quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Deputados participam do lançamento da 2ª etapa do programa Mais Asfalto

Agencia Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), e outros deputados estaduais participaram nesta quarta-feira (30), no Teatro João do Vale, do lançamento da segunda etapa do programa Mais Asfalto, do Governo do Estado. Na ocasião, foi apresentado um balanço das ações da primeira fase do programa, o que deve acontecer nesta segunda etapa, além da assinatura de um Termo de Compromisso para a execução das obras de construção da estrada que ligará os municípios de Barreirinhas e Paulino Neves, o que deve ampliar o potencial turístico do Maranhão.

O ponto alto da solenidade desta quarta-feira foi o anúncio da construção da estrada que ligará as cidades de Barreirinhas e Paulino Neves, com previsão de início das obras já na próxima semana. O pedido da construção da estrada foi fruto de uma indicação do deputado estadual Vinícius Louro (PR), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia.

"Gostaria de agradecer primeiramente ao nosso governador, por ter atendido um pedido nosso. A segunda fase do Mais Asfalto está beneficiando diversos municípios, o que para nós é um motivo de muita alegria. Uma grande indicação nossa, que foi a construção da estrada que ligará Barreirinhas a Paulino Neves, é uma reivindicação antiga advinda do povo desses dois municípios, que com certeza vai trazer muito progresso para o Maranhão", assinalou o deputado Vinícius Louro.

O presidente da AL, deputado Humberto Coutinho, ressaltou que esta é uma obra que vem para preencher uma lacuna que havia entre os dois municípios e que só tem a beneficiar o turismo d Maranhão. “Existia uma lacuna na Rota das Emoções e a construção desse trecho é de suma importância para o estado”, disse.

AVANÇO
Para o prefeito da cidade de Barreirinhas, Léo Costa, a construção dessa cidade representa um grande avanço não só para o município, mas para todo o Maranhão. Com a obra, os Lençóis Maranhenses serão efetivamente incluídos na Rota das Emoções, junto com os estados do Piauí e Ceará.

"Estamos incluindo a cidade de Barreirinhas na busca de energia alternativa e, como consequência, a construção da estrada vai aumentar o fluxo turístico e isso vai ser muito bom", afirmou o prefeito Léo Costa.

Segundo o prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, esta é uma obra há muito tempo almejada pela população do município. "São 35 km de estrada entre Paulino Neves e Barreirinhas, que será um grande desenvolvimento para o Maranhão, trazendo à tona a potencialidade turística que há tanto tempo esperamos", afirmou.

O governador Flávio Dino (PCdoB) também destacou o aumento do turismo como a principal consequência da construção da estrada. "É uma medida que viabiliza o turismo no nosso estado, de forma que estaremos efetivamente integrados à Rota das Emoções", completou.

MAIS ASFALTO
O programa Mais Asfalto já chegou a mais de 20 municípios maranhenses desde o seu lançamento, no início do ano. O programa é realizado por meio de uma parceria entre as Prefeituras e o Governo do Estado. As obras que estão sendo executadas e planejadas cumprem o importante papel de interligar as regiões, facilitar a circulação da produção e diminuir as distâncias.

Em São Luís, por exemplo, o objetivo do Mais Asfalto é requalificar aproximadamente 120 km de pavimentação asfáltica, distribuída em cerca de 300 vias (entre ruas e avenidas) da capital. No total, serão pavimentadas 296 ruas e avenidas de 17 bairros, com previsão de conclusão até o final deste ano, ajudando a capital maranhense a enfrentar os problemas históricos de infraestrutura urbana.

Outras dezenas de cidades do Maranhão também serão beneficiadas com requalificação de suas ruas, a exemplo os municípios de Pedreiras, São Luís Gonzaga e Lima Campos, que foram uma das cidades contempladas pela segunda etapa do programa.

DEPUTADOS QUE PARTICIPARAM DO LANÇAMENTO
Humberto Coutinho (PDT); Vinícius Louro (PR); Francisca Primo (PT); Carlinhos Florêncio (PHS); Rigo Teles (PV); Fábio Braga (PTdoB); Paulo Neto (PSDC); Professor Marco Aurélio (PC do B); Léo Cunha (PSC); Cabo Campos (PP); Ricardo Rios (PEN); Rogério Cafeteira (PSC); Ana do Gás (PRB); Valéria Macedo (PDT); Júnior Verde (PRB).
Governo Federal vai cortar Programa Farmácia Popular e retirar recursos de UPAS e SAMU  


A fonte secou e, em 2016, não haverá dinheiro suficiente para manter importantes serviços gratuitos de saúde no país: o programa Farmácia Popular e os procedimentos de alta e média complexidade. O Ministério da Saúde vai acabar, já no início de 2016, com o “Aqui tem Farmácia Popular” — uma parceria com grandes redes de drogarias, que oferece descontos de até 90% em remédios. Além disso, avisou que, no último trimestre do ano que vem, não terá mais dinheiro para fazer repasses a estados e municípios.

Na prática, a União terá verbas para repassar às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Serviço Móvel de Urgência (Samu) somente até setembro. O corte de R$ 3,8 bilhões afetará ainda cirurgias eletivas, internações, hemodiálises — em centros médicos conveniados ao Serviço Único de Saúde (SUS), hospitais universitários e unidades da Santa Casa.

No caso do Farmácia Popular, apenas as 460 unidades próprias do governo, que distribuem remédios de graça, serão mantidas. Neste caso, o corte será de R$578 milhões. O programa foi criado em 2006 para a compra de remédios contra colesterol, Parkinson, diabetes, glaucoma e osteoporose, além de anticoncepcional.

O corte do governo federal se materializou na proposta de Orçamento enviada ao Congresso Nacional. Mas o Executivo aposta em emendas parlamentares para tentar recompor, em parte, o rombo na Saúde. A ideia é pretende pressionar os parlamentares a aprovar a medida que destinaria ao setor recursos oriundos do DPVAT (reservados para pagar indenizações em casos de acidentes de trânsito).
 
fonte: Jornal Extra 
Prefeitura incentiva vinda do plano de saúde Uniplam para Caxias 


A Prefeitura de Caxias convida todos os servidores municipais e população caxiense a comparecerem ao coquetel de lançamento do plano de saúde Uniplam em Caxias. O evento acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 8h, no auditório da Prefeitura.

O Uniplam, plano de saúde nascido no Piauí e com mais de 10 anos de mercado, oferecerá cobertura assistencial em atendimento de urgência, emergência 24h, cirurgias, internações, partos e UTI.

Segundo o diretor-geral do Uniplam, Ney Paranaguá, Caxias é uma cidade em pleno desenvolvimento, por isso decidiu-se incluí-la na expansão da empresa. “O projeto inicial é abranger os servidores públicos da cidade, bem como o atendimento à população caxiense”.

Benefícios

Os usuários do plano de saúde de Caxias também terão acesso à cobertura de atendimento no Hospital Centro Médico de Caxias e da rede credenciada, que inclui os centros hospitalares e clínicas em Teresina. Os clientes também poderão usufruir da Rede Amiga, que permite a realização de consultas agendadas e exames ambulatoriais com valores diferenciados.

Ney Paranaguá destaca ainda os benefícios de aderir a um plano de saúde. “Possuir a cobertura de um plano de saúde com rede credenciada em algumas cidades é essencial para garantir a segurança pessoal e familiar. Em Caxias, o Uniplam chega oferecendo pronto-atendimento 24 horas. Além disso, os caxienses que, comumente, procuram Teresina para tratar questões de saúde agora poderão contar com a facilidade de um plano”.

as informações são da ASCOM 

CNI divulga nova pesquisa sobre popularidade de Dilma 

Agência Brasil
Lula Marques / Agência PT
A popularidade do governo Dilma Rousseff teve pouca alteração entre junho e setembro. De acordo com a pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quarta-feira (30), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o percentual de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 9% para 10% no período. Para 21%, o governo da presidenta é avaliado como regular. 

Segundo a pesquisa, 82% desaprovam e 14% aprovam a maneira de a presidenta governar. Na pesquisa anterior, referente a junho, esses percentuais estavam em 83% e 15%, respectivamente. De acordo com a pesquisa, 77% dos brasileiros não confiam na presidenta, enquanto 20% confiam. Em março, esses índices estavam em 78% e 20%, respectivamente.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de setembro, a partir de 2002 entrevistas feitas em 140 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais e, segundo a CNI, o grau de confiança da pesquisa é 95%.
Em Caxias trabalhador morre após cair de caminhão carregado com 47mts de lenha

                                                        imagem ilustrativa da matéria
Na tarde desta terça-feira (29), por volta das 17h, Francisco Oliveira da Silva, de 53 anos, morreu após cair de cima da carroceria de um caminhão carregado com 47mts de lenha. A vitima, que estava em cima da carga de lenha, teria se enroscado em galhos de um pé de caju e foi arremessado para o chão. A fatalidade aconteceu nas proximidades da Cerâmica Queiroz, no bairro Caldeirões. 
Segundo informações, o condutor do caminhão acabou perdendo o controle ao tentar desviar de alguma coisa e terminou jogando o veiculo para o lado do cajueiro. A vitima caiu batendo a cabeça no chão, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimento e faleceu no hospital.

Ainda segundo informações, o caminhão fez a entrega da lenha na Cerâmica Queiroz.
Humberto Coutinho deve deixar o PDT...

Presidente da Assembleia pretende disputar o Senado em 2018, e sabe que terá pouco espaço diante da liderança do deputado federal Weverton Rocha entre os pedetistas; ele estuda entrar no PSDB ou no PPS 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, deve oficializar nos próximos dias a saída do PDT, partido em que está há mais de oito anos.
Pesa na decisão a disputa pelo Senado em 2018.

Coutinho pretende ser o principal candidato à Câmara Alta na chapa do governador Flávio Dino (PCdoB), mas sabe que o deputado federal Weverton Rocha – em franca ascensão política – também sonha com o mesmo posto.

Rocha e Coutinho, inclusive, conversaram sobre a disputa há algumas semanas, e a conversa também pesou na decisão de o deputado deixar a legenda.

O caminho mais provável do presidente da Assembleia é o PSDB, mas não se descarta, também, sua transferência para o PPS, hoje comandado pela deputada federal Eliziane Gama.

Embora seja um dos principais aliados do governador Flávio Dino, a presença de Coutinho no PPS seria uma garantia à própria Eliziane de que o partido ficará com ela em 2016, mesmo que a deputada se transfira para a Rede Sustentável.

As movimentações partidárias devem continuar intensas até a próxima sexta-feira, dia 2, quando termina o prazo de troca de partido para quem pretende disputar as eleições de 2016.

fonte: Marco Aurélio D'Eça