quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Professor: a profissão que forma profissionais 
Da coluna do Mário Assunção (Portal Noca) 


Quando se fala na palavra “Professor” pensa-se logo em uma pessoa que ensina alguma coisa. Para tudo na vida precisamos de professores, professor para nos permitir descobrir o mundo das letras nos ensinando a ler, professor para nos ensinar o infinito dos números para poder calcular, professor para entender o desenvolvimento do corpo de forma biológica. 

Existem os professores dos esportes, das artes do nível superior e das pós-graduações. Porém, não conseguimos entender ou visualizar que estas pessoas tem um dom em comum: repassar o conhecimento adquirido e tentar, sempre, formar pessoas críticas, educadas, dedicadas e que querem um país melhor. 

Estatisticamente, está comprovado que as grandes potências começaram a se desenvolver quando decidiram investir maciçamente em uma formação escolar completa e digna para as suas crianças. Essas crianças, educadas em um ambiente adequado, formam jovens críticos e dedicados na construção de um país melhor. Esses jovens se transformam em adultos trabalhadores, inventores e dotados de um espírito coletivo e patriótico que permite ao país um crescimento exponencial de todos os seus indicadores. 

O grande problema para a política é que os resultados necessitam de décadas para aparecer. Porém, tem um alicerce tão sólido que nunca mais será destruído. Maior exemplo disso é a colônia de Hong Kong, que não aceita, em hipótese alguma, os desmandos autoritários da ditadura chinesa e luta para derrubar esse pensamento. Outro exemplo, no continente americano, é o Chile, que possui um ensino de qualidade e forma pessoas capacitadas e éticas para comandar o país. No Brasil, existem exemplos esporádicos, como as escolas de tempo integral que caminham para uma formação melhor para as nossas crianças e jovens. 

Assim, todo governante precisa ter um plano de governo sólido para desenvolvimento de uma educação que busque a formação de pessoas preparadas para encarar as dificuldades da vida e possam, sempre, buscar soluções coerentes para os problemas. Viva a educação e viva o professor!!
Morre o professor Antonio Carneiro, membro da Academia Caxiense de Letras


Morreu na tarde desta quarta-feira, aos 88 anos, Antonio Pedro Carneiro, capitão reformado do Exercito, professor, escritor, e membro da Academia Caxiense de Letras. Ainda não há informações da causa do falecimento do professor Carneiro. De acordo com o filho Natan Carneiro, o velório será na sede da Academia Caxiense de Letras, no Centro de Caxias, a partir das 21h. 

Professor Antonio Pedro Carneiro chegou a presidir a Academia Caxiense de Letras (Casa de Coelho Neto). Ele era ocupante da cadeira nº 13 da instituição, que tinha como patrono Jadiel José Almeida Carvalho. 

Ele vai fazer uma imensa falta à cultura caxiense.e com sua morte a Academia e as letras ficam menores. 

O blog se solidariza com a família enlutada neste momento de tristeza e dor.   


Pesquisa incomoda grupo Leitoa em Timon  


Caiu como uma bomba no grupo do prefeito de Timon, Luciano leitoa (PSB), a pesquisa eleitoral do Instituto de Opinião Pública JM que aponta liderança tranquila do Coronel Schneyder na disputa pela sucessão municipal em 2020.
Segundo o levantamento, o oficial da PM lidera em todos os cenários levantados (reveja).
Mas o que incomodou os Leitoa, mesmo, foi a alta rejeição do deputado estadual Rafael Leitoa (PDT).
O pedetista não é bem o candidato dos sonhos de Luciano, e, com o atual desempenho, pode enfrentar ainda mais problemas para oficializar a candidatura.
Dizem na cidade que a pesquisa serviu apenas para fortalecer ainda mais o sentimento do atual prefeito, que prefere ver como candidata a prefeita pelo grupo a sua secretária de Educação, Dinair Veloso.
Do blog do Gilberto Leda 
Pirapemas: Ministério Publico recomenda exoneração por nepotismo 


O Ministério Público do Maranhão expediu, Recomendação ao prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador Melo Martins (foto), para que seja feita a imediata exoneração do seu genro Luís Henrique Chidiak Reis Júnior do cargo de secretário-adjunto de Meio Ambiente do município.
A manifestação ministerial foi assinada pelo promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira, titular da comarca de Cantanhede, da qual Pirapemas é termo judiciário.
Segundo consta nos autos, o prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador Martins, confessou expressamente ter nomeado quatro parentes para cargos de secretarias municipais de sua gestão: esposa, primo, genro e ex-genro.
Especificamente no caso de Luís Henrique Chidiak Reis Júnior, atual genro do prefeito e formado em Odontologia, não há qualificação técnica para o cargo de secretário-adjunto de Meio Ambiente e, portanto, está configurado nepotismo. Além disso, Luís Chidiak possui domicílio em São Luís.
O prefeito Iomar Martins deve comunicar, no prazo de dez dias, sobre o acatamento ou não da Recomendação, apresentando, em qualquer hipótese de negativa, os respectivos fundamentos.
A omissão em adotar as providências indicadas pode implicar na adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis pelo Ministério Público contra o gestor municipal e demais responsáveis, por crime de responsabilidade e improbidade administrativa.
Foto: Divulgação
Cerimônia pelos 30 anos da Constituição Estadual homenageará parlamentares participantes do ato histórico  

Documentos originais da elaboração da atual Constituição Estadual promulgada
em 05 de outubro de 1989 
Momentos especiais em homenagem à Constituição Estadual, pelo transcurso dos 30 anos de promulgação da atual Carta Magna maranhense, serão realizados pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em sessão solene nesta quinta-feira (17), às 11h, no Plenário Nagib Haickel. O presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PC do B), que fará as honras da solenidade, afirmou que é fundamental a valorização dos atos que refletem o exercício da democracia, uma vez que a Constituição se configura como o norte essencial para todos os cidadãos na sociedade. 
Na cerimônia, o deputado federal Gastão Viera, um dos parlamentares constituintes que serão homenageados, ministrará palestra. O evento contará ainda com a presença do atual presidente da Associação dos Ex-deputados Estaduais, Carlos Guterres, que foi 1º vice-presidente da Assembleia durante a elaboração e promulgação da Constituição Estadual, e do o atual deputado José Gentil (PRB), único remanescente da legislatura que promulgou a Carta Magna maranhense, em 5 de outubro de 1989.
Deputado Zé Gentil, o único parlamentar constituinte da atual legislatura  
Por ser o único parlamentar constituinte na atua legislatura estadual, José Gentil é protagonista de um documentário produzido pela Assembleia Legislativa para resgatar os 30 anos desse feito histórico. O documentário será exibido na solenidade. Gentil também é autor do projeto de lei nº 228/2019, que institui o Dia da Constituição Estadual do Maranhão, aprovado pela Casa e já sancionado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que deu origem à Lei nº 11.059, de 3 de julho de 2019. Em razão desse fato, o parlamentar será alvo de homenagens durante a solenidade que marcará as três décadas de promulgação da Constituição maranhense.
 “Em tempos em que se procura desestabilizar o Estado Democrático de Direito, quando alguns que deveriam zelar pela paz no país, divulgam mensagens pedindo o fechamento do Supremo Tribunal Federal ou do Congresso Nacional, por exemplo, isso aumenta a importância de nós cultuarmos a nossa Constituição. Afinal de contas, esse deve ser o parâmetro de todo cidadão e cidadã e, em especial, dos parlamentares, que é quem têm a prerrogativa constitucional de legislar”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto.
Na ocasião, também haverá o lançamento da Constituição Estadual revisada e anotada.
Constituintes de 1989
Entre os deputados constituintes de 1989, estão Anselmo Ferreira; Aristeu Barros; Bete Lago (em memória); Benedito Terceiro; Carlos Braide; Carlos Guterres; Carlos Melo (em memória);  Celso Coutinho; César Bandeira; Clodomir Paz; Conceição Andrade; Daniel Silva; Eduardo Matias; Emanuel Viana; Francisco Camelo; Francisco Martins; Galeno Brandes ( em memória); Gastão Vieira; Inácio Pires; Irineu Galvão  (em memória); Ivar Saldanha (em memória); João Bosco; Jorge Pavão; José Bento Neves (em memória); José Elouf (em memória); José Genésio; José Gentil; José Gerardo; Juarez Lima; Juarez Medeiros; Júlio Monteles; Juscelino Rezende; Kleber Carvalho Branco (em memória); Léo Franklin (em memória); Luís Coelho (em memória); Marconi Farias; Mário Carneiro; Pedro Vasconcelos; Petrônio Gonçalves; Pontes de Aguiar; Raimundo Cabeludo; Raimundo Leal ( em memória); Raimundo Nonato Jairzinho da Silva (em memória); Remi Trinta; Ricardo Murard e Sarney Neto.
13º do Bolsa Família vai ser pago em dezembro  

Medida provisória foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto 


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou, nesta terça-feira 15, no Palácio do Planalto, medida provisória que estabelece o décimo terceiro do Bolsa Família. A 13ª parcela será paga todos os anos para as famílias atendidas pelo programa no mesmo valor do benefício de dezembro, seguindo o calendário de pagamentos. Ao todo R$ 2,58 bilhões vão ser destinados para o pagamento deste ano.
“Tivemos o prazer e a satisfação de assinar isso e mostrar para os mais humildes que nós pensamos neles e que é um governo que pensa em todos”, afirmou o presidente. “Nós defendemos a todos, todo mundo é brasileiro e sabemos que esse recurso não é meu, esse recurso vem de todos que pagam impostos no Brasil. Então, o décimo terceiro assinado agora, no meu entender, é uma grande conquista dessas pessoas que tanto necessitam e ficaram esquecidas por muito tempo”, completou.
Durante a cerimônia, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, lembrou que com a assinatura da medida provisória estabelece-se o maior valor da história de um benefício na área social, totalizando um repasse, em 2019, de R$ 33 bilhões para as 13,5 milhões de famílias que participam do Bolsa Família no país.
“Dentro de 60 dias no máximo todas as famílias do Bolsa Família começarão a receber o Bolsa Família mais o décimo terceiro e vai ser o programa que daqui pra frente vai reforçar essa renda familiar, essa transferência de renda pra essas famílias”, esclareceu o ministro, que também disse que o programa já chegou a ter 17 milhões de famílias em 2015.
Para isso, o governo estrutura o programa Progredir de capacitação profissional de jovens de 18 a 29 anos que são de famílias que estão no Bolsa Família e não têm trabalho nem emprego. A meta é capacitá-los em parceira com o Sistema S. São ao todo 4,6 milhões de jovens que estão nessa condição segundo o ministério da Cidadania.

Bolsa Família

O Bolsa Família é pago para famílias que vivem em extrema pobreza e tem renda mensal de R$ 89 e famílias pobres com rendimento por mês de R$ 178. O benefício médio é R$ 189,21 por mês.
O acompanhamento de saúde de gestantes, mães e crianças, e a freqüência escolar de adolescentes estão entre as medidas que complementam o programa. Para fazer parte do Bolsa Família os interessados precisam estar inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.