segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Pobreza e falta de atenção básica afetam mortalidade infantil no MA 


A falha do serviço público de atender a mulher antes da 12ª semana de gestação é um dos gargalos enfrentados pelos governos do Piauí e Maranhão no combate a mortalidade infantil.
A ausência de atenção básica na saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, e a extrema pobreza das famílias têm dificultado na melhoria da expectativa de vida da população nos dois estados nordestinos.
Os dois estados têm as menores expectativas de vida do país, de 71,1 anos no Maranhão e 71,4 anos no Piauí.
No Maranhão, de cada 1.000 nascidos vivos, 19 bebês morrem antes de completar o primeiro ano de vida. É o segundo estado com maior índice de mortalidade infantil no país, segundo o IBGE. A taxa é superior à média nacional, que é de 12,4 para cada 1.000 nascidos vivos.
O analista do IBGE do Maranhão João Ricardo Costa Silva destaca que 53% da população maranhense é pobre, o que equivale a mais de 3,5 milhões de habitantes, dos 7 milhões de pessoas que moram no estado. Segundo o analista, faltam serviços como água potável, saúde e saneamento básico.
“Somente 8,3% dos municípios no Maranhão têm plano de saneamento básico, segundo o perfil dos municípios brasileiros. A expectativa de vida do maranhense tem melhorado lentamente, mas sem esgotamento sanitário as pessoas adoecem mais e isso tem impacto na qualidade de vida das pessoas”, disse João Ricardo. O Maranhão tem a menor renda domiciliar per capita do Brasil, de R$ 607 em 2018, de acordo com o IBGE.
O Piauí tem a quarta menor renda per capita do Brasil, de R$ 806. O supervisor de Disseminação de Informações do IBGE do Piauí, Eyder Mendes, atribui a baixa expectativa de vida do piauiense à falta de saneamento básico, à atenção básica à saúde precária e aos indicadores preocupantes de acesso ao esgoto e à coleta de lixo.
Ele também aponta melhorias que têm contribuído para diminuir a mortalidade infantil, como as campanhas de vacinação, a atenção ao pré-natal, a promoção do aleitamento materno, os serviços de agentes comunitários de saúde e os programas de nutrição infantil.
A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do estado do Piauí, Cristiane Moura Fé, afirma que o governo adotou um plano de ação para reduzir a mortalidade infantil até 2023 em 13%.
“Percebemos que 80% das mortes são evitáveis com ações no pré-natal e na assistência ao parto humanizado”, disse Cristiane Moura Fé.
Morre Temister, um dos comerciantes mais antigos do Balneário Veneza 

                                                                                           (foto Facebook) 
Acometido por problemas de saúde, o comerciante Temister (foto) faleceu na madrugada desta segunda-feira (02) no Hospital Macroregional de Caxias. Ele morou e trabalhou como comerciante no Balneário Veneza, vendendo Pirão de Pirada,  por várias décadas. 

Ele era proprietário do Bar e Restaurante "O Temister", como era denominado de forma simples e comum o seu estabelecimento comercial. 

Temister deixa esposa, filhos, netos e uma legião de amigos. 

O redator do Blog se solidariza com a família enlutada neste momento de tristeza e dor. 
7ª Caravana do Bem inicia arrecadação de brinquedos para presentear crianças de comunidades carentes de Caxias 


Com a proximidade do Natal, muitas pessoas se juntam para fazer o bem e levar alegria a quem precisa. É o caso do empresário e advogado Catulé Júnior, que promove há 7 anos o projeto Caravana do Bem, com o objetivo de arrecadar presentes para crianças de comunidades carentes de Caxias.

As doações têm início nesta segunda-feira (2), na sede da Rádio Tropical FM, situada na Rua Bela Vista, nº 1894, bairro Castelo Branco. Se preferir, o doador pode ligar para o telefone 3521-0013, que a equipe da Caravana do Bem irá receber a doação no endereço indicado.

Os brinquedos serão distribuídos no dia 22 de dezembro em uma grande caravana que conta com a ajuda dos próprios doadores e voluntários. Os locais contemplados com a ação não são divulgados, tudo acontece de surpresa, o que aumenta a expectativa das comunidades a cada edição.

Faça a alegria de uma criança neste Natal! Doe um brinquedo, ganhe um sorriso! Faça parte desta caravana!
PSDB realiza filiação do ex-ministro de Bolsonaro, Gustavo Bebiano

Bebianno assumirá o diretório municipal da capital com a tarefa de selecionar
e alavancar candidaturas a vereadores no ano que vem
O ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência Gustavo Bebianno foi recebido pela porta da frente como novo filiado do PSDB no Rio de Janeiro, em evento realizado para homenageá-lo em um hotel carioca neste domingo. A recepção ficou por conta do governador João Doria (SP), que em outubro convidou Bebianno para a sigla com o objetivo de fortalecê-la diante dos eleitores fluminenses, visando as próximas eleições.

No contexto de sucessivas derrotas tucanas entre os eleitores do estado, Bebianno assumirá o diretório municipal da capital com a tarefa de selecionar e alavancar candidaturas de vereadores no ano que vem. Para a disputa pela prefeitura do Rio, que em julho o ex-ministro confessou ter vontade de enfrentar, o PSDB considera Mariana Ribas, ex-secretária de Cultura do município. A pré-candidatura dela foi lançada em setembro e, durante a filiação de Bebianno, voltou a ser tratada como a grande aposta de Doria e de Paulo Marinho, presidente estadual do partido. Junto com Mariana, o grupo de possíveis postulantes inclui o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) e os deputados estaduais Rodrigo Amorim (PSL) e Martha Rocha (PDT).

Além do governador, da cúpula do PSDB fluminense e da pré-candidata, estiveram presentes prefeitos e vereadores da sigla, muitos com aspirações eleitorais para 2020. Também participou do encontro o general Maynard Marques de Santa Rosa, que se demitiu Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal em novembro. Ele havia sido nomeado por Bebianno antes da exoneração do então ministro ser oficializada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro após um processo de “fritura” pública que durou uma semana.

Em entrevista após o evento, o ex-ministro subiu o tom crítico ao presidente e a dois de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro. Bebianno os chamou de “debilóides” e disse que ambos são irresponsáveis ao inflamar os ânimos do governo. Ao poupar o Flávio Bolsonaro, justificou que vê “sangue político” no senador, embora considere um “suicídio político” sua tentativa de suspender na Justiça as investigações sobre seu gabinete.
Homem é assassinado na manhã de domingo no bairro Baixinha 

Crime aconteceu na Rua Santa Maria, bairro Baixinha (foto WhatsApp) 
Um homem foi assassinado na manhã de domingo (01) em Caxias. De acordo com informações de grupos de WhatsApp, Lourão, como a vitima era mais conhecida,  foi morto com três tiros de revolver em um bar na Rua Santa Maria, bairro Baixinha. 
O crime aconteceu por volta das 9h da manhã, mas ainda não há informações sobre as circunstâncias, autoria e motivação.
Enxadrista caxiense fica entre as 20 melhores do Brasil nos Jogos Escolares da Juventude 

A enxadrista Francisca Kelly ficou entre as 20 melhores do Brasil nos Jogos
Escolares da Juventude disputado em Blumenau (SC). 
A enxadrista Francisca Kelly, 14 anos, única caxiense a integrar a Seleção Maranhense nos Jogos Escolares da Juventude (14 -16 anos) nas modalidades individuais, terminou a competição em décimo sétimo lugar, entre representantes de 27 estados. Os jogos foram disputados em Blumenau (SC).

A atleta, que é estudante da U.I.M. Joaquim Francisco de Sousa, venceu 04 partidas das 12 que disputou na cidade catarinense.“Foi uma competição de alto nível técnico. Ela conseguiu quatro vitórias e esse décimo sétimo lugar”, disse ao Blog a mãe da enxadrista, professora Regina, acrescentando que Francisca Kelly não trouxe nenhuma medalha, mas adquiriu experiência e disse que no próximo vai competir novamente nos Jogos Escolares da Juventude.