terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sistema SAF entrega 90 cisternas para produção em Cachoeira Grande  


Na manhã desta segunda-feira, 08, o Governador em exercício Carlos Brandão, o secretário da SAF Adelmo Soares, o presidente da AGERP Júlio César Mendonça, entregaram 90 cisternas do programa Segunda Água no município de Cachoeira Grande.

A solenidade de entrega foi no povoado Casca Grossa, onde 23 famílias foram beneficiadas com 23 cisternas de 25 mil litros e um caráter produtivo (criação de aves e cultivo de hortaliças).

A felicidade era visível no olhar de cada beneficiário. "A partir de agora é com a gente. O Governo fez sua parte. Só tenho a agradecer por esse incentivo que o governo está dando para quem quer trabalhar", enfatizou dona Marinete Marques, beneficiária com o programa.

"Com a execução do Programa no Maranhão, as famílias poderão produzir o ano inteiro, mesmo no período de estiagem", explicou o secretário Adelmo Soares.

Participaram da solenidade o prefeito do município Tonhão, o vice prefeito Manuel de Jesus, o secretário da Casa Civil Marcelo Tavares, a deputada Estadual Ana do Gás, o prefeito de Primeira Cruz, George, vereadores e lideranças políticas. 
Sai lista de classificados do concurso da PM 


O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe-UNB) divulgou hoje (9) o resultado das provas objetivas do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
O edital pode ser baixado aqui.
Também foi publicada a convocação para os exames médicos e odontológicos, para o teste de aptidão física, para o exame psicotécnico e para a entrega da documentação para fins de investigação social, bem como para o procedimento de verificação dos candidatos que se autodeclararam negros e para a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência.
A avaliação médica e o exame odontológico serão realizados entre 13 e 21 de janeiro. O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17 para saber o dia e local dos exames.
O teste de aptidão física será feito entre 27 de janeiro de 2018 a 4 de fevereiro de 2018. A consulta para saber o local estará disponível a partir de 22 de janeiro.
O exame psicotécnico será nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2018. A consulta pode ser feita a partir de 12 de fevereiro.
Os candidatos convocados para a investigação social terão de entregar a Ficha de Informações Confidenciais entre 15 e 19 de janeiro, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. A ficha pode ser obtida no endereço http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17.
Os candidatos que se autodeclararam negros serão submetidos, no período de 2 a 4 de fevereiro de 2018, ao procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas.
O concurso oferece 1.214 vagas nas carreiras de soldado e tenente, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.
Sede do PT caxiense sediará ato em defesa de Lula 


A sede do Diretório Municipal do PT sediará, no próximo sábado, 13, a partir das 19 horas, a oficialização do Comitê Popular do PT'em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato a presidente da República
Localizado em Caxias na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Trizidela, os petistas e simpatizantes da sigla e também da candidatura do ex-presidente Lula estão convidados a participar do ato, segundo foi divulgado nas redes sociais pelo secretário municipal de Agricultura, o petista Ney Jefferson. 

Julgamento de Lula

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado, em julho do ano passado, a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro.
O petista também é acusado de outros crimes e o futuro de sua candidatura à Presidência da República em 2018 está nas mãos da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que julgará, em segunda instância, no próximo dia 24, o recurso de sua defesa no caso do apartamento tríplex do Guarujá.
Secretários de Estado que vão disputar eleição deixam governo após o Carnaval 

Prazo foi estabelecido pelo governador Flávio Dino. Expectativa é de haver baixa em pelo menos 11 nomes no Palácio dos Leões  


Integrantes do Palácio dos Leões que pretendem disputar o pleito de outubro próximo tem o prazo obrigatório de deixar os cargos até o dia 7 de abril, mas para evitar desgastes ou paralisar políticas públicas, o governador Flávio Dino (PCdoB) passou a trabalhar a possibilidade de antecipar a saída deles para o mês de fevereiro, logo após o Carnaval.
Pela movimentação de pré-campanha aberta, pelo menos 11 nomes que deixarão seus postos já são conhecidos.
A expectativa é que, para deputado estadual, concorram o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB); os secretários de Agricultura e Pesca, Márcio Honaiser (PDT), de Agricultura Familiar, Adelmo Soares (PCdoB), e de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (PSDB); os presidentes do Procon, Duarte Júnior (PCdoB), e da CCL, Odair José (PCdoB); e o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Pereira (ainda sem partido).
Já para a Câmara dos Deputados movimentavam-se os secretários de Comunicação e Articulação Política, Marcio Jerry (PC do B), de Indústria e Comércio, Simplício Araújo (SD), e de Trabalho, Julião Amin (PDT); além do presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas (PTB).
Os substitutos deles, no entanto, ainda é guardado pelo governo.
fonte: Atual 7 
Líder comunitário  do povoado Nazaré do Bruno assina ficha de filiação do PSOL e anuncia pré-candidatura a deputado estadual 

Arnaldo Rodrigues, Antonio Cruz e Antonio Alves
O líder comunitário Antonio Cruz, 59 anos, morador do povoado Nazaré do Bruno, 2º distrito de Caxias, contactou a executiva municipal   do Partido Socialismo e Liberdade “PSOL 50” , com o objetivo de se filiar e  lanchar-se  a pré-candidato a deputado estadual pelo partido.

Antonio Cruz tem um histórico político. Foi candidato a vereador em 2000, obteve 426 votos, já apoiou vários candidatos em Caxias, só a família Simão, por mais de 20 anos. Apoiou o vereador Catulé em dois pleitos eleitorais e em duas oportunidades concorreu à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias.

Cruz diz que resolveu reativar sua vida política partidária. "Tá na hora de fazer diferente, resolvi andar com minhas próprias pernas e fazer minha política, pois é um sonho a ser realizado. E escolhi o PSOL, por acreditar na sua filosofia e seriedade. Há bastante tempo vinha observando esse partido por sua postura diante do que vem acontecendo no Brasil, e me identifiquei com sua bandeira de luta, pois tem tudo haver com minha vida cotidiana. Quem me conhece sabe que eu tenho serviços prestados em todo 2º distrito de Caxias. A minha candidatura irá representar o trabalhador rural caxiense e todo de todo o Maranhão, pois conheço de perto o sofrimento do povo da zona rural e irei lutar por essa gente", enfatizou o líder comunitário. 

Antonio Cruz assinando a ficha de filiação do PSOL. 
Atualmente o pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL, Antonio Cruz, vem  travando uma luta de forma incansável contra o avanço do Agronegócio na região do 2º distrito. A cultura da cana-de-açúcar tem ocupado grandes áreas, causando desmatamento, secando riachos, explorando o trabalhador rural pagando mísero salário e expulsando-o do campo, onde comunidades inteira já desapareceram, pois se assim, continuar a tão sonhada emancipação do povoado Nazaré do Bruno pode ser devorada por completo, onde o desejo do grande capital é comprar todas as terras da área inclusive o próprio Nazaré do Bruno e transformar em plantio de cana-de açúcar.

Uma outra ameaça relatada por Antonio Cruz que vem tirando o sono do pequeno lavrador é o avanço da cultura da soja na região. Cruz disse quem trafega pela MA 034, se depara com um enorme plantio, acrescentou que autoridades e políticos fazem vista grossa e nenhum deles se mobilizam para conter o avanço do agronegócio. "Sou um defensor da agricultura familiar por isso estou preocupado", ponderou. 

Para o presidente da sigla em Caxias,  professor Antonio Alves. "A vinda do senhor Antonio Cruz, para compor o partido, nos enche de orgulho, pois tem o perfil que estávamos procurando aqui na região leste maranhense para ser nosso candidato a deputado estadual", disse.

Segundo um dos colaboradores do PSOL em Caxias, Arnaldo Rodrigues. "Não é de hoje que conheço o trabalho prestado pelo senhor Antonio Cruz, no 2º distrito em prol das comunidades rurais. Ele sabe das dificuldades de todos e digo que com ele na Assembleia Legislativa, o homem do campo terá voz e vez", concluiu. 





Empresa Alô Gás faz doação de calções e camisetas para corredores de rua

Corredores de rua com o casal de empresários Evandro José e Marcinha  
Seis atletas que integram o grupo de corredores de rua de Caxias estiveram no ultimo sábado (06) na empresa Alô Gás, que pertence ao casal Evandro José e Marcinha, para receberem um kit de treinamento. Os corredores receberam uniformes (calções e camisetas) para que possam ter um bom desempenho nos treinamentos. As camisetas estampam o nome da empresa. "É um trabalho de marketing para a nossa empresa e ao mesmo tempo de valorização desses valorosos atletas que treinam diariamente descaracterizados, por essa falta de identificação resolvemos apoia-los entregando a cada atleta um kit para treinamento", disse o empresário Evandro José. 

Para o corredor Heleno José, um dos mais renomados corredores de Caxias, que já disputou as mais importantes provas de rua da região, a doação do material servirá como estímulo para fortalecer o atletismo em Caxias.