quarta-feira, 6 de setembro de 2023

 Médico bolsonarista assume no lugar de André Fufuca na Câmara Federal 

John Cutrim

Com a ida de André Fufuca para o ministério do Esporte no governo Lula, assume o mandato de deputado federal o médico Allan Garcês.


Conservador e defensor do ex-presidente Bolsonaro, Allan Garcês é médico ortopedista e professor de medicina na Universidade Federal do Maranhão(UFMA). Ex-secretário de Saúde e ex-Diretor do Ministério da Saúde, Garcês foi candidato a deputado federal pelo PP em 2022, ficando na primeira suplência do partido, com 18.114 votos.


Ele foi o terceiro mais votado na chapa do Progressistas que elegeu Fufuca e Amanda Gentil,


Em 2019, Garcês foi indicado para trabalhar no Ministério da Saúde por Luiz Henrique Mandetta. Garcês se aproximou de Bolsonaro em 2016, época em que defendia o impeachment de Dilma Rousseff e liderava o movimento Nas ruas no Maranhão. O médico também palpitou na formulação do plano de governo de Bolsonaro na campanha de 2018.

Deputado maranhense confirmado no Ministério do Esporte 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem novos ministros.

O deputado André Fufuca (PP-MA) assume o Ministério do Esporte e o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) o de Portos e Aeroportos.

O Planalto confirmou a escolha, em nota, na noite desta quarta-feira (6/9), após reunião de Lula com os novos ministros no Palácio do Alvorada. As nomeações e posses, no entanto, ocorrerão apenas após a volta de Lula da reunião do G20, na Índia, para onde o presidente deve embarcar amanhã (7/9).

Com a escolha, Lula estreita laços com o Centrão. Republicanos e Progressistas formam maioria no Congresso Nacional e auxiliam o governo a aprovar pautas de seu interesse, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária.

De acordo com fontes do Planalto, Ana Moser, que liderava o Esporte, recusou o cargo de autoridade olímpica oferecido pelo presidente.

Já Márcio França, de Portos e Aeroportos, deve ir para novo ministério sobre empreendedorismo e economia criativa, conforme apurou o Correio. A nota do Planalto confirmou a informação, e a nova pasta se chamará Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

Quanto a mudanças em outras pastas do governo, os comandos da Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) devem ficar para depois.

Lula esteve reunido no Palácio da Alvorada com os novos ministros, além do ministro da Secretaria das Relações Internacionais (SRI), Alexandre Padilha, e com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. O anúncio foi feito logo após o término do encontro.

Correio Braziliense

Policia Federal prende uma pessoa e faz buscas contra lavagem de dinheiro no MA 

A Polícia Federal em Caxias deflagrou nesta quarta (06) a Operação PEDRA DE ESCARAVELHO, com o objetivo de combater crime de lavagem de dinheiro. A operação é uma decorrência da Operação Quilópodes, deflagrada no ano de 2015, em razão de fraudes previdenciárias.

Como parte da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Codó.

Durante os cumprimentos, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de receptação qualificada em razão de ter comprado arma de fogo que sabia ser produto de crime.

O nome da operação, Pedra de Escaravelho, faz referência a um tipo de pedra plana que era utilizada na lavagem manual de roupas, batendo-as sobre as pedras.

As investigações prosseguem para confirmar o patrimônio (bens e valores) provenientes de crimes antecedentes que eram ocultados.

Nenhum deputado do MA assinou o pedido de impeachment contra Flávio Dino 

O pedido de impeachment contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), protocolado na segunda-feira (04) na Procuradoria Geral da República, contou com a assinatura de 44 deputados federais.

O curioso é que nenhum dos 18 deputados federais do Maranhão, Estado de Flávio Dino, assinou o pedido de impeachment.

No entanto, quatro parlamentares filiados a partidos da base do governo: MDB, PSD e União Brasil que, juntos, lideram oito ministérios do Governo Lula, assinaram o pedido.

Além de oposicionistas, a proposta de Paulo Bilynskyj (PL-SP) recebeu o apoio de parlamentares de partidos da base de Lula: Coronel Assis (UNIÃO/MT), Rodrigo Valadares (UNIÃO/SE), Sargento Fahur (PSD/PR) e Rafael Pezenti (MDB/SC).

Clique aqui e veja a lista dos 44 deputados que assinaram o pedido de impeachment de Flávio Dino.

No documento protocolado na PGR, pedindo o impeachment de Flávio Dino, é argumentado que houve crime de responsabilidade relativo ao não envio e possível destruição das imagens dos atos do dia 8 de janeiro.

Setembro Amarelo: Prefeitura de São João do Sóter promove evento para fortalecer o bem-estar dos servidores públicos 

Na manhã desta terça-feira (5), a Prefeitura de São João do Sóter reuniu os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) em uma iniciativa idealizada pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS,  inerente às atividades da campanha Setembro Amarelo. O objetivo do encontro,  foi discutir e fortalecer a inteligência emocional e afetiva dos profissionais.

Durante o encontro houve palestra sobre inteligência emocional e inteligência afetiva, ministrada pela psicóloga Bruna Prudêncio. No decorrer da apresentação, a psicóloga destacou a relevância de compreender emoções, de desenvolver empatia e de construir relacionamentos saudáveis.

A secretária de Desenvolvimento Social, Neta do Quirino, ressaltou a importância de iniciativas como essa para fortalecer a equipe e garantir um ambiente de trabalho saudável. "Nossos servidores desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. Cuidar de sua saúde mental é uma prioridade, e eventos como este são oportunidades valiosas para aprendermos a lidar com as emoções, reduzir o estresse e fortalecer os laços dentro da equipe", disse.

Já a psicóloga Bruna Prudêncio enfatizou como a inteligência emocional e afetiva podem impactar positivamente o trabalho dos profissionais da SMDS. "Desenvolver a inteligência emocional e afetiva é essencial para enfrentar os desafios diários, especialmente quando lidamos com situações sensíveis e emocionalmente carregadas. Ao compreendermos nossas próprias emoções e as dos outros, conseguimos estabelecer relacionamentos mais saudáveis, o que beneficia tanto a equipe quanto as pessoas que atendemos", enfatizou.