terça-feira, 23 de junho de 2015

Deputados maranhenses acompanham CPI da Carceragem em visita a Penitenciaria de Pedrinhas

Agencia Assembleia 

Três deputados estaduais maranhenses acompanharam os integrantes da Comissão de Inquérito Parlamentar da Câmara Federal (CPI da Carceragem) durante visita, nesta terça-feira (23), ao Presídio de Pedrinhas. Os deputados Wellington do Curso (PPS), Professor Marco Aurélio (PCdoB) e Zé Inácio (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, afirmaram que o trabalho da CPI é importante para ajudar a melhorar o sistema prisional do Maranhão.

Antes de irem a Pedrinhas, os cinco integrantes da CPI da Carceragem, entre eles os deputados federais maranhenses Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS), foram recebidos pelo presidente da Assembleia, Humberto Coutinho (PDT), que parabenizou a Comissão pelo trabalho. Weverton Rocha apresentou os colegas deputados federais a Humberto e eles conversaram sobre os objetivos da CPI no Estado e no restante do país. Depois foram ao Plenário e a sessão foi suspensa para que todos os deputados estaduais pudessem dialogar com os parlamentes da Comissão.

Superlotação

A visita a Pedrinhas foi feita por solicitação de Eliziane Gama, mas os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da CPI, Alberto Fraga (DEM-DEF), e pelo primeiro vice-presidente Laudílvio Carvalho (PMDB-MG), além do paraense Edmilson Rodrigues (PSOL) e de Weverton Rocha. Todos registraram o problema da superlotação dos presídios que afeta todo país, com presos que já cumpriram as penas, mas ainda não foram soltos.

Na visita a Pedrinhas, que começou por volta das 11 horas e durou cerca de duas horas, os deputados conversaram com presos que relataram o drama que muitos enfrentam. O deputado Weverton Rocha, por exemplo, recebeu uma carta de um dos presos e assegurou que o trabalho da CPI vai permitir resultar em uma radiografia do sistema prisional do Estado. Elogiou também a iniciativa do governador Flávio Dino (PCdoB), de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o presidente do STF, para permitir a conclusão de presídios e construção de outros.

Os presos fizeram vários relatos dos problemas de superlotação que enfrentam. Ao final da visita, o deputado Marco Aurélio disse que, decorridos seis meses de governo, já é possível sentir melhorias no presídio, mas a situação ainda não é a ideal por não diminuir a superlotação, nem a ressocialização.

O deputado Zé Inácio informou que será feito um relatório pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, mostrando a situação, que segundo ele, é classificada como de “de total abandono”. O parlamentar do PT afirmou que o Estado tem o dever de punir os criminosos, mas precisa oferecer prisões dignas. Wellington do Curso fez crítica na mesma linha e denunciou superlotação do sistema prisional do Estado.

A visita da CPI foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e da Comissão Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos, pelo juiz Fernando Mendonça e pelo senador Roberto Rocha (PSDB), além do diretor do presídio e do secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Murilo.
Começa nesta quarta-feira o São João em Caxias 

Quadrilha Caipira da Associação de Quadrilhas do bairro Galeana será uma das atrações no Arraial do São João caxiense 2015
Dezenas de grupos folclóricos – Danças Portuguesas,  Bumba-Bois (de vários sotaques), Quadrilhas, Tambor de Crioula, Dança do Lili,  as melhores bandas de forró e sertanejo universitário da região e do circuito nacional, artistas da terra, dentre outras – irão animar o festejo junino do município de Caxias, festa organizada pela administração do prefeito Léo Coutinho, com apoio do Governo do Estado e que será oficialmente aberta nesta quarta-feira (24), tendo prosseguimento até o próximo dia 28.

A programação,  recheada de atrações, será desenvolvida no Arraial de São João instalado no Parque da Cidade.

A exemplo dos anos anteriores, esquemas nas áreas da segurança, saúde, limpeza e iluminação pública, por exemplo, foram organizados para oferecer comodidade aos caxienses e visitantes.

Na área da segurança, além de seguranças contratados pela Prefeitura, homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal estarão trabalhando no Arraial do São João no Parque da Cidade e em pontos estratégicos da cidade durante todo o evento. 

As unidades de saúde, do Conselho Tutelar e do SAMU estarão operando com equipes médicas reforçadas e mais ambulâncias.
Vereadora Irmã Nelzir é autora do Projeto de Lei que institui a Semana Antidrogas no municipio de Caxias 

Somente para lembrar, a Semana Antidrogas, no município de Caxias aberta oficialmente nesta segunda-feira, 22, em solenidade na Prefeitura, foi instituída através do Projeto de Lei 040/2014 de autoria da vereadora Irmã Nelzir, aprovado na Sessão Plenária de 05 de novembro de 2014 e sancionada pelo prefeito Léo Coutinho no dia 05 de janeiro de 2015.

De acordo com o Projeto de Lei, o objetivo desta semana é mobilizar as escolas públicas e particulares, as entidades de classe, poder público e privado e a comunidade em geral, para conscientizar as crianças, adolescentes e jovens dos males causados pelo uso de entorpecentes e também de bebida alcoólicas. 

Cópia do Projeto de Lei 040/2014


Cópia da Lei 2.193/2015 sancionada pelo prefeito Léo Coutinho 




Parentes aguardam retorno de maranhenses resgatados em SP  


Parentes de trabalhadores maranhenses resgatados em Ribeirão Preto (SP) agora buscam recursos para o retorno deles ao Maranhão. Um grupo de quase 100 pessoas de São Mateus do Maranhão, viajou durante dois dias em condições precárias até a cidade no interior paulista com a promessa de emprego certo oferecido por duas empresas. Quando chegou lá, o grupo se deparou com uma ilusão: tratava-se de um golpe com falsa promessa de emprego.

Parente de dois trabalhadores, Izabel Braga (foto abaixo) disse que já enviou dinheiro para os primos Lourenço Natividade Braga, de 25 anos, e Evandeilson dos Santos Braga, 22, para que eles retornem ao Maranhão.

"Eles já têm o costume de viajar e para trabalhar fora, mas, dessa vez, foram surpreendidos", disse.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Mateus do Maranhão Valentin de Sousa afirma que é prática comum que grupos de trabalhadores maranhenses viagem para outros Estados em busca de oportunidades de emprego.


Os trabalhadores foram encaminhados para a Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante/Itinerante e Morador de Rua (Cetrem) de Ribeirão Preto, onde ninguém está autorizado a falar sobre o assunto.

Ninguém do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Comitê Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, foi encontrado para falar sobre o assunto.
Menor de idade é executado na frente da mãe 


O menor suspeito de ser o autor do disparo que atingiu o tenente Diniz, na Cidade Olímpica, em São Luis, foi morto na noite de ontem (22), logo após deixar a Delegacia da Cidade Operária.

O adolescente havia sido apreendido após confronto com a polícia e encaminhado pra prestar depoimento. Mas, na presença do delegado de plantão, não foi reconhecido por nenhum dos policiais que participaram da ação.

Ao sair da delegacia, ele estava num táxi com a mãe quando foi abordado por dois homens em uma moto. Um dos suspeitos disparou. A vítima morreu na hora.

com informações do blog do Gilberto Leda 
Convite

Filie-se no PSL - Partido Social Liberal 17, dispute as eleições 2016 e seja vencedor. 
Entre em contato com os dirigentes do PSL no seu municipio. 
De já agradecemos aos correligionários e amigos.
Luciano Bivar
Presidente Nacional
Francisco Carvalho
Presidente Estadual
Penúltima sessão na Câmara antes do recesso é marcada por denuncia 


A Câmara Municipal de Caxias  realizou na noite desta segunda-feira (22) a penúltima sessão ordinária do primeiro semestre antes do recesso parlamentar que terá inicio a partir de quinta-feira  (25). O período de recesso legislativo vai até o dia 02 de agosto.  

A sessão foi marcada por uma grave denuncia do vereador Durval Junior. Segundo o edil, que usou o pequeno expediente, existe um esquema de favorecimento nas licitações onde empresas cadastradas e com endereços fixos estão sendo prejudicadas por outras existentes apenas em blocos de notas fiscais. O governista Durval, que uma vez por outra surge com denuncias, mas depois recua, disse que vai aprofundar as investigações para esclarecer com mais detalhes os fatos. Vamos aguardar o retorno do recesso parlamentar para vermos se a denuncia terá procedimento. 

Os vereadores Mario Assunção e Neto do Sindicato fizeram uso do pequeno expediente e elogiaram os festejos juninos, que estão sendo realizados com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, nos povoados Sossego e Bonito na zona rural do municipio. Assunção foi mais incisivo no seu pronunciamento, elogiou também a recuperação da estrada vicinal do povoado Buenos Aires e a construção do ginásio poliesportivo no Sossego. 

O oposicionista Fábio Gentil usou a palavra e falou da falta de incentivo ao esporte caxiense por parte do poder publico municipal. De acordo com Gentil, o esporte amador é o que mais sofre as consequências com a suposta falta de apoio citada pelo parlamentar em seu discurso.

As palavras de Fábio Gentil foram rechaçadas pela vereadora Thais Coutinho que desmentiu o colega da bancada de oposição. Thais citou vários exemplos de como o governo municipal tem incentivado o esporte amador caxiense, com doações de material esportivo, como bolas, chuteiras e outros tipos de acessórios para os atletas. 

A vereadora Benvinda também usou a palavra no pequeno expediente para criticar o governo municipal. A parlamentar endossou as palavras do vereador Luis Carlos, que faltou com a verdade mais uma vez, acusando a falta de merenda escolar nas escolas da rede municipal de ensino. 

Em suas considerações finais, a presidente Ana Lucia anunciou que a sessão legislativa desta quarta-feira, 24, será a ultima do primeiro semestre. Por conta da abertura do Arraial da Prefeitura, a chefe do Legislativo quis antecipar o horário da sessão de 18 para às 17hrs, o que não foi aceito pela maioria dos parlamentares presentes na sessão.


Aprovação do governo Flávio Dino continua em alta, mas ainda é menor do que a obtida no mês de fevereiro 


Aquiles Emir - O governador Flávio Dino (PCdoB), baseado nos números divulgados neste domingo pelo Jornal Pequeno, referentes a uma pesquisa realizada pelo Instituto DataM, tem razões de sobra para comemorar, pois a avaliação positiva dos cinco primeiros meses de sua gestão seria de 74%.

Comparada ao último levantamento, realizado pelo Instituto Exata, em abril, a pesquisa mostra que houve um aumento de dois pontos percentuais, já que naquela os índices de Excelente e Bom eram de 72%, mas na comparação com o primeiro levantamento do Exata, em fevereiro, estaria com três pontos a menos.

De acordo com o DataM, as entrevistas de campo foram realizadas entre 08 e 15 de junho e a margem de erro seria de dois pontos, para mais ou para menos. "Os dados mostram que há uma aprovação muito estável do governo Flávio Dino", aponta o relatório analítico do DataM, que destaca ser a região Sul a que mais aprova a administração do comunista, onde a avaliação positiva chega a 82% dos entrevistados.

Ainda de acordo com o instituto, os índices de reprovação se mantêm na faixa dos 23%. O saldo da diferença entre os que acham o governo ótimo ou bom e ruim ou péssimo ficam entre 27% e 26%.

Apesar de alta, a avaliação é menor do que a da primeira pesquisa do Exata, realizada entre 05 e 08 de fevereiro, quando foi avaliado o primeiro mês da nova gestão. Naquela oportunidade o governo era aprovado por 77%, isto é, três pontos a mais do que o verificado agora pelo DataM.