sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Complexo Hospitalar Gentil Filho implanta atendimento odontológico 24h 


O Complexo Hospitalar Gentil Filho, que há poucos dias ganhou um serviço inédito na rede pública municipal, a Tomografia Computadorizada, agora conta com um novo serviço aos caxienses, que já acessam a o Complexo de Saúde em busca de atendimento de urgência e emergência, trata-se do serviço de Odontologia.

“Nós estamos estendendo para o Complexo Municipal de Saúde, um serviço que antes era da UPA, a urgência odontológica 24hs. Nós estávamos instalados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Com a diminuição no número de casos, o controle maior da pandemia, nós estamos retomando alguns serviços. O CEO vai voltar pra serviços de especialidades de 7h as 19h”, frisa Tiago Henrique, coordenador de Saúde Bucal do Município.

O serviço será oferecido graças à diminuição da demanda no Centro de Especialidades Odontológicas, e o funcionamento dos gabinetes odontológicos nas unidades básicas de saúde. Com isto, o serviço que antes funcionava na Unidade de Pronto Atendimento de Caxias ficará de forma física 24h por dia no Complexo Hospitalar Gentil Filho para atender uma média de 50 casos diariamente.

“O dentista vai estar 24h aqui oferecendo o atendimento que a população tiver necessidade. Nós agora finalizamos as escalas e temos dentistas em todas as unidades básicas de saúde. A pandemia já está um pouco controlada, mas nós estamos seguindo todo o protocolo de proteção. Nós instalamos um consultório moderno capaz de atender cirurgias de grande porte”, afirma Tiago Henrique, coordenador de Saúde Bucal do Município. (Portal Guanaré)
Pai de Flávio Dino é internado em São Luis com Covid-19 


O pai do governador Flávio Dino, Sálvio Dino (foto acima), foi internado nesta sexta-feira (21) no Hospital Carlos Macieira, em São Luis. 
Ele tem 88 anos, e está com Covid-19.
Sálvio mora em João Lisboa, na Região Tocantina, e recentemente esteve internado em Imperatriz, após sofrer um infarto. Na ocasião, ele realizou pequeno procedimento para a colocação de dois stents. 
Segundo informações do blogueiro Gilberto Leda, é grave o estado de saúde do pai do governador do MA. 
Até quando pessoas irão perder suas vidas no retorno que interliga Caxias a São João do Sóter?

Carro do taxista Raimundo Nonato, mais conhecido como Curriboque 
*Arnaldo Rodrigues

O local poderia até ser chamado de retorno da morte, pois muitas vidas de pessoas já foram e continuam sendo ceifadas, deixam sequelas, traumas e ficam as saudades dos parentes que viram seus entes queridos partirem de forma abrupta. O  Contorno Rodoviário, da BR 316 com a MA-127, que interliga a cidade de Caxias com São João do Sóter, aliado às imprudências de alguns condutores e o excesso de velocidade dos veículos, têm causados vários acidentes no local, a a maioria com vitimas fatais. 

O primeiro acidente que se têm registro no local que abordo nesse texto, aconteceu no início da década de 90, onde dois ônibus transportando passageiros se envolveram num grave acidente que vitimou mais de dez pessoas. De lá para cá vários acidentes graves tem acontecidos, sem que nem nenhuma autoridade tomasse providências no sentido de fazer alguma obra para diminuir o risco de acidentes no local. 

O último acidente dessa quarta-feira (19), escancarou de vez que há necessidade de uma obra, mudança do traçado deste retorno, que é um dos acesso secundário a zona urbana de Caxias, nos mesmos moldes dos retornos da Av. Alexandre Costa, com a BR 316 e MA-034, que liga o bairro Volta Redonda ao Balneário Veneza. Nesse mesmo Contorno Rodoviário (Volta Redonda/Itapecuruzinho), no passado aconteceram vários acidentes com mortes. E com a mudança feita no local diminuiu de forma significante a ocorrência de acidentes.

As mortes do taxista nome do taxista Raimundo Nonato Gomes de Almeida, mais conhecido como Curriboque, de 74 anos, e de Evangelista Sousa, condutor da caminhonete, poderia ter sido evitada. Órgão como, o DNIT, já deveria ter realizado a mudança do "Contorno da Morte".

É preciso a soma de esforço da classe política para que seja solucionado o mais rápido possível. O local é tão perigoso, que no ano de 2014, o então deputado estadual |Rubens Júnior do PCdoB, hoje deputado federal de dois mandatos, também se envolveu num grave acidente, onde deixou uma vítima fatal. Rubens Junior teve apenas ferimentos leves. Mesmo assim ele não se sensibilizou, sequer destinou uma emenda parlamentar para construção de um novo Contorno Rodoviário.

Fica a pergunta, será  que vamos ficar assistindo as mortes dos cidadãos das duas cidades e viajantes que por ali trafegam ? 

Com a palavra as autoridades competentes. 

*Arnaldo Rodrigues, é professor de formação em licenciatura em Geografia, pelo CESC-UEMA Especialista  em Educação Ambiental, pelo IESF., membro da Comissão de Criação da UEMALESTE e Pré-candidato a prefeito de Caxias, pelo Partido Socialismo e Liberdade - Psol.
Luiz Carlos Moura não desistiu de concorrer para prefeito de Caxias 
Pré-candidato a prefeito pelo PMB divulgou nota afirmando que irá disputar a eleição 


O pré-candidato a prefeito de Caxias pelo PMB, advogado Luiz Carlos Moura (foto), divulgou uma nota nas redes sociais afirmando que irá disputar as eleições.

Confira a nota de Luiz Carlos Moura:
"Caros amigos e amigas há tempo estou fora de contatos virtuais e físicos,  uns dizem que estou  errado politicamente uma vez que sou pré-candidato a prefeito. Mas pergunto e a vida vale a pena ser assim unicamente em politica sem pensar nas pessoas ou com saúde? Essa foi minha opção.  A vida da minha família e das pessoas. Nem sempre tudo é politica. As pessoas também em primeiro lugar. Agora surge a oportunidade de dizer o que sinto POIS HOJE VOLTO À  POLITICA COM RESPONSABILIDADE. Só peço a todos uma reflexão sobre nossa querida CAXIAS.Vamos fazer o melhor. Abraços". 

LUIZ CARLOS MOURA

Em tempo - O Partido da Mulher Brasileira (PMB) deve lançar chapa pura para concorrer ao Executivo Municipal, nas eleições deste ano. O advogado Luiz Carlos Moura será o cabeça da chapa, tendo o professor Arimatéa como candidato a vice-prefeito. 
Flavio Dino rebate criticas sobre construção de cabines em presídios 


Nesta quinta-feira (20), o governador Flávio Dino (PCdoB) se posicionou, por meio de suas redes sociais, sobre a construção de cabines para visitas nos presídios maranhenses.
“A Penitenciária de Pedrinhas vivia uma situação de caos e barbárie. Alguns parecem querer a volta ao passado, com rebeliões e cabeças degoladas. O dinheiro do Fundo Penitenciário Nacional só pode ser aplicado em penitenciárias, mediante normas e aprovação do Ministério da Justiça”, disparou o governador.
Em nota divulgada, a Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão esclareceu que a visita íntima tem respaldo na Constituição e na Lei de Execuções Penais, no artigo 41, inciso 10, que assegura como direito do preso a visita de cônjuges, companheiras, parentes e amigos. Há também resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, especialmente a resolução 099/2011.
A Seap também afirmou que o caráter “íntimo” não deve ser interpretado como de cunho meramente sexual, mas como um fator indissociável do viés ressocializador da pena e um estímulo à manutenção de vínculos afetivos, maternais, paternais ou conjugais.
Entenda o caso
O governo do Maranhão lançou um edital para contratar a construção de 22 “módulos de encontros íntimos” em unidades prisionais do estado. O valor previsto é de R$ 1,6 milhão.

Cada módulo será composto por três salas íntimas, o que resultará em 66 salas. Dessas, 36 salas ficarão em penitenciárias de São Luís e outras 30 em unidades do interior do estado.
A concorrência pública para a escolha da empresa de engenharia responsável pelos serviços de construção das cabines íntimas começará em 21 de setembro.