quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dez cidades do MA pedem força federal nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão analisará os pedidos de envio de força federal para 10 municípios maranhenses durante as Eleições 2014. Os pedidos devem ser analisados na sessão desta quinta-feira (4).

As solicitações foram feitas pelos juízos dos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Benedito Leite, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Nova Olinda, Santa Luzia, São Mateus, Santa Luzia do Paruá e Zé Doca.

A solicitação de força federal em uma eleição é feita pelo juiz eleitoral diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral, via ofício, e-mail, fax ou telefone.

Ao receber o pedido, o TRE avalia e encaminha a solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral que, após a análise dos argumentos, aprova ou não o envio das tropas.
Acidente na MA-123 deixa uma vitima fatal


Um acidente na tarde desta quarta-feira (03), por volta das 13h, deixou uma pessoa morta e outra ferida  na MA- 123.

Mathânia Torres dirigia um Fiat Uno de cor branca, segundo informações, ela seguia no sentido Coelho Neto/Afonso Cunha e próximo ao povoado Capoeira, em uma ladeira, perdeu o controle do veiculo, caindo em um barranco. Com o impacto, a vitima, tudo leva a crer, não usava o cinto de segurança, foi lançada a uma distancia de 15mts, batendo com a cabeça em uma pedra e veio a óbito ainda no local.


Ainda de acordo com informações obtidas através do blog do Franco Filho, a vitima estava acompanhada de uma outra pessoa, identificada como Josélia Lima, ela sofreu leves escoriações pelo corpo e não corre risco de morte.

Mathânia Torres [foto] era uma pessoa bem relacionada na cidade de Afonso Cunha, onde exercia o cargo de gerente comercial de uma Loja filial, cuja a matriz é em Coelho Neto, com outras filiais em Duque Bacelar e Buriti de Inácia Vaz.

Nota do blog
O trecho onde aconteceu o acidente que vitimou Mathânia Torres é muito perigoso. A MA-123 passa pelo processo de pavimentação asfáltica, talvez por estar ainda mal sinalizada, tenha contribuído para provocar o fatídico acontecimento que vitimou está jovem senhora, que deixa na orfandade, três filhos menores.

fotos: Portal Virou Noticia     
Limpeza nos cemitérios e manutenção nos bairros da cidade

Equipe da Secretaria de Limpeza Publica de Caxias iniciou na terça-feira, 02, capina, retirada de entulho  e manutenção do cemitério São José no bairro Fazendinha. Segundo o secretário Edilson Martins, a preparação deve-se ao grande fluxo de pessoas ao local, com a proximidade do Dia de Finados, faltando 60 dias para a data consagrada aos que já partiram desta vida aqui na terra. 

Todos os cemitérios da cidade passarão por este tipo de trabalho. Equipes da SAMAL trabalharão simultaneamente nos locais onde estão sepultados os restos mortais de entes queridos  dos caxienses. 

Outros serviços de capina e retiradas de entulhos estão sendo executados por equipes da Secretaria de Limpeza, desta feita nos bairros Eugênio Coutinho, Hélio Queiroz, Padre Mendes, Dinir Silva, Trizidela, além da implantação da coleta de lixo no bairro Luisa Queiroz, nos dias de terça-feira e sábado, trazendo mais saúde e dignidade aos moradores. O local está passando por serviços de melhoria na infraestrutura, como novas ruas e empiçarramento das vias.
Suspeitos de emboscada contra repórteres da TV GLOBO são soltos

Os quatro suspeitos de participarem da emboscada contra uma equipe de reportagem da TV Globo, em julho deste ano, na cidade de Anapurus no Maranhão, foram colocados em liberdade.

Nessa terça-feira (2), a juíza Maria da Conceição Privado Rego, responsável pela a comarca de Brejo, concedeu um alvará de soltura para: Jairo Lisboa de Sousa; Manoel Francisco Monteles; Agnaldo Henrique Alves; e o policial militar Raimundo Silva. Os suspeitos estavam presos no Comando Geral da Polícia Militar, em São Luís.

Entenda o caso
No mês de julho, uma equipe do programa Fantástico, da TV Globo, estava na cidade de Anapurus fazendo uma reportagem investigativa. Os profissionais da imprensa estavam almoçando em um posto de combustível, quando foram abordados por sete homens armados. Eles interceptaram o carro dos repórteres e levaram uma câmera e equipamentos de gravação.

Segundo a emissora, a equipe produzia uma reportagem sobre obras superfaturadas em cidades do interior do Estado. De acordo com o advogado Márcio Endles, que representa a prefeita do município de Anapurus, Tina Monteles, negou que a prefeitura tenha participação no crime.

O advogado alega que, a prefeita tem todo o interesse na apuração do caso, e que não há motivos para que o município esteja envolvido no crime, tendo em vista que, não há nenhuma investigação contra o órgão e não há provas
Policia captura um dos envolvidos na explosão e assalto do BB de Aldeias Altas

Preso por volta das 17h desta terça-feira (2), Breno Daniel de Sousa, 22 anos. Ele é integrante do bando que explodiu na madrugada do mesmo dia a agência do Banco do Brasil no município de Aldeias Altas.

A prisão de Breno ocorreu numa área de difícil acesso do Povoado São Lourenço, zona rural de Codó, onde equipes de captura do 2º BPM, com auxilio da polícia militar de Codó faziam buscas.

Ainda houve troca de tiros entre bandido e policiais. Com Breno a polícia apreendeu duas motocicletas, supostamente utilizadas no assalto, uma marreta, capuz e um vergalhão usado por quadrilha especializadas em assaltos.

Para a polícia, o acusado confessou participação no assalto e informou a participação de um quinto elemento. Breno reside em Teresina, mas, agora está à disposição da Justiça na CCPJ de Caxias.

Assalto
Por volta das 2h da madrugada de desta-feira (2), uma quadrilha com 5 homens, fortemente armado promoveu pânico e destruição na cidade de Aldeias Altas. Eles detonaram a agência do Banco do Brasil naquele município e fugiram em duas motocicletas. A gerência do BB não divulgou o valor levado pelos criminosos.

A polícia mantém buscas na região para tentar localizar e prender os outros integrantes da quadrilha.

com informações do NOCA 

Exata: Flávio Dino mantém vantagem de 30 pontos

A TV Guará divulgou nova rodada de pesquisa Exta/Guará/Fiema. Na consulta estimulada sobre a disputa para o Governo do Estado, o cenário não apresentou mudanças. O candidato com melhor desempenho, Flávio Dino (PCdoB), manteve os mesmos 30 pontos percentuais de vantagem sobre o seu principal oponente, Lobão Filho (PMDB). Na pesquisa anterior Dino aparecia com 56% das intenções de voto, agora tem 55%. Lobão Filho também caiu um ponto e agora tem 25%. Veja o gráfico:

graficogovernador

 Na sondagem espontânea, Flávio Dino subiu de 30% para 34%. Lobão Filho que aparecia com 13% das intenções de voto, agora tem 14%. A pesquisa espontânea é aquela na qual não é apresentada a lista com o nome dos candidatos. Nesse caso o nome da governadora Roseana Sarney (PMDB) foi lembrado por 1% dos entrevistados. 

A sondagem foi realizada pelo Instituto Exata entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regiões do estado e a ilha de São Luís. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram questionadas as intenções de voto para governador e senador – levantamento que foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o protocolo MA – 00038/2014 – e também foi observada a intenção de voto para Presidente da República, consulta que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR – 00482/2014.

Rejeição
Na consulta sobre a rejeição dos candidatos, Lobão Filho reduziu um ponto percentual, baixando de 39% para 38%. Flávio Dino também diminuiu sua rejeição de 16% para 15%. 

rejeicaogovernador

 

Implantado em Caxias o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica 


Teve inicio na segunda-feira, 01, no auditório do SAMU Regional de Caxias, a capacitação para a implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica - Hórus. Participam do curso representantes de 17 municípios da região.

O sistema visa qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica no SUS e permite, entre outras funcionalidades, o controle de estoques, a rastreabilidade dos medicamentos distribuídos e dispensados, o agendamento das distribuições, o conhecimento do perfil de consumo, o acompanhamento do uso dos medicamentos e ainda a geração de dados para o desenvolvimento de indicadores de assistência farmacêutica para auxiliar no planejamento, avaliação e monitoramento das ações nessa área. 

Representantes dos municípios de Caxias, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar Timom, São João do Sóter e Parnarama participaram da capacitação nos dias 01 e 02. Nesta quarta-feira, 03, e quinta-feira, 04, serão capacitados os municípios de Matões, Peritoró, São Francisco do Maranhão, São Mateus, Timbiras, Alto Alegre, Codó e Coroatá. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vinicius Araújo, o Sistema Hórus, está integrado ao Cartão Nacional e ao Cadastro de Estabelecimentos de Saúde, - o sistema pode ser utilizado também pelas Secretarias Estaduais de Saúde no acompanhamento da distribuição de medicamentos aos municípios. Por meio dessa integração os usuários do Sistema Hórus conseguem visualizar o estoque e as dispensações realizadas por todos os estabelecimentos de sua rede municipal de Saúde, disse o secretário.