segunda-feira, 4 de julho de 2022

Começa a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho do SAAE Caxias

Iniciou nesta segunda-feira (04), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do SAAE Caxias. O evento segue até a próxima sexta-feira (08). A SIPAT tem o objetivo de conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. 

A programação de hoje foi dedicada à saúde do trabalhador como forma de incentivar os colaboradores a desenvolverem suas atividades cuidando da postura e do corpo.

“O trabalhador precisa observar como ele realiza o seu trabalho, ou seja, qual o tipo de postura que ele está exercendo. Se ele está dobrando muito a sua coluna, ele pode dobrar a sua articulação do joelho pra não sobrecarregar a coluna. Ele precisa observar se que o equipamento que ele está usando é muito pesado, ele pode dar uma pausa; pode realizar exercícios pra aliviar a tensão da musculatura que ele exerce”, explica a terapeuta ocupacional do CEREST, Dyener Moura.

Depois de dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia, a atividade volta a ser realizada pela Autarquia. Mais uma demonstração do compromisso da gestão do SAAE com a política de valorização dos seus colaboradores.


“O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, entende que nenhum resultado operacional é mais importante do que a segurança dos seus colaboradores. E não temos medido esforços para garantir um ambiente de trabalho saudável, com investimentos em capacitação nas áreas de manuseio de produtos químicos, trabalhos em altura e eletricidade; e por meio de parcerias com o CEREST e o Ministério do Trabalho. Além de investimentos em EPIs e compra de novo fardamento para garantir um ambiente de trabalho seguro”, enfatiza o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.


Para a colaboradora do SAAE Caxias, Edilene Ripardo, a atividade ensinou a prevenir acidentes de trabalho por meio dos cuidados com o corpo. “A atividade foi muito boa porque começou com uma atividade laboral, fundamental pra nós trabalhadores que realizamos muitos exercícios repetitivos. Precisamos nos movimentar, melhorar a nossa postura e cada vez mais cuidar do corpo pra prevenir acidentes e doenças futuras. Agradecemos o SAAE pelo evento”, elogia.

“A segurança no trabalho é fundamental pra que eu e meus colegas possamos executar as nossas atividades diariamente, principalmente com os equipamentos de proteção individual. E aqui hoje pudemos cuidar do corpo, e aprender mais sobre as posturas na hora de executar o nosso trabalho”, explica o colaborador Valdinar Lima.

Durante a semana, os colaboradores serão orientados sobre várias temáticas como saúde do trabalhador; prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros; equipamentos de proteção individual e coletiva; além de segurança no trânsito. As ações educativas contarão com a participação do Centro de Ciência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 5º Batalhão de Bombeiros Militar e Ciretran Caxias.

Prefeitura encerra “Viva ao São João Com Todos” em Aldeias Altas 


Na noite deste domingo (03) encerrou em Aldeias Altas a programação das festividades juninas em que os aldeias-altenses se divertiram durante 10 dias com o “Viva ao São João com Todos”.

A cidade contou com apresentações mais de 50 apresentações culturais e 24 atrações musicais, locais, regionais e nacionais, com destaque para o cantor Washington Brasileiro, a atração com recorde de público, o fera do forró reuniu milhares de pessoas para curtir o repertório único e a coreografia dos dançarinos que é um espetáculo à parte, a banda foi responsável por colocar o público para dançar até o final na noite.


Durante os 10 dias de festa a população teve também apresentações culturais, como bumba-meu-boi, quadrilhas caipiras e estilizadas, dança do Lili, carimbó, dança da capelinha, dança Sebastiana e ainda participações de grupos de dança das escolas municipais.

A coordenação do evento define o sucesso dos dias festivos a dedicação de todos os servidores públicos municipais para organizar o “Viva ao São João com Todos”, desde a escolha do Ginásio Poliesportivo Humberto Costa Pinto como local do evento que proporcionou conforto a todos os brincantes como a variedade de opções em bebidas e comidas típicas proporcionado pelos barraqueiros e isoposeiros que tiveram a oportunidade de vender seus produtos.


O prefeito de Aldeias Altas Kedson Lima (PL) e a primeira-dama Francisca Leite demonstraram o sentimento de dever cumprido em proporcionar a melhor programação junina para os aldeias-altenses e que a lotação de público durante esses 10 dias para o casal significou uma demonstração de carinho e aprovação da população de Aldeias Altas.

Catulé Junior participa de reunião na residencia do casal Deyavilas Dias (advogado) e Helena Dias (enfermeira) 

Na noite do ultimo sábado (02), o pré-candidato a deputado estadual Catulé Junior (PSB) participou de uma reunião com amigos e apoiadores na residência do casal Deyavilas (advogado) e Helena Dias (enfermeira). A reunião aconteceu na Rua Segisnando Moura, bairro Ponte, e reuniu mais de 100 pessoas e ainda o vereador Catulé que ouviram atentamente as propostas do ex-secretario de Estado do Turismo, Catulé Junior. 

"A reunião com o nosso pré-candidato a deputado estadual Catulé Junior mostra que estamos no caminho certo. O Movimento Nosso Destino é Avançar está se fortalecendo. É para valer e para vencer", disse Deyavilas Dias. 

Veja abaixo mais imagens da reunião. 

Deyavilas Dias, Catulé Junior e Helena Dias 
Catulé Junior, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB

Vereador Catulé conversando com apoiadores da pré-candidatura 
a deputado estadual de Catulé Junior  

Advogado Deyavilas Dias no momento de agradecimento  

Daniella é recebida com festa e ganha adesões em Paraibano e Sucupira 

Cumprindo mais uma série de visitas a municípios do estado com o objetivo de acolher as demandas municipalistas, a deputada Daniella (PSB) visitou, nesse final de semana, Sucupira e Paraibano onde se reencontrou com lideranças e populares para reafirmar o compromisso de seguir trabalhando pelas respectivas cidades na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Em Sucupira, o encontro foi promovido pelos vereadores Zoma, Wilden Carlos, Antônio do Donato e Tarcísio, e pela liderança Zezinho (que atualmente é suplente de vereador). Na conversa com o povo sucupirense, a parlamentar elencou as ações que já realizou favoráveis ao município e abriu espaço para que os presentes expusessem as necessidades atuais.

Ao final da reunião Daniella se comprometeu a continuar atuando pela cidade alinhada aos interesses da população e garantiu que Sucupira terá sempre voz latente no Parlamento Estadual.

Já em Paraibano, Daniella foi recepcionada pelo vereador Neurivan Pitó, sua esposa e várias lideranças políticas locais para um café da manhã, ocasião em que discutiram diversas demandas populares. Pitó também aproveitou a presença de todos para ratificar apoio ao projeto de pré-candidatura à reeleição da deputada.


Ao fazer um balanço das visitas, ela afirmou que o reconhecimento de sua atuação parlamentar é o que explica os encontros carregados de carinho e confiança.

“Sucupira e Paraibano são dois municípios que acreditaram em meu nome desde quando resolvi entrar na vida política e, ao longo desses anos de mandato, a parceria só se consolidou porque trabalhamos intensamente, buscamos investimentos para essas cidades e ganhamos o respeito e confiança da população. A certeza dessa parceria firme está estampada nesses encontros e quando ouço de quem acreditou em mim lá atrás que vai continuar ao nosso lado porque essa união tem dado muito certo. Isso é que o renovador e gratificante. Assim seguimos juntos, lutando para fazer muito mais pelos maranhenses”, frisou.

Assim que encerrou a agenda de visitas, Daniella retornou para Caxias, onde participou de outras ações ao lado do prefeito, Fábio Gentil, e da pré-candidata a deputada federal Amanda Gentil.

Foto: Divulgação

Caxias e região dos Cocais recebeu o giro do PSOL pelo Maranhão 

Mais uma região do Maranhão, região dos cocais, recebeu o giro do PSOL pelo Maranhão que vem construindo um programa popular e democrático para a disputa do governo estadual nas eleições de outubro. O giro “construindo um programa popular para o Maranhão” já passou por várias cidades importantes e pólo regional do Maranhão, como Santa Rita, Barra do Corda, Chapadinha, Açailândia, Cajari.

A comitiva estadual do PSOL, direção municipal e as pré-candidaturas majoritária e proporcional começou o dia na praça Gonçalves Dias, passando pelo Mirante da Balaiada na praça da UEMA, seguindo para o Mercado Central conversando com vários comerciantes, estudantes e o povo da cidade para fazer a escuta das necessidades mais sentidas pelo caxiense.


Acompanhados de lideranças locais e estadual, como  o professor Flávio Cruz e o dirigente sindical dos bancários, Dilson Aquino, e dos pré-candidatos a deputado Joaquim Viana, Arnaldo Rodrigues, Cadu Marques, Antônio Alves, professor Arimatéa e Chico da Cohab, escutaram a população local que deram sua contribuição para o programa de governo que estar sendo construído de forma coletiva e incorporando as demandas das organizações do povo maranhense. Lideranças do MC sentiram firmeza nas propostas apresentadas pelos pré-candidatos a governador Enilton Rodrigues e ao senado Antônia Cariongo e ao  assumirem suas bandeiras de luta por direitos e por uma vida digna aos trabalhadores, juventude e povo pobre do Maranhão. Ainda na agenda de Caxias ao final da tarde a pré-candidata a deputada e liderança popular, Silvanete, fez uma recepção em sua chácara que fica no povoado Descanso, juntamente com seu companheiro Cigano, contou um pouco das dificuldades que enfrenta os moradores do povoado e apresentou o jovem Marcelo como referência para a juventude da localidade. Já no início da noite, Enilton Rodrigues, acompanhado da liderança popular Chico da Cohab e do professor Mano Magrão, fez uma reunião com dirigentes da associação dos assentados do assentamento do MST Maria Aragão em Duque Bacelar, onde se comprometeu com a pauta da agricultura familiar como centro de sua política agrícola no estado.


Antônia Cariongo, pré candidata a senadora, afirma que “Essas lideranças têm firmeza dos seus anseios e suas reivindicações, esta visita mostra a importância política do giro na construção do programa do partido”.

"É papel do PSOL a defesa da pauta dos trabalhadores, juventude e povo pobre e também se consolidar como um instrumento de luta do povo maranhense e acolher as pautas de suas organizações. Eu com essa honrosa tarefa de representar o PSOL na disputa pelo governo do Estado em outubro, assumo o compromisso de incorporar todas essas demanda das organizações dos trabalhadores, juventude e povo pobre e assumir que  a criação da universidade estadual do leste maranhense será uma prioridade nossa. Garantir mais vagas e estruturas nas universidades estaduais e oferecer aos jovens mais oportunidades é uma necessidade urgente", afirma o pré-candidato a governador Enilton Rodrigues, que também é engenheiro florestal e especialista em gestão pública.

As próximas cidades a receber o giro será Arame, Timon, Vitorino Freire e São Luís.

Prazos eleitorais: Pré-candidatos não podem mais participar de inaugurações publicas  

Os pré-candidatos não poderão realizar algumas atividades administrativas dos cargos que estejam ocupando, a partir deste sábado (2). Segundo as normas determinadas e fiscalizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem for concorrer nas eleições deste ano, não deve comparecer a eventos para inauguração de obras públicas. A regra vale para presidente e governador.

Caso participem de inaugurações nos três meses antes do pleito, poderá ter a candidatura cassada, segundo a norma do TSE. A medida, segundo defendido por juristas, impede a possibilidade de utilização da máquina para a pré-campanha e campanha eleitoral, mantendo assim os concorrentes em iguais condições de competir.

Além disso, também a partir deste período, as autoridades políticas não poderão nomear, contratar ou demitir sem justa causa qualquer servidor público; nem contratar shows pagos com recursos públicos. Pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito também ficarão proibidos.

As eleições serão dia 2 de outubro, quando os brasileiros irão às urnas escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Havendo segundo turno, este será realizado dia 30 do mesmo mês.