segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Pesquisa aponta Gentil Neto como a pré-candidato a prefeito que mais cresce em Caxias 

Uma pesquisa realizada para consumo interno, em Caxias, à qual este blog teve acesso, aponta o secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto, como o pré-candidato a prefeito que mais cresce na cidade. Os questionários foram aplicados nos últimos dias por estudantes universitários, em pontos de grande concentração popular do município.

Na pesquisa estimulada, o levantamento mostra o seguinte cenário para a sucessão municipal, neste momento:

Gentil Neto – 23%

Paulo Marinho Jr. – 19%

Catulé Jr. – 9%

Daniel Barros – 7%

O resultado do levantamento é reflexo direto do trabalho eficiente e incansável de Gentil Neto com foco na melhoria da infraestrutura urbana e dos povoados de Caxias. Por sua atuação destacada, o jovem secretário tem ocupado cada vez mais espaços na mídia e conquistado popularidade e reconhecimento crescentes.

Portanto, os números da pesquisa indicam que Gentil Neto está no caminho certo como gestor público e na política e tem tudo para consolidar o seu nome como favorito na disputa pela Prefeitura de Caxias, ano que vem.

Espontânea

A pesquisa espontânea traz outro dado animador para o prefeito Fábio Gentil e seu grupo político. Na sondagem, o Cabeludo, mesmo sem poder disputar o pleito majoritário, por já ter sido reeleito, aparece em primeiro lugar, com 11% de preferência do eleitorado caxiense. Em segundo, vem Gentil Neto, com 9%, seguido por Paulo Marinho Júnior, com 6%.

As informações são do Blog do Daniel Matos

Maranhão é o 3º do Nordeste em número de casos de HIV 

Dezembro vermelho: contágio pelo vírus HIV cresce entre os jovens, alertam especialistas

Apesar das múltiplas alternativas de prevenção e tratamento, a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), continua a ser um desafio global de saúde pública.  De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos desenvolveram complicações relacionadas à doença em todo o país. 

Em 2022, foram 16.703 novos diagnósticos positivos, sendo 826 só no Maranhão. É o terceiro maior número de registros no Nordeste, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

De acordo com a infectologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Mônica Gama, dentre os fatores que influenciam a considerável incidência da condição entre os jovens, destacam-se as relações sexuais de qualquer natureza sem preservativos, associadas ou não ao uso de algumas drogas.

Sintomas leves, como febre e mal-estar, podem acontecer logo após o contato com o vírus, que passa, muitas vezes, despercebido em estágios iniciais. O indivíduo infectado pode passar anos assintomático. Por isso, além de adotar condutas preventivas, é importante realizar o teste de forma periódica. O não controle da infecção leva à progressiva destruição das células de defesa, deixando o organismo mais vulnerável a infecções oportunistas. 

“Nessa fase, também são marcantes o progressivo emagrecimento e a fraqueza, além do aparecimento de gânglios, do crescimento do baço e do fígado”, complementa a infectologista.

Mônica alerta, ainda, para os modos de transmissão. “O contágio pode ocorrer via sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. O fluido corporal de uma pessoa infectada tem que penetrar no organismo de outra e isso se dá por meio da relação sexual desprotegida, do compartilhamento de seringas, de acidentes com agulhas ou objetos cortantes infectados e da transfusão de sangue contaminado. Também pode ocorrer por meio da transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação, no trabalho de parto ou durante a amamentação”, destaca.

PREVENÇÃO

As principais medidas de prevenção são o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização única de seringas e agulhas descartáveis, sem compartilhamentos; além do uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais. Mães infectadas pelo vírus devem usar antirretrovirais durante a gestação e não devem amamentar seus filhos.

“Os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do HIV no organismo. Atualmente, há mais de 20 medicamentos que, combinados, têm garantido qualidade de vida com excelente prognóstico às pessoas vivendo com HIV. Ainda assim, a prevenção continua a ser extremamente importante”, acrescenta a médica. 

A busca por uma rede de apoio e por um acompanhamento multidisciplinar são fundamentais para uma qualidade de vida adequada, pautada pelo combate ao preconceito e a eventuais estigmas.

Bancada bolsonarista no Senado prepara "CPI do Flávio Dino" 

Integrantes da bancada bolsonarista no Senado pretendem transformar a sabatina de Flávio Dino — indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) — na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em uma espécie de “CPI do Flávio Dino”.

Segundo informações do jornal O Globo, os parlamentares vão questionar o ministro da Justiça tanto sobre a sua omissão em reação aos atos de 8 de janeiro — principalmente sobre as imagens do prédio que foram apagadas — como também sobre casos como a visita dele ao Complexo da Maré, em março deste ano.

“Há uma represa [a ausência de Dino na CPI] e é impossível que não haja uma tentativa de rompê-la”, disse o senador Espiridião Amin (PP-SC), sobre as imagens não disponibilizadas pelo Ministério da Justiça sobre o 8 de janeiro.

“Dino foi alvo de pedidos da oposição para ser ouvido na CPI, mas nunca houve acordo para levá-lo ao colegiado. Adversários usaram um relatório paralelo para pedir o indiciamento do ministro por supostos crimes de desobediência e abuso de autoridade”, lembra o jornal.

Vai ser um dia longo esse tal de 13 de dezembro.

Do Antagonista

CAXIENSE PARTICIPA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO - LICENÇA C E B DA CBFS

A profissional de Educação Física e técnica de Futsal Girlaneide Rolim (foto), participou do curso de capacitação para treinadores de futsal - Licença C e B, promovido pela Confederação Brasileira de Futsal, por meio da CBFS Academy, realizada no período de 25 a 28 de novembro em Fortaleza-CE. 

A CBFS Academy é escola exclusiva para capacitação de profissionais da área, com um quadro de instrutores de renome como Marquinhos Xavier, técnico da seleção brasileira de futsal masculino, Wilson Saboia, técnico da seleção brasileira de futsal feminino, entre outros nomes como Daniel Sena, coordenador Técnico do Ceará SC. As aulas foram divididas em etapas, aulas on-line, aulas teóricas presencias, práticas e avaliação final.

Gi Rolim, teve apoio da Secretaria Ajunta de Esportes e da Prefeitura Municipal de Caxias.

A parabenizamos pelo empenho e pela busca constante por conhecimento, que sem dúvidas abrirá portas para mais mulheres no esporte.