quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Crianças da zona rural de Caxias recebem brinquedos doados pela Equatorial Maranhão


Perceber a necessidade do próximo é fundamental para o crescimento pessoal e profissional, e ações simples podem fazer a diferença na vida de muita gente. Por isso, além de levar energia elétrica segura e de qualidade para muitas localidades do Estado, as equipes técnicas da Equatorial Maranhão também procuram levar solidariedade sempre que possível.

Recentemente, moradores do povoado Baixa de Palha, zona rural de Caxias, tiveram suas casas queimadas por causa de um incêndio na vegetação e isto ocasionou grandes transtornos para as famílias, inclusive falta de energia. As equipes de plantão da Equatorial Maranhão trabalharam intensamente para que a energia fosse normalizada com segurança para todos. Durante o trabalho realizado na comunidade, as equipes perceberam a presença de muitas crianças e decidiram ajudar de alguma forma. “Em julho, realizamos um treinamento e com a participação dos colaboradores de Caxias fizemos uma arrecadação. Diante da situação que vimos depois do incêndio, decidimos levar brinquedos para as crianças da comunidade”, destacou Ricardo Lima, Líder de Serviços de Rede da Distribuidora.


Ações como essas são realizadas pela Equatorial Maranhão constantemente com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social do Estado e levar solidariedade para os que mais precisam. A Companhia também tem se empenhado em minimizar os impactos da pandemia, por isso, toda ajuda é importante. As equipes de Timon realizaram doação de material de construção para uma família de baixa renda na zona rural do município recentemente e fizeram também a troca de todas as lâmpadas da casa por lâmpadas de LED, que são mais econômicas. Já em Codó, os colaboradores também identificaram algumas famílias em situações de vulnerabilidade na zona rural, por isso, entregaram cestas básicas na região. Todas as entregas foram realizadas seguindo as orientações dos órgãos de saúde para conter o avanço da Covid-19.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

PL sai fortalecido das eleições no MA

Deputado federal Josimar do Maranhãozinho, presidente do PL no 
MA, com o prefeito eleito de A Altas Kedson Lima (PL) (foto de
arquivo)

Que o deputado federal Josimar Maranhãozinho tem uma forte liderança no interior maranhense todos já sabem, mas essa eleição o consolida  também na capital e cidades metropolitanas. Em São Luís, o candidato apoiado por ele, Duarte Júnior (Republicanos), com a vice do PL Fabiana Vilar, vai para o segundo turno, o PL venceu na terceira maior cidade do estado São José de Ribamar e ainda em Raposa.

O PL (Partido Liberal) venceu em Aldeias Altas. A vitória do candidato a prefeito pelo partido, Kedson Lima, decretou o fim de uma hegemonia no município que já durava 16 anos. 

O cenário político aponta um fortalecimento excepcional de Maranhãozinho, a sua liderança chega em todas as regiões do estado e seu nome como pré-candidato a governador tem amadurecimento muito, hoje, o PL é o partido que mais se fortaleceu nessas eleições. Confira a lista das cidades que o PL venceu. 

  1. Aldeias Altas
  2. Araguanã
  3. Raposa
  4. Boa Vista Gurupi
  5. Santa Luzia Paruá
  6. Maracaçumé
  7. Maranhãozinho
  8. Centro do Guilherme
  9. Zé doca
  10. São José de Ribamar
  11. Cachoeira Grande
  12. Presidente Juscelino
  13. Morros
  14. Satubinha
  15. Nova Iorque
  16. Chapadinha
  17. Barra do Corda
  18. Igarapé do Meio
  19. Santana
  20. Miranda
  21. Alto Alegre do Maranhão
  22. Vila Nova dos Martírios
  23. Estreito
  24. Vitória Mearim
  25. Serrano
  26. Alcântara
  27. Porto Rico
  28. Cândido Mendes
  29. Conceição Lago Açu
  30. Pio XII
  31. Bela Vista
  32. Gov. Newton Bello
  33. Bacuri
  34. Carolina
  35. Tufilândia
  36. São Bento
  37. Viana
  38. Bom Jardim
  39. Monção
  40. Formosa Serra Negra
  41. Buriti

Maranhão elegeu apenas 37 mulheres no 1º turno para o Executivo Municipal 


Dos 216 prefeitos eleitos no Maranhão, apenas 37 são mulheres. Esses números equivalem a somente 21,6% da representação feminina nos Executivos municipais maranhenses, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

O Maranhão segue na onda dos outros Estados que elegeram menos da metade dos candidatados do sexo feminino.

Segundo o TSE, no Brasil, não houve mudança em relação à proporção de mulheres que foram eleitas para o Executivo no primeiro turno das eleições de 2016. Há quatro anos, 11,7% dos prefeitos eleitos eram mulheres.

Os índices estão muito abaixo da proporção encontrada na país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, 51,8% dos brasileiros são mulheres.

Proporcionalmente, o estado que elegeu mais prefeitas foi Roraima. Dos 14 eleitos no primeiro turno no estado, quatro são mulheres, o que corresponde a 28,6% do total. Em seguida, estão Alagoas (21,8%) e Maranhão (21,6%).

 Câmara de Aldeias Altas renova em 60%

Das onze vagas, seis serão ocupadas por vereadores estreantes. Ribinha do Zé da Rede foi o candidato mais votado


A eleição municipal de Aldeias Altas renovou cerca de 60% dos vereadores do Legislativo Municipal. O vereador Ribinha do Zé da Rede (PP) foi o mais votado, ele se reelegeu com 814 votos. Logo em seguida, Marcos Amorim, do PDT, com 776 votos. Luciano, do PSC, garantiu 577 votos. Logo em seguida, Chico Velho, do PSL, contabilizou 472 votos. Zé Filho da Pinguim, do PP, totalizou 466 votos. Jeová, do PDT, obteve 420 votos e Fernanda Bacelar, do Cidadania, fez 416 votos. Ivaldo Ximenes, do PL, vem logo em seguida com 358 votos. Claudiana do Arudá, do PSC, teve 347 votos. Renéia Ferreira, do PL, obteve 340 votos e Jailson Paiva (PDT) teve 339 votos ocupando a última cadeira do Legislativo.

A coligação do prefeito eleito Kedson Lima (PL) elegeu 5 vereadores. A maior bancada vai pertencer ao PDT com três cadeiras. PL, PP e PSC vem em seguida, cada partido ficou com duas cadeiras. O Cidadania e o PSL fecham o quadro com uma cadeira cada. 

Mais - Os 11 vereadores eleitos serão diplomados em dezembro e irão assumir seus cargos no dia 1º de janeiro de 2021. Após a cerimônia de posse a Mesa Diretora da Casa será eleita e dará posse ao prefeito eleito Kedson Lima e o vice Marcio Gaido. 

Eleitor tem até 60 dias para justificar ausência nas eleições 

Para tanto, é preciso levar documentação que comprove porque não foi possível participar do pleito 


Quem não compareceu às seções eleitorais neste domingo 15, data do primeiro turno das eleições municipais de 2020, tem até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. Para tanto, é preciso levar documentação que comprove por que não foi possível participar do pleito.

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, acessível via internet; ou ainda entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral, sempre acompanhado do documento que comprove a ausência. É possível ainda enviar o requerimento por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito.

Para saber a zona eleitoral à qual está vinculado, o eleitor deve entrar em contato com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado ou fazer a consulta no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Caso o eleitor não compareça no segundo turno, marcado para o dia 29 deste mês, ele terá até o dia 28 de janeiro para estar quite com a Justiça Eleitoral.