sábado, 26 de abril de 2025

 Escândalo no INSS causa desconforto para senador maranhense

Situação de Carlos Lupi causa desconforto a Weverton Rocha 

O escândalo dos descontos ilegais por entidades corporativas – sindicatos e associações – de salário de aposentados do INSS, que atingiu em cheio a gestão do chefão do PDT, Carlos Lupi, ministro da Previdência, está causando incômodo e certo constrangimento na política do Maranhão.

Explica-se: Carlos Lupi é ministro da Previdência com apoio integral do senador Weverton Rocha, que é hoje um dos cardeais do PDT, sendo, portanto, um dos principais avalistas da atual e agora combalida gestão do Sistema Previdenciário, abalado com a fraude milionária.

A demissão do presidente do INSS, Alexandre Stepanutto, foi um baque e tanto na posição de Carlos Lupi, que se declarou integralmente favorável pela nomeação, e não teve nenhuma condição de esboçar alguma reação. Além disso, o caso provocou o início de rumores de que o próprio Carlos Lupi estaria na corda bamba, o que, se for mesmo verdade, será uma situação desconfortável para o senador maranhense.

Processo que investiga compra de votos nas Eleições 2024 em São João do Sóter continua em aberto na Justiça Eleitoral

A sociedade sotense aguarda com ansiedade e atentamente o julgamento da ação de Impugnação de Mandato Eletivo movida pela então candidata a prefeita Luiza Rocha (PSDB), da Coligação A Esperança Voltou, contra as graves denuncias de abuso de poder econômico, uma verdadeira compra de votos com alto volume de derramamento de dinheiro rateado com candidatos a vereador em favor das candidatas eleitas Lacerda (prefeita) e Rose (vice). 

A Justiça Eleitoral mantém aberto o processo que investiga as denúncias em desfavor das eleitas. O caso segue seu curso na 6ª Zona Eleitoral, onde a análise apresenta um cenário robusto de provas contundentes que pode culminar com a cassação dos mandatos da prefeita Maria do Carmo Cavalcante Lacerda e da sua vice Rosanilde Araújo Soares Rodrigues, mais conhecida como Rose. 

A denúncia aponta que a máquina administrativa do município de São João do Sóter atuou sem escrúpulos para aquisição ilícita de votos em favor das candidatas eleitas.

A ex-prefeita Luiza Rocha, candidata duramente prejudicada pela prática desleal dos seus adversários, informou a este editor que está aguardando a designação da audiência de instrução, esse detalhe é um momento crucial no processo judicial onde são produzidas as provas e ouvidas as testemunhas. 

Abaixo o documento da ação ajuizado no Cartório Eleitoral da 6ª Zona. 

Estado e municípios assinam acordo de cooperação para encerrar lixões no Maranhão  


Acordo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e municípios prevê o encerramento de lixões no Maranhão. A iniciativa de parceria entre as gestões estadual e municipais cria o Comitê Interinstitucional para a gestão da destinação final de resíduos sólidos.

O ato de assinatura do acordo aconteceu na ultima quinta-feira (24), no primeiro dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Assinaram o acordo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Ministério Público do Estado (MPE), a Secretaria de Transparência e Controle (STC), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), entre outros.

Os representantes de cada instituição terão como desafio coordenar e promover a gestão adequada dos resíduos, desde a geração até a disposição final, com foco em soluções sustentáveis, seguras e juridicamente respaldadas.

“O desafio de erradicar lixões é imenso, e criar as condições necessárias maior ainda”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Pedro Chagas.

A programação do Encontro de Prefeitas e Prefeitos foi encerrada nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.. (Difusora News)