segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Adelmo Soares participa da 16ª Conferencia Estadual do PCdoB e avalia desafios do partido para 2020 


O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) participou na ultima sexta-feira (22) da abertura da 16ª Conferência José Haroldo de Oliveira, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que ocorreu no Auditório Fernando Falcão, localizado na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento contou com mais de 600 pessoas, destacando-se as presenças de lideranças políticas de todo o Maranhão, desde vereadores, deputados estaduais, federais e secretários de Estado.

Com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), da Presidenta Nacional do Partido Comunista, Luciana Santos (PCdoB), do Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, do Presidente Estadual do PCdoB, Márcio Jerry, e de muitos outros, o ato reuniu dezenas de militantes de movimentos da comunidade LGBT, movimentos estudantis e sindicais. Uma das principais pautas foi a articulação política e incentivo do partido para as eleições municipais que ocorrerão no Maranhão no ano de 2020, onde serão eleitos prefeitos e vereadores nos 217 municípios maranhenses.

O evento também foi marcado por críticas feitas pelas lideranças presentes ao Governo Bolsonaro, comparando-o com a gestão do governador Flávio Dino em seus últimos cinco anos de Governo no Maranhão. Foi por esse viés que as lideranças do partido apontaram Flávio Dino como candidato do PCdoB a disputar a Presidência da República, alegando ser um contraponto ao Governo do atual Presidente Jair Bolsonaro. 

“É uma grande oportunidade de reunirmos os integrantes do Partido para espalharmos confiança e reunirmos forças para as eleições municipais de 2020. Para que obtenhamos sucesso em nossa caminhada para eleger os prefeitos do partido e, consequentemente, disputarmos boas eleições para presidente em 2022, precisamos de alinhamento e harmonia para que continuemos plantando ideias juntos em prol de um Maranhão cada vez melhor”, afirmou o deputado Adelmo Soares.

A Conferência seguiu no sábado (23), iniciando-se com a Plenária que, entre outras questões, elegerá os novos integrantes do Comitê Estadual. A expectativa era de que 380 delegados municipais de todas as regiões do Maranhão iriam participar da votação.
VÍDEO: Policia Militar prende ladrão de moto na Volta Redonda 

Um ladrão de moto foi preso na tarde desta segunda-feira (25), na Travessa 21 Abril, no bairro Volta Redonda. O criminoso foi detido por policiais militares do 2° BPM, por volta das 16h. Ele é conhecido como Pardal. 





Abertura do Natal Iluminado em Caxias encanta moradores e turistas 


O evento de abertura oficial do Natal Iluminado 2019 de Caxias, aconteceu na noite desse domingo (24), em frente ao Centro de Cultura. Centenas de pessoas compareceram ao evento e ficaram encantadas com o espetáculo “A Magia do Natal” que de maneira lúdica levou muita alegria, emoção e solidariedade aos espectadores.
“A primeira vez que estou presenciando esse espetáculo e realmente é muito bonito. Fiquei emocionada com as apresentações e de saber que em Caxias existem profissionais muitos competentes”, disse Maria Sousa.
As ruas receberam enfeites e luzes que enalteceram ainda mais a beleza de Caxias. Todos ficam encantados com os quilômetros de cordão luminoso instalados em árvores de natal e estrelas que iluminam e encantam quem passa a noite pelas ruas da cidade.
“A alegria do Natal contagia as pessoas, os turistas e os visitantes que chegam a nossa amada cidade. Resgatamos o valor do Natal, das festas de fim de ano e a solidariedade nesta nova fase marcada pela recuperação de Caxias e pelo resgate da programação do Natal na nossa cidade”, disse Ana Maria.
O prefeito Fábio Gentil destacou a importância do Natal e das festas de final de ano para despertar o senso de solidariedade, o respeito entre as pessoas e a reflexão sobre perdão em diferentes aspectos da vida. Também reforçou o novo momento da cidade em termos de organização financeira e o incentivo ao turismo neste período do ano com a programação natalina orquestrada pela Prefeitura de Caxias.
“A alegria do Natal contagia as pessoas, os turistas e os visitantes que chegam a nossa amada Caxias.  Resgatamos o valor do Natal, das festas de fim de ano e da solidariedade. É uma festa linda, solidária e democrática, aberta ao público e a população de toda a cidade”, disse.
A programação natalina segue até o dia 5 de janeiro com apresentações culturais, grupos de música, dança, corais, orquestras, cantata de Natal e recitais.
Portal Guanaré 
Dra. Cleide Coutinho intensifica atividades parlamentares


Político sério e comprometido com seu povo, não descansa. Neste final de semana, a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) recebeu, em sua residência de Caxias (MA), o prefeito de Passagem Franca, Marlon Torres e os ex-prefeitos Gordinho e Reinaldo para discutir e encaminhar demandas do município.(foto acima). 


Mutirão de catarata 
Também no fim de semana, Dra. Cleide recebeu relatórios do mutirão de cirurgias de catarata realizadas no hospital macrorregional de Caxias. Estas cirurgias estão sendo pagas pelos recursos de emendas parlamentares da deputada e são dirigidas aos maranhenses que necessitam deste procedimento, assim como outros que estão sendo atendidos nas cirurgias de vesícula.

Amiga da Polícia Militar 
Justificando o merecido diploma de amiga da Polícia Militar do Maranhão, Dra. Cleide recebeu o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Caxias, Ten.- Cel. Márcio Silva; os oficiais pm’s tenentes odontóloga Renata Araújo e médico Heldemys Medina, que foram solicitar o empenho da deputada para realizar gestões junto ao comando estadual da PM e ao Governo do Estado no sentido de adquirir uma ambulância e também ampliar o corpo médico da unidade de Caxias.
Acompanhava o grupo a odontóloga Bruna Liguori e o sargento Paulo Abade. 
Fonte: Ascom
Bombeiros combatem incêndio em vegetação no Campo de Belém, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses  
Chamas começaram por volta das 13h10 na rua Maria do Rosário, bairro Campo de Belém 


Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas neste domingo (24) à tarde em Caxias para combater um incêndio em vegetação nas proximidades do Centro de Controle de Zoonoses no bairro Campo de Belém.
O fogo queimou uma área e a fumaça foi vista por moradores vizinhos. Os bombeiros foram acionados por volta das 13h10min.
Ainda não se sabe como o fogo iniciou. Não houve danos materiais ou pessoas feridas.



fonte: Noca
Professor alerta para os riscos da volta de 4,5 milhões de brasileiros à linha da pobreza 


No início deste mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que no Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, com até R$ 145 por mês. Este é o maior contingente desde 2012, quando se iniciou a série histórica. O aumento no desemprego é apontado com um dos principais fatores, mas, para o professor de Serviços Sociais da Universidade Santo Amaro – Unisa, Emanuel Freitas, a complexidade deste fenômeno é ainda maior.
“O aumento da pobreza está relacionado por exemplo, a redução do investimento em políticas públicas que possibilitem o acesso a bens e serviços públicos, que nada mais são que a materialização dos direitos sociais, a cada dia mais atacados. O aprofundamento da perspectiva econômica neoliberal tem imposto aos mais pobres o pagamento de uma conta que não é sua”, afirma o professor.
Entre 2014 e 2018, 4,5 milhões de brasileiros desceram ao nível de extrema pobreza. Freitas pontua que as perspectivas a curto e médio prazos é de poucas melhoras, em especial para o desenvolvimento econômico do País, instável há alguns anos. “Há uma questão muito simples no que diz respeito à economia que é: sem distribuição de renda, a economia não gira. Isso gera uma estagnação econômica primeiro e, por consequência, social, muito profundas. Infelizmente, pelo andar da carruagem, a perspectiva é de que esta situação se atenue ainda mais”, acredita o docente.
Por fim, o professor da Unisa pontua que o acirramento na concorrência por uma vaga de emprego enfraquece a sociedade como um todo, e o indivíduo em particular. “Numa condição desta natureza, a sociedade perde muito. Infelizmente, deixamos de promover o crescimento da sociedade brasileira em detrimento dos interesses de um grupo pequeno e restrito da sociedade. Perde-se a oportunidade de promover o pleno desenvolvimento dos potenciais da sociedade brasileira. A cada dia, as pessoas estarão mais submetidas à manutenção de sua sobrevivência mínima, haja vista o aumento das relações de trabalho informais e, assim, o acirramento das condições de vida”.