quinta-feira, 29 de agosto de 2019

'Combate às queimadas depende de todos', diz deputada Dra. Cleide Coutinho


Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT), alertou aos fazendeiros, sitiantes e proprietários de imóveis próximos às áreas rurais que façam todos os esforços possíveis para evitar queimadas que se alastram neste período de estiagem prolongada.

As queimadas na Amazônia e em todo Brasil se tornaram preocupação mundial, pelo efeito devastador sobre a flora e a fauna. 

Dra. Cleide repercutiu o decreto editado pelo governador Flávio Dino que proíbe queimadas no Maranhão, no período de 27 de agosto a 30 de novembro de 2019. Ela alertou que as queimadas, propositadas ou involuntárias, trazem enormes prejuízos ao meio ambiente e à economia. E conclamou, como empresária rural, que os pecuaristas e produtores não façam queimadas, mesmo aquelas autorizadas por lei, substituindo o manejo das áreas produtivas por práticas sustentáveis  agropastoris.

O pronunciamento da Dra. Cleide foi muito elogiado pelos colegas e ganhou destaque no informe publicitário da Assembleia Legislativa veiculado nas redes de televisão aberta.
UEMA/Medicina: estudantes repudiam transferência por meio de liminares 


Na manhã desta quinta-feira (29), alguns estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias decidiram realizar um protesto contra o excessivo número de liminares autorizando transferência de alunos de outras instituições do país, e até do exterior, para a UEMA. 
O curso inclusive paralisou as atividades como reivindicação ao que considera como um ato arbitrário, uma vez que os requerentes não têm seguido o trâmite – nem atendem aos requisitos – da transferência regular. As transferências tem sido autorizadas através de liminares e assim prejudicando o funcionamento/qualidade do curso.
O assunto já havia sido abordado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual César Pires, que, até como ex-reitor da UEMA, lamentou o que estava acontecendo.
“É preciso garantir o devido processo de seleção dos alunos, assegurando acesso à universidade àqueles que comprovarem conhecimento para obter vaga em um curso que tem a enorme responsabilidade de formar profissionais que vão cuidar da saúde das pessoas”, destacou.

O deputado Yglesio Moyses ainda revelou que as decisões tem sido tomadas por um mesmo magistrado. Além disso, foi proposto a criação de uma CPI para apurar o assunto.
“Quando você tem 17 decisões no mesmo sentido, todas as medidas liminares concedidas pelo mesmo magistrado, nós começamos a ver problema em um curto horizonte e vamos criar uma CPI para averiguar isso”, disse.
É aguardar e conferir.
Colisão lateral entre micro-ônibus e caçamba no centro de Caxias. Ninguém ficou ferido


Um micro-ônibus com placa PFE-5173 e uma caçamba de placa KBH-0262, colidiram na manhã desta quinta-feira (29) no cruzamento da Rua da Tangerina com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Caxias. Ninguém ficou ferido, somente danos materiais ao proprietário do micro-ônibus. 
Devido ao acidente, por conta dos curiosos, o trânsito no local ficou um pouco complicado, mas por pouco tempo. 
O motorista do micro-ônibus, que transportava passageiros da cidade de Buriti Bravo seguia Rua da Tangerina para a Praça da Chapada, segundo informações de populares teria invadido o sinal vermelho, colidindo lateralmente com a caçamba que seguia rumo ao Piquizeiro.
O motorista da caçamba, que não quis revelar sua identidade, disse a este redator que tirou o máximo que pôde para evitar a batida. "Você pode ver aqui na posição que ficou meu veiculo o quanto puxei pra esquerda pra evitar a colisão", disse. 
Veja abaixo fotos: 







Dra. Cleide Coutinho faz doações de cadeira de rodas 


Nesta semana a equipe de ação social da deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT), entregou ao Hospital Macrorregional de Caxias duas cadeiras de rodas para auxiliar pacientes com dificuldades de locomoção.


Com mais estas doações, Dra. Cleide já doou este ano 10 cadeiras de rodas a pessoas com limitações físicas nas cidades de Caxias e São João do Sóter.

Para a deputada “nosso trabalho se dá no parlamento, na busca de soluções para a saúde, educação e infraestrutura dos nossos municípios e do nosso estado, mas também atendendo às necessidades daqueles que, muitas vezes, não têm nada. Fico feliz ao ver o sorriso de cada um, quando contribuo para que suas vidas se tornem um pouco melhores”.


A equipe de ação social é coordenada pela ex-secretária de Ação Social de Caxias, Fátima Ligouri e conta com a laboriosa contribuição de Samara, secretária particular da deputada.Cleide Coutinho. 
A importância da imprensa 


                                                                                                         (imagem ilustrativa) 
A imprensa ao longo dos anos tem desempenhado um grande papel na política nacional, estadual e municipal. Isso acontece pela capilaridade que os blogs e grupos de WhatsApp têm com as pessoas.

Na verdade, blogs e postagem em grupos são os mais importantes para a propagação de informações.

Porém, pessoas de má índole utilizam-se dessas ferramentas para atacar e fomentar as famosas “fake news”. Além disso, alguns desses pseudos jornalistas vendem suas postagens e praticam o antijornalismo para tentar denegrir a imagem de algumas pessoas.

Nesses dias, em Caxias, aparecem nos grupos de WhatsApp perfis fakes que apenas ficam agredindo pessoas e agentes públicos. Também, existem blogueiros que atacam em troca de apoio financeiro.

Dessa forma, a prática do mau jornalismo leva a descrença nessas matérias postadas.

Da coluna do Mário Assunção (Portal Noca) 
Vereadores participam do encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Caxias


A mesa de honra da cerimônia de encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Caxias, nesta quarta-feira (28), contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé, e do vereador Jerônimo. 

O evento foi marcado pela entrega de 118 cadeiras de rodas, sendo quatro motorizadas, e sete aparelhos auditivos, abrangendo 11 municípios: Caxias, Governador Luis Rocha, Passagem Franca, Pastos Bons, Porção de Pedras, São João do Sóter, Bacabal, Codó, Coelho Neto, Governador Archer e Gonçalves Dias. A ação é da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com apoio da Prefeitura Municipal de Caxias, através da Secretaria de Saúde.

Segundo o vereador Jerônimo, idealizador da APAE em Caxias, “a aquisição de aparelhos de órtese e próteses faz parte de um programa do Governo Federal que contemplou o município para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência física, ou então corrigir o problema quando está no início”.

Para o vereador Catulé, autor do Título de Utilidade Pública concedido à APAE Caxias, “é a entidade fazendo como sempre, se aproximando mais dos desvalidos da sorte, ou seja, atendendo aqueles que não têm condição de comprar uma prótese ou uma cadeira de rodas e ser assistido a contento. Isso graças ao carinho do vereador Jerônimo e sua esposa, que têm atendido na medida do possível todos aqueles que necessitam do apoio da colaboração da APAE”.



“O primeiro passo está sendo dado, com mais de 100 cadeiras entregues nessa parceria entre APAE, prefeitura e Governo Federal. Isso demonstra o compromisso, o respeito e acima de tudo o amor que temos com toda a população, e hoje em especial a todos os cadeirantes ou com outra deficiência física”, declarou o prefeito de Caxias, Fabio Gentil.

Os vereadores Darlan e Repórter Puliça também prestigiaram o evento.

Mais

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, iniciou no último 21 e teve como objetivo abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Ascom/CMC