segunda-feira, 11 de maio de 2015

Imagem do dia: Mototaxistas não cadastrados na Prefeitura lotam prédio da Câmara Municipal


O prédio da Câmara Municipal de Caxias foi literalmente tomado na tarde desta segunda-feira (11) por centenas de mototaxistas não cadastrados na Prefeitura e que ainda não estão adequados conforme o Projeto de Lei aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito Léo Coutinho. Eles vieram atrás do apoio dos vereadores para discutir a decisão que promete deixar "sem o ganha pão" centenas de pais de famílias que atuam no serviço mototáxi em Caxias. 
Unidade Básica de Saúde do Conjunto Cohab será inaugurada nesta quarta-feira (13)


A Prefeitura de Caxias se prepara para entregar mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Caxias. Desta vez, o bairro contemplado é o Conjunto da Cohab e região. 

Moradores do Conjunto Cohab, dos bairros: Mutirão, João Viana, Bela Vista e adjacências estão convidados para a inauguração da UBS, que acontecerá nesta quarta-feira (13), às 16h30, na avenida Quatro, Conjunto Cohab.

O prefeito Leo Coutinho estará presente no evento. Em seguida à inauguração, um médico e um dentista já estarão atendendo na Unidade de Saúde.

A UBS vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 8h ao meio-dia, e das 14h às 18h.


Motorista atropela um homem e derruba muro de residência no Conjunto Eugenio Coutinho
 
Por volta das 06h30min desta segunda-feira, 11, a Policia Militar registrou um acidente com lesões corporais e danos materiais de grandes proporções.(foto).

Segundo informações de populares que presenciaram o fato, a condutora do Ford Fiesta, de placas NKS– 7955 de Aparecida-GO, identificada como “Edil Mirele, há informações de que a mesma estaria conduzindo o veículo alcoolizada, perdeu o controle, subiu na calçada e chocou-se contra um muro portão da residência de número e nome da rua não divulgado, antes derrubou um poste e atropelou um homem, que estava colocando o lixo na porta de casa para ser coletado pelo carro coletor. 

Após a colisão, o Corpo de Bombeiros e a PM foram acionados até o local do acidente. A condutora e um passageiro, que nada sofreram, foram conduzidos até a Delegacia de Policia. O homem que foi atropelado pelo Ford Fiesta chama-se Delmar Ribeiro, tem 36 anos, é soldado, servindo como salva vidas na Brigada do Corpo de Bombeiros. Soldado Ribeiro sofreu fratura na perna direita, ele foi submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital Geral, seu estado de saúde é estável, e não corre nenhum risco de vida. 

foto/Diário de Caxias
Falta de cuidado da população!!


Lixo doméstico e resto de material de construção

A falta de cuidado da população com o lixo doméstico, além de restos de materiais de construção jogados indiscriminadamente em terrenos baldios particulares e públicos, esquinas e até em frente às casas tem provocado insatisfação de alguns moradores de diferentes bairros em Caxias, como mostra a foto, lixo lançado as margens da via férrea no Conjunto da Galeana, região central da cidade, por pessoas mal educadas. 

De acordo o morador, que não quis se identificar, o trabalho de limpeza nos terrenos públicos que acabam servindo de 'lixões', acontece, mas, pouco tempo depois, o lixo volta a ser jogado no mesmo local. São garrafas de vidro, fraldas descartáveis, sacolas plásticas, móveis, entre outros, que ficam expostos a céu aberto poluindo o meio ambiente e colocando em risco a saúde das pessoas.Esses locais acabam abrigando objetos que servem de criadouros do mosquito da dengue.

Dengue
Desde o início do ano até o dia 18 de abril, o país já registrou 745,9 mil casos de dengue – um aumento de 234,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 223,2 mil casos da doença. Os números foram pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o balanço, a Região Sudeste apresenta a maior incidência de dengue, com 575,3 casos para cada 100 mil habitantes (489.636 casos no total); seguida das regiões Centro-Oeste, com 560,7 para cada 100 mil habitantes (85.340 casos no total); Nordeste, com 173,7 para cada 100 mil habitantes (97.591 casos no total); Sul, com 159,8 para cada 100 mil habitantes (46.360 casos no total) e Norte, com 156,6 para cada 100 mil habitantes (27.030 casos no total).
Câmara Municipal homenageia servidoras pelo Dia Das Mães


Para comemorar a passagem do Dia das Mães, a Câmara Municipal de Caxias ofereceu, na manhã desta segunda-feira (11), um café da manhã a todas as funcionárias do órgão, que ainda foram presenteadas. A iniciativa dessa comemoração partiu da presidente da Casa, Ana Lucia Ximenes, que contou com o apoio dos demais colegas vereadores.
Na mensagem dirigida às servidoras do parlamento, a vereadora presidente, Ana Lucia Ximenes, reconhece a importância destas que, junto com os demais servidores homens, ajudam com seu trabalho a instrumentar a ação dos vereadores, em favor da população da cidade.A chefe da Casa destacou ainda a importância da homenagem, como sendo uma forma de agradecer a contribuição da mulher e mãe na conquista por uma sociedade mais igualitária e humana.
O oficio de ser mãe é recompensador, vamos pedir a Deus que proteja nossos filhos e que possamos aprender com eles, com nossos acertos e também os erros. As vezes surgem problemas, mas quem não tem problema, não vive. E a todas vocês que nos honram com o seu trabalho só tenho a desejar muitas felicidades e que Deus abençoa a todos nós, juntamente com nossos filhos”, destacou Ana Lucia.
Comemoração
Sobre a iniciativa de comemorar, o Dia das Mães com o oferecimento de um café da manhã para as servidoras, Rosana Rodrigues, funcionária lotada no setor de recepção da Casa, considera a ação “justa e louvável, uma medida que, realmente, vem homenagear e valorizar as mulheres, mães e servidoras da Casa”. Allanessa Vieira, lotada no setor de Segurança, comunga da opinião da colega, ela destaca que “sem dúvida nenhuma, essas medidas só vem aumentar a valorização das servidoras mulher e mãe ao mesmo tempo”. 
A presidente da Casa, Ana Lucia, entregando o presente da servidora Allanessa 



Prefeito de Matinha repassou quase R$ 5 milhões para empresa controlada pelo agiota Pacovan

do Atual 7 

 É complicada a situação do prefeito de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, o “Beto Pixuta”, um dos 52 gestores arrolados na lista da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) por envolvimento no esquema de agiotagem e desvio de recursos públicos em prefeituras do Maranhão.


De acordo com as investigações, Pixuta repassou quase R$ 5 milhões para uma das construtoras operadas pelo agiota Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como “Pacovan”, preso durante as operações “Morta Viva” e “Marajá”, há cerca de uma semana.

Toda a verba pública escoou dos cofres da Prefeitura de Matinha por meio de mais de dez aditivos a um contrato para execução de obras e serviços de recapeamento asfáltico de única rua no município, que até hoje não recebeu qualquer camada de breu, e de construção de uma praça e um posto de saúde, que até hoje não foram construídos.

Com sede em São Luís, a empreiteira utilizada pelo agiota “Pacovan” para receber dinheiro emprestado durante a campanha eleitoral também garfou verba pública em outras oito prefeituras, sendo cinco comandadas por investigados pela Polícia Civil e Gaeco por agiotagem e outros três prefeitos que também podem entrar na lista da máfia. Clique aqui para continuar lendo.
Mototaxistas piratas 

Mototaxistas protestando na Camara Municipal - foto arquivo
Segundo informações de uma fonte do Blog, os mototaxistas que ainda não estão regularizados junto à Secretaria Municipal de Transito e Transportes (STRANS) devem realizar no inicio desta semana uma manifestação de protesto contra possíveis apreensões de motos e  irão pedir um prazo maior com o aumento do números de vagas para que eles possam se regularizar junto à Prefeitura de Caxias.

Centenas de mototaxistas piratas  deverão participar do protesto, que percorrerá as principais ruas do centro da cidade, finalizando na Câmara Municipal. Lá, eles com apoio da bancada oposicionista de vereadores esperam conseguir um prazo maior junto a STRANS para se regularizarem e consequentemente continuarem exercendo a profissão. 

A manifestação acontecerá menos de uma semana depois que os profissionais devidamente regulamentados junto a Prefeitura  receberam os novos coletes padronizados e a confirmação que haverá uma fiscalização rigorosa dos órgãos competentes em cima dos "piratas". Segundo estimativas da STRANS, mais de 3.000 mototaxistas não regularizados trafegam irregularmente por Caxias, enquanto há cerca de 1.600 regularizados trafegando e transportando passageiros com segurança e responsabilidade. 

Para os mototaxistas irregulares que confirmaram participação no protesto, a quantidade de vagas determinadas pela STRANS é pequena. “Somos mais de três  mil mototaxistas e eles querem determinar um numero X. São poucas vagas para a demanda de Caxias”, afirma, Lourival Sousa, 45, profissional não regularizado que pediu pra não ser divulgado o nome do local onde faz ponto como mototaxista. 

A principal reivindicação dos mototaxistas não cadastrados é que as fiscalizações intensas só comecem em longo prazo para que todos tenham tempo hábil para a regularização. “Sou a favor da padronização das motos e também da legalização, mas quero que seja dentro de um prazo justo, como que nós vamos poder nos legalizar sem trabalhar? Aí não tem condições”, afirmou Lourival Sousa.