sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Caminhada marca encerramento da Campanha “Fé e Coragem pra mudar o Maranhão

Uma caminhada, na tarde desta sexta-feira, pelas principais ruas do centro de Caxias marcou o encerramento da campanha dos candidatos: deputado estadual Humberto Coutinho; deputado federal Rubens Pereira Junior; senador Roberto Rocha e governador Flávio Dino. A onda do vermelho contagiou a todos participantes, entre eles o prefeito Léo Coutinho, a deputada estadual, Cleide Coutinho, secretários municipais Edilson Martins, Karine Barros, Vidigal Torres e Junior Martins, além dos vereadores, Mario Assunção, Durval Junior, Jerônimo Ferreira  e Elias do Gesso, militantes e o povo em geral que acompanhou a despedida da Campanha Fé e Coragem pra Mudar o Maranhão. Até a vitória, domingo, 05 de outubro, data pra entrar para a historia política do Estado e do Brasil. 








 


Aliados da oligarquia espalham certidão falsa do TRE 
A coligação do candidato Flávio Dino acionou a Polícia Federal para investigar a origem de uma falsa certidão do TRE espalhada pela Internet contra o candidato do PCdoB.

A consulta no site do TSE mostra que a candidatura está apta e legal.

Saiba tudo o que é preciso para votar com tranquilidade

Neste domingo (5), os mais de 142 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para decidir o futuro político do país. As urnas estarão prontas para receber os votos a partir das 8h, considerando o horário local de cada um dos 5.570 municípios. Além de escolher o novo presidente da república, os eleitores vão eleger governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou deputado distrital.

As informações sobre zona eleitoral e a seção de votação podem ser verificadas no título de eleitor. Caso tenha perdido o documento, é possível consultar o local de votação e o número do título na página do TSE na internet. Para esta consulta, basta informar o nome, a data de nascimento e o nome da mãe.

Para votar é preciso levar um documento oficial com foto. Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento. O documento oficial com foto é necessário inclusive para os locais com identificação biométrica. Isso porque na hipótese de as digitais não funcionarem na hora da identificação, o eleitor poderá ser identificado por meio do documento e exercer o direito ao voto.

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Como votar
Todos os eleitores brasileiros votam na urna eletrônica. Nela é mais fácil, rápido e seguro exercer o direito ao voto. Para facilitar a digitação do voto, o eleitor deve levar a colinha com os números dos candidatos nos quais pretende votar. a colinha é muito útil para agilizar a votação. Imprima aqui a sua cola eleitoral.

Cargos
O primeiro voto será para o cargo de deputado estadual/distrital e o eleitor deve informar o número de seu candidato com cinco dígitos. Após digitar o número na urna, deve conferir o nome e/ou a foto do candidato e, caso esteja correto, teclar confirma. Se errar o número, deve apertar a opção corrige e digitar os números corretos e confirmar o seu voto. Em seguida, o mesmo procedimento deve ser feito para escolher o deputado federal, que tem quatro dígitos; o senador, com três dígitos; o governador, com dois dígitos e o presidente da república, também com dois dígitos.

Justificativa
O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltou à votação no primeiro turno, deve fazer uma justificativa; se faltar ao segundo turno, outra justificativa.

A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência. Para justificar a falta no primeiro turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 4 de dezembro. se a falta for no segundo turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 26 de dezembro.

Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário. Imprima aqui o seu formulário de justificativa.
Pesquisas indicam vitória de Flávio Dino no primeiro turno

A campanha eleitoral chega ao seu final com todos os institutos de pesquisas apontado vitória folgada do candidato da coligação Todos pelo Maranhão (PCdoB, PDT, PSDB, PSB, PROS, SDD, PPS, PP, PTC) no primeiro turno. Amostragem, Exata, Data M e até o IBOPE/TV Mirante, atestam o fosso que separa as candidaturas de Flávio Dino e Edinho Lobão.

Com exceção do IBOPE que aferiu uma diferença de 17 pontos percentuais para Flávio Dino, os demais institutos revelam uma vantagem de 30 pontos percentuais de Dino sobre Edinho e com perspectiva de crescimento ainda mais nesta reta final das eleições 2014.
Edinho Lobão contava com IBOPE para tentar injetar ânimo nos seus aliados, mas diante da performance pífia do candidato na pesquisa e ao longo de toda campanha, uma boa parte dos prefeitos e lideranças políticas do interior do estado mudaram para Flávio Dino e largaram o candidato pelo caminho.
É notória a discrepância entre as pesquisas realizadas pelo Amostragem, Exata e Data M em relação a pesquisa do IBOPE, mas ainda assim Flávio vence folgado com 59 por cento dos votos válidos, contra apenas 38 de Edinho Lobão.
A esperança da coligação Pra Frente Maranhão levar a eleição para o segundo turno, após os números do IBOPE, deu lugar à certeza de que o pleito será decido neste domingo, 5 de outubro, data que ficará na história como o dia em que o povo do Maranhão sepultou a última oligarquia remanescente do país.     
Maranhenses podem conhecer o resultado da apuração até as 21h
Desembargador Froz Sobrinho -  Presidente do TRE-MA
Com a proximidade das eleições gerais, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) vai concluindo os trabalhos de preparação para o pleito, iniciados no início do ano. As eleições de 2014 terão uma novidade em algumas cidades maranhenses: a identificação biométrica. Eleitores vão escolher deputados estaduais, deputados federais, senador, governador e presidente da república.

De acordo com o presidente do TRE-MA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, nesta sexta-feira (3) já ocorre o transporte das urnas para os locais de votação em todo o Maranhão. "Tudo o que foi planejado dentro do calendário foi feito, foi realizado. Nós encerramos, ontem, o ritual de carga e lacre das urnas e, hoje, já começa o transporte das urnas e o envio das forças de segurança para o interior do Estado. Todas as Zonas (Eleitorais) já estão com seus juízes, promotor, com o delegado de polícia e servidores", disse em entrevista a um portal da capital. 

Vinte e seis municípios maranhenses contam com o reforço do Exercito Brasileiro que trabalha na vigilância das urnas e materiais nos locais de votação e transmissão de dados. Tropas do 24º Batalhão de Caçadores (BC) – de São Luís – e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) – de Imperatriz – se deslocam, nesta sexta-feira, para os municípios onde irão atuar.

 Identificação biométrica

No Maranhão, 20% do eleitorado vão votar por meio do novo sistema de identificação biométrica, segundo o TRE-MA. Contrariando a expectativa, o desembargador acredita que o novo sistema não vai prejudicar a agilidade do sistema de votação eletrônico brasileiro – único em todo o mundo. "No treinamento que a gente fez, não dá essa lentidão que se esperava. É claro que, às 17h, todos que estiverem na fila, se houver algum tipo de problema, algum tipo lentidão, eles vão ter direito de votar", garante.

Entretanto, ainda se faz necessária a apresentação de um documento de identificação com foto 

 Apuração

Questionado sobre a expectativa para a apuração, o desembargador Froz Sobrinho afirmou acreditar que, em até quatro horas após o fim da votação, o Maranhão possa conhecer o resultado das eleições. "Eu acho que até as 21h a gente tem grande ou a totalização da apuração. Quem apura é a urna eletrônica. A gente só faz é condensar a informação, que, depois que a urna eletrônica dá o resultado, a gente transmite", afirma.

Caso Edmar Cutrim

Sobre a denuncia apresentada pelo candidato ao governo do Estado Lobão Filho [PMDB] sobre suposta interferência do presidente do Tribunal de Contas do Estado [TCE], Edimar Cutrim, no processo eleitoral, o presidente do TRE-MA afirmou que, em função do cargo que ocupa, não pode comentar o caso, mas explica como se dará o processo caso a representação seja feita no Tribunal. "Eu não posso dizer como se dá o trâmite porque depende da forma da representação. Pode ser uma representação, um recurso, uma ação, então vai depender disso. De qualquer forma, qualquer uma que chegue ao tribunal vai ser distribuída aos membros", declara.
Professor Arimatéa tem avaliação positiva da campanha eleitoral

A campanha do Professor Arimatéa para deputado estadual ganhou força e notoriedade nas ruas de Caxias neste período eleitoral. Ele cumpriu sua agenda e o recado foi dado nesses três meses que andou divulgando e debatendo propostas para uma educação de melhor qualidade para os maranhenses.

Nos bairros de Caxias, as conversas que manteve com os eleitores fortaleceu a candidatura. “Precisamos de gente comprometida para  representar bem a nossa categoria na Assembleia Legislativa enfatizou a professora Kelma Marques.

Durante todo o processo eleitoral, professor Arimatéa, se manteve firme na disputa por uma cadeira no Parlamento Estadual, com projetos e ideias na área da educação para o avanço do Estado e principalmente pra Caxias.  

“ Meu compromisso é com o povo, quero representar Caxias e região, juntos podemos fazer muito mais pelo Estado buscando avanços na educação, no social, político e econômico. Sou 100 % Caxias ressalta o candidato a deputado estadual Arimatéa.

Tecnológico por formação, professor Arimatéa tem participação no Sistema de Educação Profissional do Brasil e vai lutar para ser implantado em Caxias a Escola de Fabrica. O candidato explanou essa ideia e outras mais em pronunciamentos proferidos nas ruas e em praça publica. No final ele fez uma avaliação positiva.

 “Nós conseguimos mostrar ao povo do nosso Estado, através do programa do rádio e TV que é possível fazer uma campanha limpa, sem gastos milionários. Nossas ferramentas foram as propostas e a coragem pra vencer. Investimos no contato direto com o povo em rodas de conversas, reuniões e nas praças. Nossa agenda seguiu um ritmo diversificado e eu só tenho que agradecer o apoio que o projeto do professor Arimatéa conseguiu conquistar nesta campanha eleitoral. O povo terá voz participativa no meu mandato. Estamos confiante na vitória no próximo domingo. declarou Professor Arimatéa.