quarta-feira, 15 de julho de 2020

Bolsonaro diz que novo teste manteve positivo para Covid-19 



O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (15), em uma transmissão nas redes sociais, que realizou um novo exame para covid-19 e o resultado se manteve positivo. O presidente está se tratando desde o último dia 7 de julho, quando teve a confirmação da doença. Ele segue em isolamento no Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde tem se reunido com ministros por videoconferência. 
“Ontem de manhã fiz o exame, à noite deu resultado que eu ainda estou positivo para o coronavírus, então a gente espera que, nos próximos dias, eu faça um novo exame e, se Deus quiser, dê tudo certo para a gente voltar logo à atividade”, afirmou o presidente, momentos antes de participar do arriamento da bandeira, no gramado do Palácio da Alvorada.
Na transmissão, que durou pouco mais de 4 minutos, Bolsonaro falou sobre os sintomas que teve e voltou a dizer que tem tomado a hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. O uso do medicamento por paicentes com a doença gera controvérsias no mundo científico.
“Quero dizer a todos vocês que, graças a Deus, estou muito bem. Fui medicado desde o início com a hidroxicloroquina, com a recomendação médica para isso. Senti melhora no dia seguinte. Não tive nenhum sintoma forte. Uma febre pequena, na segunda-feira retrasada, 38 graus, um pouco de cansaço, umas dores musculares, e no resto tudo bem. Coincidência ou não, sabemos que não tem nenhuma comprovação científica, mas deu certo comigo”, afirmou.
“Não existe nenhum medicamento no mundo que tem comprovação científica constatada. Não to fazendo nenhuma campanha por medicamento. Eu não recomendo nada, eu recomendo que você procure seu médico e converse com ele”, acrescentou Bolsonaro, que disse ainda que a hidroxicloroquina foi receitada a ele por um médico. Desde que teve a infecção pelo novo coronavírus confirmada, ele está sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República. *Com a informação da Agência Brasil.
MA piora índice de isolamento social, mas deixa ultima posição 


Como era esperado, o Maranhão piorou, nesta semana, o índice de isolamento social, fundamental para o combate da propagação da Covid-19.
No domingo, o Maranhão teve um índice de 44,44% e terminou com a pior taxa de isolamento entre todos os estados brasileiros, incluindo ainda o Distrito Federal.
Na terça-feira (14), quando a taxa voltou a ser medida, o Maranhão piorou o índice, até por ser um dia útil, mas mesmo piorando, deixou a última colocação.
O Maranhão teve um índice de 39,56%, mas conseguiu ficar à frente de outros cinco estados: ES, PA, MG, GO e TO, o Tocantins que teve o pior índice com 36,24%.
Vale lembrar que as autoridades de saúde pontuam que o índice recomendado de isolamento é acima de 70%. A medição está sendo feita pela startup Inloco.
Audiência publica virtual discute Lei de Diretrizes Orçamentarias


A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2021 foi pauta da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Caxias e transmitida pela fanpage e o site da instituição.
Representando o legislativo estavam os vereadores Mário Assunção e Durval Júnior, respectivamente, presidente e relator da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças. A prefeitura foi representada pelos contadores Joacir e Wallace.
Um parecer favorável da comissão será encaminhado para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara.
Ascom/CMC 
Suspeito da morte da mãe do deputado Cléber Verde morre em confronto; corpo do pai é localizado 


Um dos suspeitos da morte da mãe do deputado federal Cléber Verde (Republicanos), Maria da Graça Cordeiro Mendes, foi morto pela polícia na madrugada desta quarta-feira (15).
O homem identificado como “Fabinho” reagiu durante operação de busca e acabou sendo alvejado. As informações são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Outros dois suspeitos foram presos. Um quarto indivíduo segue sendo procurado.
Ainda de acordo com a SSP, o corpo do pai de Cléber Verde, Jesuíno Mendes, também foi encontrado. Ele tinha marcas de tiros.
Segundo informações de testemunhas, já prestadas à polícia, Jesuíno trabalhava numa cerca da propriedade quando os criminosos mataram sua esposa.
Ele teria ouvido os barulhos na casa e correu para socorrê-la, tendo, então, sido baleado.
Blog do Gilberto Leda 
OMS diz que hidroxicloroquina só deve ser usada para Covid-19 sob estrita supervisão médica 


O chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, disse na sexta-feira (10), que a hidroxicloroquina só deve ser usada em casos de Covid-19 sob estrita supervisão médica.
O medicamento contra malária, que não tem eficácia cientificamente comprovada para tratar a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, teve os testes contra Covid-19 coordenados pela OMS suspensos no mês passado por falta de benefícios para os pacientes.
Apesar de reconhecer a falta de comprovação científica, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que está fazendo tratamento com a hidroxicloroquina, e inclusive publicou vídeo nas redes sociais tomando um comprimido, após ter testado positivo para o novo coronavírus.