sexta-feira, 22 de julho de 2022

Fábio Gentil realizará grande ato politico neste sábado, com Carlos Brandão, Flavio Dino e Felipe Camarão 


Neste sábado (23), no Ginásio da UniFacema, Fábio Gentil realizará um grande ato político que contará com a presença da pré-candidata a deputada federal, Amanda Gentil, da deputada Daniella, do governador Carlos Brandão, do pré-candidato ao Senado Flávio Dino e do pré-candidato a vice-governador Felipe Camarão.

O evento é o primeiro passo para apresentar sua “chapa” para os caxienses. É esperado mais de 4 mil pessoas para esse evento. Fábio Gentil vem demonstrado grande liderança no leste maranhense e encabeça a pré-campanha de Carlos Brandão à governador. 

Carlos Brandão esteve na cidade cumprindo agenda nesta sexta-feira, passará por Timon e voltará para o ato político em Caxias no sábado.

PF realiza operação para apurar fraudes de R$ 1,7 milhão em auxilio emergencial no MA  

A Polícia Federal deu início, nesta sexta-feira (22), a operação ‘Escamoteio’, que investiga uma organização criminosa responsável por fraudes relacionadas ao uso inapropriado de dinheiro do Auxílio Emergencial.

A ordem para busca e apreensão, expedida pelo poder judiciário do Mato Grosso, foi realizada nos municípios de Imperatriz e Açailândia, distantes 629 km e 562 km de São Luís, respectivamente, e em mais quatro estados do país.

De acordo com a PF, foram cumpridos, no Maranhão e em mais cinco estados, 18 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, quatro mandados de prisão e dois mandados de suspensão de exercício de função pública, deliberados pela justiça do MT. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 1,7 milhão.

A ação do grupo criminoso, segundo as investigações, adulterava informações dos clientes, utilizando o aplicativo ‘Caixa Tem’. Os valores acessados eram, então, transferidos para as contas dos envolvidos, que realizavam o pagamento de boletos ou efetuavam saques em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. Todos os pagamentos, contudo, são referentes ao primeiro semestre de 2022.

Maranhão tem oito cidades com mais eleitores do que a população estimada pelo IBGE 

Do G1 MA – O Maranhão tem oito cidades que possuem mais eleitores do que a população atual estimada, é o que aponta um levantamento do g1, divulgado nesta sexta-feira (21), com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São quatro cidades a mais com o número de eleitores superior ao de habitantes do que o registrado nas Eleições de 2020 no Maranhão.

Em 2022, os municípios que ocupam essa posição no Estado são: Porto Rico do Maranhão, Junco do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, Afonso Cunha, Santo Antônio do Lopes, Graça Aranha, Tufilândia e Sambaíba. Sendo que as quatro primeiras cidades já estavam nessa condição nas eleições de 2020.

Entre as cidades, Porto Rico do Maranhão é a que tem a maior diferença entre o número de eleitores com o da população. De acordo com o TSE, a cidade possui 1.178 eleitores a mais do que o número de habitantes, que é de 5.936.

A menor diferença é em Sambaíba. Com uma população de 5.686 habitantes, o município possui 5.692 eleitores cadastrados. Com isso, a diferença é de apenas 6 eleitores.. Veja os detalhes em cada município:

Câmara Municipal de Caxias realiza Ciclo de Palestras de Férias

Com a palestra “Empreendedorismo – Desafios e oportunidades”, a Câmara Municipal de Caxias (CMC) encerrou, nesta quinta-feira (21), o Ciclo de Palestra de Férias que o legislativo promoveu para a comunidade caxiense no período de recesso do trabalho parlamentar da Casa. O foco das palestras teve por objetivo despertar nos interessados que compareceram ao auditório Vereador Marcelo Tadeu de Assunção o interesse por temas que são comuns no meio administrativo, mas que ainda são desconhecidos para a maioria das pessoas que estão ou pretendem entrar no mercado de trabalho, bem como tenham interesse de partir para o empreendedorismo, ou seja, criar o seu próprio negócio para levar a vida.

O ciclo de palestras foi ministrado pelo professor e administrador José Ivan Fernandes, e foi iniciado na quarta-feira (20). Com palestras com duração, em média, de 1h30, o professor recebeu interessados da comunidade que lá foram aprimorar seus conhecimentos com o tema “Desafios da Empregabilidade”, através do qual souberam que existem vários fatores que afetam a empregabilidade no mercado de trabalho, sendo os mais importantes a falta de conhecimento, o baixo nível de educação, o desconhecimento a respeito do processo de globalização, além do fato que as empresas, as indústrias, hoje funcionam em modo automatizado.

Ivan Fernandes esclareceu para os alunos que a empregabilidade, entendida como um conjunto de competências desenvolvidas pelo indivíduo, jamais pode ser retirada dele, e que as bases da empregabilidade que garantem sua estruturação dizem respeito a três fatores: competência, conhecimento e rede de relacionamentos.

Por fim, nesta quinta-feira, o assunto foi “Empreendedorismo – Desafios e oportunidades”, através do qual o professor e administrador demonstrou passo a passo sub-temas como carga tributária, falta de estímulo ao crédito, concorrência alta, a burocracia que cerca as empresas, a escolha do ramo comercial para empreender e como o futuro empresário pretende fazer a sua gestão empresarial.

Para superar tantos entraves, segundo ele, quem estiver disposto a enfrentar o desafio tem que saber explorar as disponibilidades de comércio da região, assim como procurar identificar os nichos naturais de mercado, via de regra pautados em aspectos culturais, de crença, de costumes, além, claro, das inovações tecnológicas que a toda hora estão surgindo e passam a ser de amplo conhecimento através dos meios de comunicação.

Mais

O Ciclo de Palestras de Férias da Câmara Municipal de Caxias foi idealizado pelo vereador Teódulo Aragão, presidente do legislativo caxiense, no intuito de abrir espaço na casa para a comunidade poder aprimorar seus conhecimentos. Para o vereador, o poder legislativo não deve, nos dias de hoje, ficar circunspecto somente ao que estabelece a Lei Orgânica do Município de Caxias e o Regimento Interno do poder, mas ser um espaço aberto também para, além das demandas que costuma reivindicar, a comunidade possa receber serviços públicos, orientações e conhecimentos capazes de melhorar a vida de todos.(Ascom/CMC)