sexta-feira, 25 de junho de 2021

Após sentir falta de ar, Sarney passa por exames em  Brasília 


José Sarney, 91 anos, esteve num hospital em Brasília.

Com líquido no pulmão, o ex-presidente se submeteu no fim da manhã à uma punção pleural para a retirada do líquido.

A intervenção foi bem sucedida, mas Sarney, que andou gripado nos últimos dias, está repousando e já está liberado para ir para casa.

Entre os procedimentos, Sarney fez exames de Covid-19, que deram resultado negativo. O ex-presidente tem 91 anos e já foi vacinado com duas doses da coronavac.

Falta de ar

Na quinta-feira (24), o ex-presidente Sarney teria sentido falta de ar. Nesta sexta, pela manhã, ele foi levado para o Hospital Brasília, de Águas Claras.

Pessoas ligadas ao político disseram que os exames devem indicar a origem “dessa água no pulmão” – se é cardíaca ou pulmonar. Depois disso é que vão decidir o próximo passo.

O ex-presidente já vem sofrendo outros problemas de saúde. Ele quebrou os dois joelhos e passou por tratamento na rede Sarah de hospitais.

Blog do John Cutrim 

Governador Flavio Dino é o novo presidente do PSB no Maranhão

O governador do Maranhão, Flávio Dino é o novo presidente do PSB no estado. A direção nacional destituiu o ex-prefeito de Timon e então presidente Luciano Leitoa e nomeou uma comissão provisória a qual é comandada pelo chefe do Palácio dos Leões.

Luciano Leitoa estava na liderança do PSB desde o ano de 2014, quando venceu uma queda de braço com o hoje senador Roberto Rocha e garantiu na Justiça o direito de permanecer no comando do partido.

A comissão provisória é composta por Flávio Dino na presidência, o deputado federal Bira do Pindaré que agora é o vice-presidente; o secretário de Comunicação Ricardo Capelli assume função de tesoureiro; o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, agora é secretário de Relações Institucionais, assim como Antônio Carlos Serrão Mendes, Marileide Santos Costa e Hamilton Nogueira Aragão.

Veja como cada deputado do MA votou no novo golpe contra a Ficha Limpa que permite candidatura de gestor que teve as contas rejeitadas 

O plenário da Câmara aprovou, por 345 a 98, uma proposta que libera a candidatura de políticos que tiveram as contas rejeitadas pelos órgãos de controle.

O projeto, apresentado em fevereiro deste ano, altera a Lei da Ficha Limpa para tornar elegíveis mesmo os gestores que cometeram atos de improbidade insanáveis e de forma dolosa, desde que tenham sido punidos “apenas” com multa.

O novo golpe na Lei da Ficha Limpa, dado hoje pela Câmara, mostrou como a sociedade tem tido dificuldade em acompanhar as aprovações de leis no Legislativo, segundo Márlon Reis, advogado, ex-juiz de direito e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa. “Não tem como acompanhar, em plena pandemia, discussões apressadíssimas, direto no plenário. É impressionante.”

O advogado disse ainda que “a única pendência à inelegibilidade é a aplicação da Lei da Ficha Limpa como foi aprovada”, mas que agora isso fica muito mais complicado.

Ele também afirmou que as mudanças eram desnecessárias, pois a lei “já tinha muita temperança, sem qualquer necessidade de elastecer”.

A proposta segue agora para o Senado.

Veja abaixo, como votou cada deputado do Maranhão (sim: a favor; não: contra; em branco: não participou):

Aluísio Mendes (PSC-MA) -votou sim

André Fufuca (PP-MA) -votou sim

Bira do Pindaré (PSB-MA) -votou não

Cléber Verde (Republicanos-MA) -votou sim

Dr. Gonçalo (Republicanos-MA) -votou sim

Edilazio Junior (PSD-MA) -votou sim

Gastão Vieira (PROS-MA) -votou sim

Gil Cutrim (Republicanos-MA) -votou sim

Hildo Rocha (MDB-MA) -votou sim

João Marcelo S. (MDB-MA) -votou sim

Josimar Maranhãozinho (PL-MA) -votou sim

Josivaldo JP (Podemos-MA) -votou não

Junior Lourenço (PL-MA) -votou sim

Marreca Filho (Patriota-MA) -votou sim

Pastor Gil (PL-MA) -votou sim

Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) -votou sim

Zé Carlos (PT-MA) -votou sim

Corpo de jovem morto, após desejar 'boa sorte' a Lazáro, será exumado 

Um jovem morto a tiros por policiais no Maranhão foi enterrado sem passar por necropsia e agora o Ministério Público do estado demandou a exumação do corpo, a realização de perícia nos projéteis para exame de balística e a reconstituição do crime.

O rapaz, identificado como Hamilton Cesar Lima Bandeira, teria desejado “boa sorte” a Lázaro Barbosa de Sousa, foragido da polícia há 16 dias por supostos crimes em série.

Hamilton foi baleado na frente da família em 17 de junho dentro da casa, localizada no povoado Calumbi, zona rural de Presidente Dutra, durante abordagem da Polícia Civil sobre uma publicação que teria sido feita online.

Familiares contam que o jovem sofria transtornos mentais e mostraram as receitas médicas como comprovação. De acordo com eles, o jovem não reagiu durante a abordagem policial.