturas pelo governo a todo instante? Se Flávio Dino “mantém uma liderança tranquila e consolidada em todas as pesquisas feitas nos últimos meses”, então porque se preocupar com Luis Fernando, um candidato que “não decola nas pesquisas, insosso, sem charme e carisma”? Qual sentido isso faz?
O mais engraçado, não fosse extremamente ridículo, é que a oposição deseja substituir Luis Fernando, “um que não decola nas pesquisas, insosso, sem charme e carisma”, por João Abreu, como se o atual chefe da Casa Civil fosse de repente o mais popular e carismático dos políticos do grupo Sarney. Ora, ora, ora….
É possível que se perguntarmos aos 42 deputados estaduais do Maranhão quem é João Abreu apareça algum que diga que nunca viu o secretário na vida.
Há coisa que não pode deixar de acontecer antes que um ano termine. E 2013 não poderia acabar sem essa pilhéria da oposição lançar João Abreu para o governo no lugar de Luis Fernando :) .
Não foi somente uma “viagem” daquelas, mas, sobretudo, uma demonstração que a candidatura do secretário de Infraestrutura incomoda a cada dia e mais: começa deixar a oposição dinista em pavorosa.
Na verdade, e quanto a isso há um silêncio sepulcral na blogosfera oposicionista, quem pode ser substituído na eleição para o governo do Maranhão é o candidato Flávio Dino, para atender as engenharias políticas traçadas pelo Palácio do Planalto.
Mas, como já disse o Blog do Robert Lobato no post anterior, isso é uma outra história.
blog do Robert Lobato

Moradores improvisam 'galhos' para sinalizar buraco

                                                                          (foto Mano Santos/Noca)
Um buraco na Avenida Djalma Machado provocado pela escavação que o SAAE vem realizando em toda cidade, está causando inúmeros transtornos aos moradores, pedestres e motoristas quê transitam diariamente naquela área. Eles reclamam do perigo e para evitar acidentes a cratera está sinalizada com galhos de arvores, e aguardam uma solução emergencial para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.
                                                                          (foto Mano Santos/Noca)
A cratera tem mais um metro de extensão e foi escavacado há exatos duas semanas atrás por operários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto que faziam manutenção no sistema de distribuição de água daquela área. O buraco tem prejudicado principalmente os motoristas e motociclistas. 

Candidatura de Luís Fernando ao Governo do Maranhão é confirmada, desmentindo factoides.

luis fernando em pedreiras
Boatos dando conta de uma suposta não candidatura de Luís Fernando, em 2014, ao cargo de governador do Estado, têm ganhado força após repercussão em blogs e sites, politicamente, alinhados ao comunista Flávio Dino. Estratégia política da oposição, ou não, o fato é que a polêmica em torno da candidatura do secretário de Infraestrura do Estado e ex-prefeito de São José de Ribamar começou a gerar uma série de dúvidas na população.
Internautas procuraram o Blog do Udes Filho, através das redes sociais, na intenção de conseguirem uma resposta exata sobre o assunto.
Em busca da verdade, e tentando achar as respostas cobradas pelos  leitores, o Blog do Udes Filho ouviu pelo menos três pessoas ligadas à cúpula do PMDB, ao Governo e ao próprio Luís Fernando. Todos foram unanimes em negar a queda da candidatura de Luís Fernando.
As personalidades ouvidas pelo blog atribuem o boato a uma “jogada” da oposição. “A oposição está desesperada com o crescimento que o Luís Fernando vem apresentando nas pesquisas que eles próprios contrataram”, disse um assessor.
O fato é que todas as três pessoas consultadas pelo blog, afirmam que Luís Fernando é o pré-candidato do Governo do Estado e seu desempenho nas pesquisas vem surpreendendo.
“A oposição teme pelo fato de estar dividida e repleta de descontentes, enquanto Luís Fernando segue firme, crescendo até nas pesquisas pagas pela oposição”, afirmou um senador.
Então, vamos à resposta que todos esperavam: Segundo apurou o Blog do Udes Filho, a pré-candidatura e a futura candidatura de Luís Fernando ao Governo do Estado do Maranhão está mais que confirmada.
blog do Udes Filho

Policia Federal mata assaltantes perigosos no Maranhão. Cenas fortes.


PF Chega primeiro e mata perigosa quadrilha de assaltantes no Maranhão – Imagens de Alto Impacto

                        

A Polícia Federal acabou com uma das mais perigosas quadrilhas de assaltantes do país, 
que em suas ações aterrorizava e matava inocentes durante assaltos a bancos, carros fortes
e grandes empresas.

O serviço de inteligência da PF conseguiu descobrir um plano da quadrilha para assaltar
um banco no interior do Estado do Maranhão, e montou todo um aparato para esperar os
bandidos, que ao chegarem abriram fogo contra a PF, mas foram surpreendidos e mortos
com armas de grosso calibre que foram adquiridas recentemente pela PF. (Foto – LRS2 –
Detail – R) O fato aconteceu na semana passada, mas só agora é que as imagens foram
 liberadas para a imprensa.

Outra ação também da PF, desta vez no Estado da Paraíba, deixou um saldo de seis
 bandidos mortos em sua maioria do Estado do Pernambuco.

Vale salientar que nas duas ações, graças à Deus não houve baixa do lado da PF. Apesar
 de sabermos que as imagens são muito fortes e chocantes, temos o dever de mostrarmos
 a realidade, até para desencorajarmos qualquer jovem que por ventura pense um dia em entrar
 no escuro mundo da criminalidade, onde os caminhos são tortuosos e o final sempre é ou na
 cadeia ou dessa forma trágica.

Fonte: Faca na Caveira

                       
                      
                      

                      
                     

                   
                   

Deputados se confraternizam com José Sarney em jantar


Deputados com Sarney
Os deputados de primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão ofereceram na noite de segunda-feira, jantar ao senador e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB), logo após a votação do Orçamento do Estado, que ocorreu em uma sessão extraordinária no legislativo estadual.
O jantar de confraternização foi realizado na residência do deputado Edilázio Júnior (PV) e reuniu paramentares da base aliada do Governo do Estado. O presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), também participou do encontro.
Sarney compartilhou com os deputados a sua experiência política e história de vida, e avaliou o cenário político nacional.
Descontraído e bastante à vontade com os parlamentares, Sarney desejou boas festas de fim de ano à família de cada um dos que ali estavam presentes, e disse ter sido um prazer participar do encontro. Os parlamentares também manifestaram terem ficado honrados com a presença do ex-presidente José Sarney.
Além de Edilázio Júnior, líder da bancada do PV na Assembleia, participaram do encontro os deputados Alexandre Almeida (PSD), André Fufuca (PEN), Roberto Costa (PMDB), Rogério Cafeteira (PSC), Raimundo Louro (PR), Carlinhos Florêncio (PHS), Vianey Bringel (PMDB), Dr. Pádua (PRB), Jota Pinto (PEN) e Arnaldo Melo
blog do Neto Ferreira

PRF: 47 feridos e quatro mortos durante "Operação Natal"

T
L
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um resultado parcial da "Operação Natal", iniciado na madrugada da última segunda-feira (23) até a noite dessa quarta-feira (25). De acordo com boletim, foram registrados 37 acidentes, sendo 12 com danos materiais, 21 com feridos e quatro com mortos. No total, 47 pessoas ficaram feridas e quatro morreram nas BRs que cortam o estado do Maranhão. 
As ocorrências mais graves foram registradas nos municípios de: Peritoró, onde uma colisão deixou uma pessoa morta; Vargem Grande, onde uma colisão entre um carro e uma moto deixou uma pessoa morta; Santa Inês, onde uma colisão entre um carro e uma bicicleta resultou na morte de Raimundo Nonato da Conceição, de 60 anos; Caxias, onde um acidente tipo saída de pista deixou uma pessoa morta e outra ferida; Bacabal, onde três pessoas ficaram em estado grave após uma colisão; Açailândia, onde uma colisão entre duas motocicletas deixou seus condutores com ferimentos grave

E esses aí querem ser deputados…


Aluísio quer ser deputado, deixando o caso da Segurança
Os secretários Aluísio Mendes (Segurança Pública), Cláudio Trinchão (Fazenda) e Fábio Gondim (Administração) não pensam em outra coisa além de suas pretensas candidaturas a deputado federal.
Os três acham que podem usar o governo para catapultar suas candidaturas, mas enfrentam problemas dentro da própria administração.
Aluísio Mendes, por exemplo, vice às voltas com o caos na Segurança Pública, com forte incapacidade de controlar a violência e casos mal explicados – como o recente passeio do empresário Júnior Bolinha, acusado pelo assassinato do jornalista Décio Sá.
Gondim quer copiar Luciano Moreira
Mesmo assim, o secretário acha que pode ser eleito deputado federal.
Gondim, por sua vez, enfrentou problemas já na filiação. Sua entrada no PT só foi oficializada após intervenção da Executiva Nacional.
O secretário vice às turras com vários setores do funcionalismo, mas quer usá-lo achando que pode repetir o feito do falecido Luciano Moreira, eleito após anos e anos à frente do setor administrativo do estado.
Gondim também acha que pode ser eleito deputado federal.
Trinchão: gravidades ameaçam vir à tona
O terceiro nome na lista de estreantes a mandatos eletivos é Cláudio Trinchão, um burocrata do serviço público que quer virar político.
Sua estréia nas lides partidárias, porém, foi um fracasso.  Imposto como presidente do PSD, achou que poderia impedir a sangria no partido, mas acabou decepcionando. A legenda, que chegou a ser uma das maiores da Assembleia, ficou restrita ao suplente Carlos Alberto Milhomem, que nem mais candidato é.
Além disso, Trinchão já começa a enfrentar denúncias de favorecimento a empresários em troca de apoio à sua campanha eleitoral.
Mas esta é uma outra história…
blog do Marco Aurélio D'Eça

Retrospectiva maio 2013

Retrospectiva 2013. maio



O mês das mães, das noivas e das flores, começa em Caxias com a tradicional Festa do Trabalhador do dia 1º de maio na União Artística Operária Caxiense. Além de homenagear os trabalhadores caxienses, a data marca a fundação de uma das instituições mais antigas do município. No 1º de maio de 2013 as pessoas, que se deslocaram até a - Velha Casa - que neste ano completou 98 anos, para participar da festa do trabalhador e do aniversário de fundação da entidade, se depararam com o descaso do poder publico municipal, um entulho de carteiras escolares quebradas e abandonadas dentro do salão entristeceu um sócio antigo que disse: - a União serve hoje de depósito de lixo da prefeitura de Caxias - Lembrando que a instituição sobrevive hoje praticamente de um contrato que mantém com a Secretaria de Educação do Município. 
 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Inaugurada ainda no mês de abril a reforma da MA quê liga Caxias/Baú foi tema de debate em algumas sessões na Câmara Municipal entre os situacionistas com oposicionistas. O principal alvo dos governistas nos embates era atingir o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, pré candidato a governador e conta no Parlamento municipal com o apoio de cinco edis. Os situacionistas Mario Assunção e Luis Lacerda destilavam veneno nos seus pronunciamentos de todas as maneiras contra a recuperação da MA. Segundo eles disseram naquele período, a importante obra realizada pelo Governo do Estado não passava de uma simples operação tapa-buraco. 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A buraqueira  existente nas ruas de Caxias facilita à ação dos bandidos. Em uma dessas ações praticadas por bandidos, na madrugada do dia 2 de maio, o pedreiro Domingos Costa trafegava pela Avenida Ayrton Sena (Dinir Silva) pilotando uma moto XLR quando foi abordado pelos assaltantes, justamente quando teve que reduzir a velocidade da motocicleta para poder passar por cima da buraqueira predominante no trecho. O pedreiro foi vitimado com um tiro no ombro esquerdo e morreu no local. Ninguém soube informar se Domingos reagiu ao assalto ou tentou fugir. A segunda hipótese foi a mais provável destacada pelos investigadores da Policia Civil.   
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Um boato sobre o fim do Programa Bolsa-Família levou milhares de beneficiados à agencia da CAIXA na tarde de sábado (18). O tumulto e o corre-corre continuou na manhã de domingo (19), Policiais Militares foram acionados para manter a ordem e toda extensão direita da Rua Otávio Passos ficou isolada. Pessoas ficaram espremidas dentro do prédio e muitas passaram mal. No período do fato ocorrido a gerente da Caixa Econômica, Silvia Maciel emitiu uma nota desmentindo o boato. Um erro na automatização do NIS antecipou o pagamento do mês de maio, dai houve especulação que o Programa Bolsa-Família havia chegado ao final.  
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Uma grave denúncia que seria feita pela vereadora Taniery Cantalice na sessão de segunda-feira (20) sobre merenda escolar estragada encontrada na Escola Pedro Neiva de Santana no povoado Brejinho, fez com quê 11 dos 14 vereadores situacionistas não comparecessem à Câmara Municipal e por falta de quorum os trabalhos não foram realizados. A expectativa era grande, a estratégia foi armada devido o motivo da noticia ainda estar - fresquinha - e os governistas acharam pelo bem do prefeito Léo Coutinho, boicotar a sessão. Surgiu comentários de quê os faltosos naquela noite estavam reunidos na Casa de Saúde da família do gestor do município. 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Na tarde de segunda-feira (27), a governadora Roseana Sarney participou no Palácio Henrique de La Rocque da entrega de 25 de retroescavadeiras para vinte e cinco municípios maranhenses. A ação foi do Ministério do Desenvolvimento Agrário que tem o caxiense Ney Jéferson como Delegado. Naquela ocasião Caxias foi contemplada com a maquina agrícola. Sua aquisição tem como principal objetivo beneficiar o homem do campo no cultivo da lavoura.