segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Aldeias Altas: Secretaria de Educação realiza colação de grau dos Doutores do ABC

A Prefeitura de Aldeias Altas, através da Secretaria de Educação realizou na última quinta-feira (14) a Colação de Grau dos Doutores do ABC.


O evento reuniu alunos das escolas Padre Antonio Ferraris, Luis de Barros, Marcio de Jesus Rodrigues Amorim, Irmã Maria Teles, Elizangela Vieira, São João Batista, Creche Tia Anália Araújo, autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, coordenadores, além de professores e pais de alunos.


A ação representou um fechamento com chave de ouro das atividades da Educação Infantil da rede municipal de ensino. 


Esse é um momento de coroamento dessa primeira etapa na vida de nossos estudantes e que fizemos de tudo para ficar marcado em suas memórias. Agradecemos ao prefeito Zé Reis e a toda equipe da Secretaria de Educação que durante todo o ano mostrou seu empenho em construir uma nova história para a nossa educação”, destacou o secretário de Educação, Marcio Gaido. 

Secretario de Educação Marcio Gaido 
Confira outras imagens do evento:


Reizinho falando para os doutores do ABC 
Vereadora Alice do Sindicato 

Vereadora Socorro do Padeiro 
Vice-prefeito Itamar Soares 





5ª Caravana do Bem: distribuição de brinquedos ocorrerá nos dias 22 e 28  


Após o lançamento, a 5ª Caravana do Bem de Natal corre contra o tempo para arrecadar o maior número possível de brinquedos para serem doados a comunidades carentes de Caxias. E é pensando nisso mesmo que a equipe organizadora do projeto decidiu fazer uma alteração no cronograma de execução.

A primeira distribuição de brinquedos permanecerá nesta sexta-feira (22), como divulgado na Coletiva de Imprensa, e contemplará as crianças da zona rural. Já a segunda distribuição, na zona urbana, foi adiada para o dia 28, com o fim de estender o tempo de arrecadação de brinquedos, devido a grande demanda na cidade.

Os interessados em colaborar com a 5ª Caravana do Bem de Natal podem se dirigir aos locais de coleta: Rádio Tropical FM e Postos Leste do Centro, do Cangalheiro e do São Francisco.

A meta é arrecadar 4 mil brinquedos. Faça a alegria de uma criança neste Natal! Doe um brinquedo, ganhe um sorriso! Faça parte desta caravana!

Caravana do Bem

A Caravana do Bem é idealizada pelo advogado e atual secretário municipal de Governo, Catulé Júnior. O movimento é formado por um grupo de jovens lideranças e empresários que desde 2013 vêm realizado ações sociais em diversos bairros da cidade.

"Criamos a Caravana do Bem a partir da conscientização de algumas pessoas que é preciso também que a iniciativa privada faça alguma coisa para combater as desigualdades sociais. Eu acho que cada um fazendo um pouco ajudaremos aqueles que mais precisam", explica Catulé Júnior.

do Portal Noca
Carro capota no povoado Altos ( BR-316)




Um veículo modelo S-10 capotou por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (18) no km 557 da BR-316 nas proximidades do povoado Altos, zona rural de Caxias.

De acordo com informações de populares que estiveram no local, o motorista do veículo perdeu o controle ao tentar fazer uma ultrapassagem.

O carro saiu da pista capotando por várias vezes. Tanto o condutor, identificado como Wellington Diniz, de 50 anos, que trabalha na empresa Bio-Nuclear de Teresina, quanto o carona, sua esposa identificada como Aline Cavalcanti, de 31 anos, que está gravida  de 03 meses, sofreram apenas escoriações leves.

Objetos do casal da S-10 que capotou na manhã
de hoje no povoado Altos

Flávio Dino fala como o Maranhão mudou nestes três anos: "recuperando o tempo perdido"


Em entrevista a um pool de mais de 60 rádios maranhenses, organizado pela Timbira 1290, nesta segunda-feira, 18, o governador Flávio Dino respondeu a uma série de perguntas de vários jornalistas de todo o Maranhão. Um dos questionamentos foi em relação a herança maldita que ele herdou depois de 50 anos de domínio da oligarquia Sarney.
Em sua resposta, o governador Flávio Dino destacou dois aspectos. O primeiro deles foi em relação a negação de serviços públicos e de direitos. Para ele, muitas foram as barreiras encontradas, desde as coisas mais simples, como tirar um documento, até outras como acesso a saúde, educação e oportunidades.
“E isso explica a nossa preocupação de investir para que esses serviços públicos possam ser descentralizados, se aproximar das pessoas. Desde a escola funcionando até o município ter uma ambulância, policial, um Viva na cidade ou próximo, para que com isso você possa ter uma rede de atendimento”, destacou.
O segundo ponto da herança destacado por Flávio Dino foi a desorganização. Ele disse que pegou um Maranhão completamente desorganizado, “se você pegar por exemplo a situação da educação, havia uma gestão muito ruim dos prédios, não havia planejamento, as coisas eram feitas de qualquer jeito, principalmente quando era para o povo mais pobre. Havia uma visão segundo a qual para o povo mais pobre pode ser feito de qualquer jeito. E eu sempre exijo padrão de qualidade”.
Ele explicou que antes havia essa desorganização, “quem governava não sabia nem o que estava fazendo. Não acompanhava as coisas. Devia dinheiro e não sabia que devia. Ou fingia que não sabia”. Ele citou como exemplos desse caos administrativo a Penitenciária de Pedrinhas – palco de cenas de barbárie medieval. “Você demora também algum tempo para resolver. Porque você tem que colocar as coisas em um padrão. É como arrumar uma casa”, argumentou.
Diante deste cenário, Flávio Dino disse que tem muita coisa a fazer. “Eu e minha equipe trabalhamos todos os dias. Ação o tempo inteiro para correr atrás do prejuízo e recuperar o tempo perdido”, concluiu.
Policia investiga fraude em concurso da PM


A Polícia Civil está investigando uma fraude que aconteceu no domingo (17) em Caxias.
Segundo informações da polícia, dois homens identificados como José Leonardo Marques e José Jonathan Alves foram presos durante a realização da prova para o concurso da Polícia Militar do Maranhão.
Eles são do estado de Pernambuco e foram flagrados pelos fiscais recebendo as respostas das questões por meio dos seus aparelhos celulares.
A Polícia Civil está investigando para saber se existem mais pessoas envolvidas nessa fraude. Os criminosos presos teriam pago R$ 30 mil para a quadrilha para responder de forma correta as questões.
Humberto Coutinho foi o grande homenageado na festa da Famem 

Cleomar Tema entrega comenda a Felipe Ribeiro, que representou o deputado Humberto Coutinho, que não pôde comparecer ao ato por problemas de saúde  
Considerado um dos grandes defensores do municipalismo no Maranhão, como ficou demonstrado quando, na condição de prefeito de Caxias, presidiu a Famem, o hoje deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Humberto Coutinho, foi o grande homenageado do evento. Primeiro ele emprestou seu nome a nova sede da entidade, que se chapará Casa do Municipalismo Prefeito Humberto Coutinho A opção por seu nome para “batizar” a nova sede foi o resultado de uma ampla consulta feita pelo presidente Cleomar Tema, que apoiou inteiramente a escolha. Quando prefeito de Caxias, Humberto Coutinho foi eleito presidente da Famem num pleito bem disputada. No comando da entidade, Humberto Coutinho incorporou todos os postulados da cultura municipalista, tornando-se um defensor intransigente dos municípios e um dos principais incentivadores do que definiu como uma causa. Foi esse posicionamento que levou o presidente Cleomar Tema a propor a homenagem ao seu nome.
Durante o ato, o Humberto Coutinho recebeu também a Medalha do Mérito Municipalista Ribamar Fiquene. A comenda foi entregue ao seu representante, Felipe Ribeiro. “È uma honra muito grande, não só como amigo, mas como meu chefe, acompanhei a trajetória dele. A cidade de Caxias é a paixão dele. Eu fico muito feliz com a deferência dada pela Famem de nomear a Casa como o nome do prefeito Humberto Coutinho”, afirmou Felipe Ribeiro, que estava acompanhado do diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto, para quem a homenagem “é mais do que merecida, pois Humberto Coutinho é um homem do povo e de muito respeito.  Então, nada mais do que justo esta homenagem”. .