quinta-feira, 24 de julho de 2014

Nunca teve um voto  
ba_eleicoes_limpas_voto_consciente_10712_1
Um certo candidato a governador pertencente a uma oligarquia responsável pelo atraso no Maranhão, disse a um jornal impresso da capital que o seu principal oponente está cercado de candidatos derrotados, sem votos.
O curioso é que esse mesmo candidato nunca teve um voto sequer durante toda sua vida, pois jamais se candidatou e não disputou eleição a nenhum cargo eletivo. 
Está na hora de se discutir propostas. O eleitor não tolera campanha baixa, rasteira, de agressões gratuitas sem sentido, o chamado jogo baixo. Não é por aí que se vence uma eleição
Prefeitura de Caxias e Ônibus da Cidadania promovem palestras para agricultores 

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, levou serviços e informações sobre Educação Fiscal para a população do município. A unidade móvel do Programa de Educação Fiscal para Cidadania, o “Ônibus da Cidadania”, está em Caxias, nos dias 23 e 24 deste mês, prestando atendimento para a população e divulgando informações sobre  Educação Fiscal.

Na manhã desta quinta-feira (24), as palestras foram destinadas aos agricultores rurais e o tema foi sobre a Declaração de Aptidão do PRONAF–DAP, que é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acesso de políticas públicas dos entes governamentais.

Participaram do evento o secretário municipal de Agricultura, Manoel Silveira, o presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Caxias (STTR), Neto do Sindicato, e o gestor estadual do programa, Francisco de Assis Oliveira Filho.

Conforme destacou o gestor Francisco de Assis, o Programa tem em sua estrutura o propósito da capacitação dos empreendedores e negócios, e a educação fiscal, que é muito importante como ferramenta a ser disponibilizada a todos. “O Programa de Educação Fiscal objetiva ampliar o nível de consciência social para a importância socioeconômica do tributo, abrindo-se para a participação popular, acompanhando a fiscalização e a aplicação dos recursos públicos”, afirma.

O ônibus da Cidadania ficou estacionado na Praça do Pantheon, em frente a sede da Prefeitura, para prestar serviços e dar informações para a população e empresas do município. A equipe de cinco servidores atendeu diversos contribuintes.

Quem se beneficiou como o atendimento foi o agricultor Luís Pinheiro da Conceição. Ele aproveitou a presença do Ônibus da Cidadania para tirar sua DAP e adquirir mais informações sobre os benefícios que tem direito a partir da emissão do documento.

O secretário de agricultura Manoel Silveira explicou que a DAP é um documento que identifica os agricultores familiares tornando-os aptos a acessarem às políticas públicas voltadas para o setor. “A DAP além de viabilizar a operação de crédito rural permite ao agricultor ter acesso a diversos programas do Governo Federal que visam o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou.

com informações da ASCOM 
Arnaldo Melo pede voto para filha cometendo conduta vedada pela Justiça Eleitoral 
do blog do Luis Pablo
Nina Melo e o pai Arnaldo Melo
Nina Melo e o pai Arnaldo Melo
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e candidato a vice-governador pelo PMDB, Arnaldo Melo, perdeu completamente a noção.
Arnaldo Melo vem pedindo voto por meio de carta, para candidatura de deputada estadual da filha, a médica Nina Ceres Couto de Melo, que enfrenta um processo de impugnação e deverá ficar inelegível.
Blog  obteve informações, com exclusividade, uma carta que o presidente da Assembleia encaminhou para um vereador (veja abaixo).
O peemedebista vem cometendo conduta vedada pela Justiça Eleitoral, que cabe pena de multa e até cassação, com inelegibilidade por oito anos no Art. 73 da Lei 9504.
O procurador eleitoral auxiliar, Juraci Guimarães Júnior deve tomar uma medida rigorosa para esse tipo de impunidade. Do contrário, Arnaldo Melo vai continuar desrespeitando as condutas vedadas aos agentes públicos, previstas na Lei das Eleições.




Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda irregular de Edinho Lobão em São Luis 

Central de adesivação de Edinho estava em local proibido no Barramar
Central de adesivação de Edinho estava em local proibido no Barramar
A Justiça determinou à coligação “Pra Frente Maranhão”, do candidato ao governo Edinho Lobão (PMDB), que retirasse a “Central de adesivação” de carros instalada no Barramar. A Central estava situada em plena via pública, na Avenida dos Holandeses. A Legislação não permite a instalação de qualquer tipo de propaganda em via pública ou bens de natureza comum.
Segundo a decisão da juíza Maria José França Ribeiro decidiu nesta quinta-feira (24) pela retirada da propaganda irregular, evidenciando que o princípio da isonomia estava sendo ferido. De acordo com a decisão, a multa diária seria de R$ 1mil pelo descumprimento.
Na manhã desta quinta-feira (24) a Central de Adesivação já estava sendo retirada da área pública do Barramar. O Blog do Clodoaldo Corrêa flagrou o momento em que a caçamba retirava o material, estando ainda lá apenas um Balão do candidato.
A tenda foi retirada após decisão judicial
A tenda foi retirada após decisão judicial
Criança de 06 é estrupada pelo tio 

Foto: Reprodução TV Mirante Cocais
Foto reprodução/TV Mirante

A Polícia Civil de Caxias investiga um caso de estupro registrado no Plantão Central. Um rapaz de 18 anos teria mantido relações sexuais com um menino de apenas 6 anos, sobrinho do acusado.

Preocupada com a mudança de comportamento do filho, a mãe do menor resolveu chamar o garoto para conversar e acabou descobrindo o motivo do problema: O filho estava sendo abusado sexualmente pelo próprio tio.

O caso foi levado ao conhecimento do Conselho Tutelar, que encaminhou a vítima à delegacia para iniciar os procedimentos legais. O menor também foi submetido a alguns exames que serão usados para comprovar a existência da violência sexual.

De acordo com a mãe da criança, os abusos sexuais ocorriam no banheiro de casa e em um matagal próximo à residência da família, na zona rural de Caxias.

Ela agora teme pela segurança dos outros filhos, um de 2 meses, 3 e 9 anos, isso porque o acusado mora na mesma comunidade e próximo de sua residência. "Eu tenho medo, porque eu tenho mais três filhos", lamenta

do Portal Noca 
Maranhão é o quinto colocado no ranking de cheques sem fundos  

Inflação, juros em alta e gastos do período impulsionaram devoluções, revela Serasa Experian.
Dados divulgados na manhã desta quinta-feira (24) pela empresa de consultoria econômica Serasa Experian mostram que percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,09% no primeiro semestre deste ano. Comparado a igual período de 2013, o percentual foi de 2,08%.
Considerando apenas o mês de junho, o percentual de devolução de cheques sem fundos foi de 1,92%, menor que a devolução de 2,17% registrada em maio, bem como a devolução de 1,94% ocorrida em junho de 2013.
Estados e regiões
Roraima liderou o ranking de todos os Estados brasileiros de cheques sem fundos nos primeiros seis meses de 2014, com 11,94% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o Estado com o menor percentual (1,16%). Entre as regiões, a Norte é a que lidera a lista, com 4,28% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,61%). Na Região Nordeste, a devolução de cheques em junho foi de 4,08%.
No Maranhão, a devolução de cheques em junho foi de 8,63% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 8,96% registrada em maio. No ranking, o Estado ocupa o quinto lugar. Comparado a junho de 2013, a devolução de cheques, pela segunda vez, por falta de fundos no Maranhão havia sido de 7% do total de cheques compensados.
com informações da Serasa 
Prefeitura de Aldeias Altas inicia obras de pavimentação de ruas 

                                                                                                                                                                                 foto Mano Santos
A Prefeitura de Aldeias Altas, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou as obras de terraplanagem para a pavimentação, construção de meio-fio e sarjetas, das ruas localizadas nos bairros: Grenville. Matadouro e Vila Costa Pinto. 4 km de asfalto serão aplicados nas vias publicas dos locais citados. Os serviços fazem parte do processo de reestruturação urbanística da cidade, determinado pelo prefeito Tinoco. 

Uma das prioridades da nossa gestão é o desenvolvimento de políticas públicas que alcancem os locais mais necessitados. Com o asfalto acaba a poeira que é prejudicial as crianças e também aos adultos, principalmente na esfera da saúde. As ruas pavimentadas melhora a qualidade de vida das pessoas e traz um novo aspecto urbanístico pra cidade, Além do mais, estamos realizando um sonho antigo dos moradores das áreas beneficiadas” destacou o prefeito Tinoco. 
Tinoco conversa com moradores de uma das ruas onde os serviços estão sendo executados - foto Mano Santos
Irão receber pavimentação asfáltica as seguintes ruas: Ângelo Antunes, José Sarney, Padre Antonio Dias, Buritirana, Abílio Araujo, 31 de Março, Primeiro de Maio, Dr. Antonio Torres I e II, Rio de Janeiro e Travessa Aniceto Pereira. 

As obras foram viabilizadas com recursos do Programa Viva Maranhão que vem garantindo o desenvolvimento por meio de pavimentação asfáltica das vias urbanas nos 217 municípios maranhenses. Somando no total 1.100 kms de novas ruas e avenidas.  


Cresce o assédio de candidatos aos fiéis 
                                                                                                                                                                  [imagem ilustrativa] 
Com as campanhas eleitorais nas ruas, os templos religiosos são ‘alvos’ dos candidatos para angariar votos. Apesar da prática ser comum, ela é ilegal. De acordo com lei estabelecida pela Procuradoria Eleitoral, as igrejas, mesmo sendo entidades privadas, são tratadas pela Justiça Eleitoral como ‘centros comerciais’, onde são proibidas propaganda eleitoral.
Nossa principal preocupação é que existe uma vedação em relação à propaganda eleitoral em recintos públicos, são recintos em que as pessoas buscam por diversos motivos, como por exemplo: centros comerciais, imagino que a igreja, embora seja um ente privado, as pessoas ali buscam para outras motivações que não são eleitorais. Então me causa preocupação é o uso de algumas autoridades eclesiásticas que venham a aderir ou tratar desse assunto (propaganda eleitoral) para o ambiente no qual não existe  uma autorização expressa para esse fim”, alerta um membro da Procuradoria Eleitoral. 
O evangélico Carlos Henrique Rodrigues, membro da Igreja Assembléia de Deus e disputou o cargo de vereador nas eleições de 2012 pelo PSDB, revelou que no processo de campanhas eleitorais aumenta o “assédio de políticos aos fiéis”.
“São três realidades simultâneas: primeiro cada eleição aumenta o número de candidatos evangélicos; segundo também aumenta muito a procura às igrejas, os candidatos procuram os pastores e quanto maior a igreja, maior é a procura; terceiro é que alguns candidatos se fazem de religiosos, mas quando acaba a eleição finge que Deus não existe. Então existe essas três contradições”, contou o evangélico. 
Ele afirmou que a recomendação da CEADEMA [Convenção Estadual das Assembléia de Deus - Maranhão] aos pastores é que não utilizem os templos para pedir votos a candidatos. “Tanto existe o político sem ética, como pode haver o pastor sem ética. A gente pede aos irmãos para não vender o voto e nem troque por tijolo, telha ou emprego público, que tenha uma postura ética possibilitando assim gerar uma consciência tranquila”, disse Carlos Henrique. 
A Procuradoria Eleitoral destaca que o Ministério Público fiscalizará esses locais. “A igreja como centro comercial tem um acesso público de maneira difuso, portanto, a propaganda política eleitoral é proibida nesse tipo de ambiente, então caso se identifique o uso direcionado para essa finalidade o MP fará a avaliação e eventualmente poderá tomar as medidas que achar pertinentes”. asseverou o membro da Procuradoria.