quarta-feira, 29 de julho de 2020

Maranhão ultrapassa os 117 mil casos da Covid-19 


O Maranhão mantém a queda no número óbitos pela Covid-19. Nesta quarta-feira (28)) foram 19 óbitos, sendo apenas 1 na Região Metropolitana de São Luís e 18 no interior, segundo o boletim da Secretaria de Saúde (SES).
Os óbitos de hoje foram registrados em Bacuri (1), Balsas (1), Coelho Neto (1), Dom Pedro (1), Itaipava do Grajaú (1), Timon (1), Pindaré Mirim (1), Paulo Ramos (1), São Raimundo das Mangabeiras (1), São Luís (1), Urbano Santos (1), Vitoria do Mearim (1), Vitorino Freire (1), Caxias (3) e Mata Roma (3).
O boletim registrou ainda, 1.706 novos casos (90 na Região Metropolitana de São Luís e 1.616 nas demais cidades maranhenses).
Os números da pandemia do novo coronavírus no Maranhão são: 117.694 casos, com 2.978 mortes, 105.671 pessoas recuperadas 4.824 suspeitos.
Em julho já são 924 mortes pela Covid-19. No mês de junho foram notificados 1.071 óbitos. Em março foram 63 mortes, em abril 203 e em maio 705 óbitos pelo novo coronavírus no Maranhão.
A taxa ocupação de leitos de UTI em São Luís é de 53,29% e de leitos clínicos de 23,04%. Em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI é de 57,41% e a de leitos clínicos de 61,73%. Nas demais cidades maranhenses a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 41,33% e de leitos clínicos 24,43%.
Segundo o boletim da SES, 2.976 profissionais da Saúde já foram infectados e 2.864 recuperados ao todo foram 54 óbitos.
Foto: Divulgação
Catulé recebe proprietários de ônibus do transporte escolar do município


O presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC) e vice-prefeito, vereador Catulé (Republicanos), recebeu na manhã desta quarta-feira (29) em seu gabinete a visita do empresário Francisco da JBF, proprietário da empresa que presta serviço de transporte escolar no município, a JBF Transporte Coletivo e Turismo.

O empresário, que se fazia acompanhar por proprietários de ônibus escolares que atuam no município, se comprometeu a fazer o pagamento antecipado de 15 dias, aos prestadores de serviços de transporte escolar, tendo em vista a pandemia do coronavírus, cujo valores serão descontados dos referidos prestadores quando do início das atividades escolares.

Ascom/CMC 
A pedido da vereadora Irmã Nelzir, Prefeitura inicia operação tapa-buracos em ruas do Campo de Belém 

Vereadora Irmã Nelzir foi conferir in loco o inicio da operação tapa-buracos
em ruas do bairro Campo de Belém 
A vereadora Irmã Nelzir (Republicanos) acompanhou hoje (29) o início das obras de recuperação das ruas do bairro Campo de Belém. Os trabalhos, realizados pela Prefeitura, foram solicitados pela parlamentar, por meio de Indicação protocolada na Câmara Municipal. 
De acordo com Irmã Nelzir, os buracos formados ao longo das vias que serão recuperadas, dificultam o tráfego de veículos, além de ampliar o risco de acidentes. “Se um motociclista não consegue desviar a tempo desses buracos, provavelmente ele vai cair. No caso dos automóveis, os desníveis na pista podem causar danos às rodas”, afirmou. A previsão é que o  trabalho de tapa-buracos seja executado em uma semana.
Veja fotos:



Técnica de Enfermagem morre vitima da covid-19 em Caxias


A morte por coronavírus da técnica de Enfermagem, Ivone Sousa dos Santos Oliveira (foto), foi confirmada na manhã desta quarta-feira (29) pelo Hospital Macroregional de Caxias. Ela, é a segunda profissional de Saúde que não resistiu ao vírus e veio a óbito na Princesa do Sertão. Antes, no dia 23 de julho, a técnica de enfermagem conhecida como dona Jesus que trabalhava no Caps 3 também faleceu vitimada pela Covid-19 no Macroregional. 

Abaixo a Nota de Falecimento do Hospital Macroregional de Caxias.


O Blog se solidariza com os familiares e amigos da técnica de enfermagem Ivone Sousa neste momento de dor e tristeza profunda. 


Câmara Municipal aprova notificação compulsória no que se refere a violência contra a mulher no período da pandemia


Projeto de Lei de autoria do vereador Edílson Martins (PSC), aprovado em sessão remota da Câmara Municipal de Caxias segunda-feira (27) cria, em nível municipal o procedimento de notificação compulsória da  violência doméstica contra a mulher no período da pandemia.  
 
De acordo com o texto do Projeto de Lei,  “fica criada a obrigação de notificação compulsória à autoridade policial da localidade, por parte das direções dos estabelecimentos de saúde públicos e privados, localizados no município de Caxias, nos casos de violência doméstica contra  a mulher". 
 
Notificação
 
A notificação compulsória é um registro  sistemático e organizado feito em  formulário próprio, utilizado em casos de suspeita, conhecimento ou comprovação de violência contra a mulher, sendo um instrumento de grande valia para aferir quantitativa e qualitativamente os fatos relacionados à violência, que chegam até os serviços de  saúde públicos ou privados, que se constituem em uma das principais portas de  entrada das diversas ocorrências que podem caracterizar atos de violência contra a mulher.

Abaixo a cópia do Projeto de Lei do vereador Edílson Martins com sua justificativa. 




Eleições 2020: Fábio Gentil segue liderando corrida eleitoral em Caxias 


Em nova pesquisa Escutec/O Estado, os números confirmam liderança do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) na corrida pela cidade de Caxias. Em três cenários estimulados, Gentil aparece com mais de 60% da opinião dos entrevistados.

O levantamento ouviu 500 eleitores no município nos dias 21 a 24 de julho. O registro na Justiça Eleitoral tem o número MA 00645/2020. O intervalo de confiança de 90% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa Escutec/O Estado há quatro cenários sobre a disputa eleitoral em Caxias. Em todos eles, Fábio Gentil conseguiria ser reeleito. Os percentuais de intenção de votos para o prefeito de 43% até 64%.

Na espontânea, primeiro cenário da pesquisa, Fábio Gentil foi citado por 43% dos ouvidos no levantamento. Ele é seguido pelo deputado estadual Adelmo Soares (PC do B) que obteve 8%. Paulo Marinho Jr vem em seguida com 4%, e Júnior Martins, 3%. César Sabá, Tino Castro e professor Arnaldo Rodrigues aparecem com 1% cada. Não sabe ou não respondeu somaram 39%.

No primeiro cenário estimulado, que tem sete nomes na disputa, Gentil aparece com 60% da opinião dos entrevistados.

No cenário seguinte, com cinco nomes na disputa, o prefeito seria reeleito em Caxias com 64% dos votos. O deputado do PC do B obteve na pesquisa, 16%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 11% dos ouvidos na pesquisa e 9% disseram não saber ou não responderam.

Aprovação

A aprovação da gestão de Fábio Gentil em Caxias é de 66% da população de Caxias. Outros 30%  dos entrevistados disseram desaprovar e 4% não sabe ou não respondeu.

Rejeição

Já sobre rejeição, o levantamento mostra que Adelmo Soares tem 28% de rejeição. Não votaria em Fábio Gentil, 16% dos entrevistados. Outros 6% disseram que não votariam em César Sabá e em Júnior Martins. Professor Arnaldo Rodrigues aparece com 4% de rejeição, Luis Carlos Moura com 2%, Tino Castro com 2% e nenhum dos candidatos com 26%. Não sabe ou não respondeu, 9%. (Jornal O Estado do Maranhão)