quarta-feira, 29 de maio de 2013

COM UM MINUTO DE SILÊNCIO VEREADORES E PLATÉIA HOMENAGEIAM O SAUDOSO VEREADOR EVANGELISTA MARTINS.

O saudoso vereador Evangelista Martins recebeu nesta quarta-feira uma homenagem pela passagem do 3º ano de falecimento. A lembrança aconteceu somente porquê o vereador Mario Assunção no pequeno expediente se reportou a uma matéria divulgada em um jornal local, que destacava o trabalho do falecido parlamentar.
A Mesa Diretora da Câmara enviara uma moção de apoio a família.Em memória do vereador Evangelista Martins a presidente Ana Lucia determinou que fosse respeitado 1 minuto de silencio, todos ficaram de pé e rezaram o Pai Nosso. Vereadores e platéia aplaudiram a iniciativa.
Evangelista José Martins era piauiense de Regeneração, mas estava radicado em Caxias desde o inicio dos anos 70, onde chegou e junto com mais dois irmãos fundaram a Empresa João Martins. Tomou o gosto pela politica em virtude do grande social que desenvolvia em especial com moradores carentes dos bairros Cangalheiro e Volta Redonda. Foi eleito vereador em cinco oportunidades sempre com votações expressivas, deixou o legado de um trabalho sempre voltado ao menos favorecido.
Na Câmara Municipal tem uma homenagem para  Evangelista Martins que ficará eternizada pra sempre, a Tribuna do parlamento caxiense leva o nome do falecido por autoria do vereador Catulé.
" Foi uma forma justa que encontrei para homenagear este companheiro de muitas lutas e tive o prazer de conviver com ele neste plenário durante vários mandatos." disse Catulé pela memória de Evangelista Martins,

CLIMA DE PAZ MARCA SESSÃO DESTA QUARTA-FEIRA NA CÂMARA MUNICIPAL.


Após duas sessões, quarta(22) e segunda-feira(27), marcadas por discursos acirrados entre vereadores da situação e oposição, a sessão ordinária desta quarta-feira foi realizada em um clima de muita paz. Não houve debates e sim pedidos de desculpas por aqueles que se excederam acima do limite permitido.
Como foi o caso da vereadora Benvinda, diante do plenário e da platéia ela se desculpou, reconheceu que foi levada pela emoção e ficou tudo esclarecido entre seus pares.
Dois vereadores usaram a tribuna, Taniery e Jeronimo. A oposicionista disse que não vai sossegar enquanto não ter em suas mãos cópias da licitação do aluguel dos compactadores de lixo, aguardara expirar os 30 dias de prazo e se preciso for acionara o MP. O edil Jeronimo falou de uma condenação imposta pelo TCE a ex-prefeita Márcia Marinho por ter adquirido Merenda escolar de empresas irregulares, como o Prefeito Léo Coutinho não esta com o Ibope em alta, o edil foi vaiado pela platéia quando citou a condenação da ex-prefeita.
A respeito do trabalho da Imprensa nas coberturas dos trabalhos do Legislativo, alguns parlamentares  tentam generalizar e atacam os órgãos de comunicação dizendo haver sensacionalismo em algumas matérias  veiculadas na mídia. Os vereadores Mario Assunção e Ronaldo Chaves foram os mais queixosos na sessão de hoje.
Catulé, o vereador com mais experiência da atual legislatura, saiu em defesa do trabalho da Imprensa e enfatizou: "Quando acontece isso é porque somos vitrine, estamos expostos a qualquer tipo de situação e a Imprensa tem força e é o quarto poder do nosso pais", concluiu o edil.
A presidente Ana Lucia também deixou registrada sua queixa contra exageros praticados por parte de alguns colegas da área jornalística. Criaram um factoide sobre a família da chefe do Legislativo afirmando que um de seus filhos estuda nos EUA. com todas as despesas bancada pela Prefeitura.
Não é por este por lado, vamos batalhar no campo politico e combater esta administração que esta destruindo os sonhos dos caxienses, que não tem nenhuma perspectivas de melhoras. A vida particular de nenhum parlamentar nos pertence. Continuamos a divulgar a Merenda escolar podre, os contratos ilícitos, enfim temos matérias com farturas para divulgarmos contra esse desastroso governo.     

MINISTRO DE MINAS E ENERGIA EDSON LOBÃO PODE SAIR CANDIDATO A GOVERNADOR CONTRA O CANDIDATO DE ROSEANA SARNEY.

O ex-prefeito de Caxias Humberto Coutinho vem arquitetando grupo de oposição para lançar Lobão ao governo.
O ex-prefeito Humberto Coutinho vem arquitetando nos mínimos detalhes um forte grupo politico de oposicionistas, do qual ele é o principal articulador, para apresentar uma possível aliança do Ministro Edson Lobão com o Presidente da Embratur Flavio Dino. Participa também desta coordenação o Senador Edinho Lobão e a movimentação vem acontecendo em Brasilia.
A estratégia é lançar Edson Lobão candidato a governador e o comunista Flavio Dino disputaria uma cadeira do Senado Federal. Tudo isso com o proposito de todo o grupo politico envolvido nesta trama apoiar Dino em 2018 ao governo do Estado.
Não haverá grandes empecilhos pra esta aliança ser selada, pois todos sabem que o Ministro agrega todas as forças oposicionistas. Lobão sairia candidato contra o eventual candidato da governadora Roseana Sarney, o secretário de infraestrutura Luis Fernando Silva que esta sendo apresentado oficialmente como o pré candidato da família Sarney ao governo do Estado.
A classe politica sabe da força e da amizade que existe entre Humberto Coutinho e o Ministro Lobão, os dois se entendem muitíssimo bem. Ressaltando que em 2010 o ex-prefeito apoiou Nice Lobão para deputada Federal e esta conseguiu uma votação expressiva , mesmo sem ter pisado os pés no torrão da Princesa do Sertão.     

PRESIDENTE ANA LUCIA XIMENES PRECISA SER IMPARCIAL NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS NO LEGISLATIVO CAXIENSE.

Vereadora Ana Lucia, 1ª mulher presidente da Câmara Municipal.
Na segunda-feira uma  professora de nome Maria Antônia compareceu na Câmara Municipal não para assistir a sessão,e sim  falar com o vereador Antonio Luis, como os trabalhos já haviam iniciado, teve que esperar o final da sessão para enfim falar com o edil.
Ela assistiu  a sessão do começo ao fim e viu toda aquela  problemática envolvendo a vereadora Benvinda e então me perguntou se em todas as sessões acontecia "brigas?" Tudo pelo fato da Presidente Ana Lucia ter sido áspera em suas considerações finais com  a parlamentar do bloco oposicionista. Faltou imparcialidade, aliás esta faltando desde quando iniciou esta legislatura.
Todos aqueles que frequentam a Casa do Povo e gostam do assunto sobre  politica local, sabem muito bem  da forma como a atual presidente foi conduzida ao cargo, foi preciso a pressão e a intervenção de Humberto Coutinho, que o diga os vereadores Jeronimo e Genival Moto Peças há poucos dias para a eleição da mesa diretora da Câmara. 
Mas isso faz parte do passado, a vereadora Ana Lucia foi eleita presidente pela maioria dos seus pares e vem fazendo uma administração, digamos que razoável e procurando sempre fazer o melhor na medida do possível.
Falta somente ela agir com imparcialidade durante as sessões, vejam só o que aconteceu em curto espaço de tempo de uma sessão para outra. Na quarta(22/05) o vereador Ronaldo Chaves foi inscrito no grande expediente totalmente fora do prazo e na segunda-feira(27/05) Taniery Cantalice quis fazer o mesmo que foi feito por Chaves e, para sua surpresa não poderia se inscrever pois estava infringindo o regimento.
A observação foi total, todos os que estavam  presentes e lotavam a galeria não entenderam nada Logo foi anunciado e estipulado o horário para os vereadores se inscreverem no grande expediente, ficou estabelecido até as 17 horas. Sendo assim todos os parlamentares quê pretendem usar o grande em dias de sessões terão que chegar uma hora antes de iniciar os trabalhos.
Nos debates é possível observar a tendencia da Presidente em favorecer o vereador que apóia o governo. No caso da vereadora Benvinda,  duramente repreendida porquê não se fez de rosada e chamou todos de palhaços na segunda-feira, é claro quando se pronunciou desta forma  ela tinha suas exceções. Como Ronaldo Chaves fez um tremendo arrodeio, fazendo referência que conhecia todos "os circos" da politica, ali estava incluindo também o parlamento caxiense, para um bom entendedor  meia palavra basta. Governista de carteirinha, nenhuma repreensão contra o edil comunista.
Esperamos presenciar sessões acaloradas e conduzidas com sabedoria pela Presidente Ana Lucia, experiência politica não lhe falta, esta faltando imparcialidade neste novo desafio, ela que é a 1ª mulher a ocupar o cargo máximo no legislativo caxiense.


GOVERNO ITINERANTE CHEGA HOJE À CIDADE DE RAPOSA.;

Governadora Roseana cumprirá mais uma etapa do Governo Itinerante hoje na cidade de Raposa.
A governadora instala o Governo Itinerante na cidade de Raposa, município  pesqueiro da da Ilha de São Luis. Ela vai inaugurar obras de reconstrução do Cais do Porto do Braga, recebe o titulo de cidadã Raposense na Câmara Municipal e confere as ações de cidadania, infraestrutura, saúde e outras disponibilizadas no município
Raposa  é uma cidade turística com vocação voltada para a pesca. A obra além de deixar a cidade mais bonita, o cais irá incrementar a economia e possibilitara melhor infraestrutura para as atividades pesqueira no município
O cais foi totalmente reformado, incluiu a construção de quatro pilares com 28.40 metros cada, um deck de 48 metros, além da pavimentação de 400 metros e urbanização da área  do porto. Também foram feitos 300 mts de obras de contenção. O investimento foi no valor de R$ 3.951,716.81.
Para o secretário de infraestrutura Luis Fernando Silva a obra  tem um grande significado pois a cidade tem sua economia desenvolvida no segmento pesqueiro. Com a reforma do cais a atividade da pesca vai ser ampliada ainda mais e melhorar o trabalho dos pescadores.
Logo após a inauguração do cais, a governadora vai conferir in loco as ações do Itinerante desenvolvidas por diversos órgãos em Raposa. Por exemplo, na unidade móvel do Viva Cidadão serão disponibilizados serviços de expedição do RG, Carteira de Trabalho, CPF e Titulo de Eleitor.
É o Governo Itinerante levando ações e melhorando a qualidade de vida da população maranhense, A governadora Roseana em mais um Itinerante estará acompanhada de secretários Estaduais, deputados e assessores.