sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Municípios do MA irão perder mais de R$ 12 milhões de FPM neste mês de setembro 


As prefeituras do Maranhão perderão neste mês de setembro mais de R$ 12 milhões em recursos federais de transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte mantenedora das cidades do estado.
O déficit já foi registrado no pagamento da primeira parcela, ocorrido no último dia 10.
A segunda parcela, de acordo com prognóstico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), também sofrerá decréscimo no próximo dia 20.
Juntas, as cotas irão se configurar como as que sofreram as maiores perdas registradas este ano, segundo previsão da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional.
Diante do quadro atual de escassez de recursos, o presidente em exercício da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Djalma Melo (Arari), está orientando os seus colegas prefeitos e prefeitas a usarem de prudência; conterem investimentos com obras e pagamento de fornecedores, por exemplo, com o objetivo de, pelo menos, manter em dia a folha de servidores públicos.
“Registraremos, este mês, as maiores quedas de recursos provenientes do FPM. E não temos como prever como irão se comportar estas transferências até o fim do ano. Portanto, a orientação que estamos dando é para que os gestores se comportem utilizando da prudência visando manter os serviços essenciais e honrar o pagamento do funcionalismo público”, explicou Melo.
A FAMEM, desde o ano passado, vem trabalhando junto ao Congresso Nacional para que a liberação do acréscimo de 1% no valor do FPM seja concretizada.
No entanto, em virtude da intervenção militar no estado do Rio de Janeiro, o governo federal acabou recuando em relação ao pagamento.
A Federação maranhense continua se mobilizando, juntamente com a CNM, para que os recursos extras sejam liberados com a maior brevidade possível.
Prefeitura de Caxias tem problema com pagamento de empresa de transporte escolar 

do Blog do John Cutrim 


Na cidade de Caxias, a JIF venceu a licitação do transporte escolar. Para cumprir o serviço, a JIF contrata ônibus locais – o que é comum e sem problema. Até aí tudo bem.

Ocorre que a JIF pagou somente 8 dias, referente ao mês de agosto. A empresa alega que o secretário municipal de Finanças, Talmir Rosa (que é irmão do prefeito Fábio Gentil) teria dito que isso era tudo e que seria dessa forma mesma.

Detalhe importante: nunca a prefeitura paga o mês completo (entre 20 dias, mais ou menos). Este mês de agosto foram somente 8 dias.

E agora, com a palavra o prefeito Fábio Gentil.


Adelmo Soares reúne multidão em Ribamar Fiquene 

A caravana do 65555 passou pela cidade na ultima segunda-feira (10) e dialogou com trabalhadores e trabalhadoras rurais da região


Candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Adelmo Soares é homem de gestos humanos e simplicidade no olhar, que viveu a infância no povoado Boca da Mata, 3º distrito de Caxias, alguém que conhece de perto a realidade de quem luta e trabalha pela garantia de direitos e transformação de vidas. Foi justamente para dar voz e vez ao povo de Ribamar Fiquene, que ele esteve na cidade na última segunda-feira, 10, em caminhada junto ao prefeito e amigo Edilomar Fiquene.

Adicionar legenda
Foi uma festa animada, que reunião uma multidão nas ruas da cidade. Povo que acredita no compromisso de Adelmo em levar as demandas fiquenenses e toda gente da região tocantina, sendo a voz do homem e mulher do campo à Assembleia Legislativa. “É muito gratificante ver que as pessoas confiam no nosso trabalho! Estamos indo com força total para as eleições de 7 de outubro. A jornada está apenas começando”, afirmou o candidato que leva também a energia do 65 e as conquistas do governador Flávio Dino para a região. 


Na oportunidade, o prefeito Edilomar aproveitou para relembrar as ações da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que esteve sob comando de Adelmo por três anos e três meses no município. Dois programas foram decisivos para a mudança na vida do agricultor familiar fiquenense: o kit irrigação beneficiando diretamente 10 famílias, proporcionando melhores condições de trabalho ao povo do campo, garantindo produção ativa nos períodos de estiagem; bem como a patrulha agrícola, que beneficiou mais de 400 famílias da região. É o homem e a mulher do campo tendo os recursos disponíveis para colocar comida na mesa da própria família e de todos os maranhenses.


As crianças e jovens estudantes da zona rural também não ficarão de fora, ainda em sua gestão, o Governo do Estado, através da SAF assinou projeto para construção de 12 cisternas escolares, garantindo mais dignidade e qualidade de ensino ao povo do campo. É a mudança que chega e transforma vidas em Ribamar Fiquene.


A caravana do 65555 conta com o apoio na região, ainda, da primeira dama, Janaína; da vereadora Rosiflan; do secretário Cléber; do superintendente de articulação política da região tocantina, Adonilson Lima; além da presidente do STTR, Elizeth e demais amigos e amigas que se somam à luta.  

ASCOM/Adelmo Soares 
Em Coelho Neto, secretaria de Educação imita Aldeias Altas e implanta a "dieta" do milho na merenda escolar 

Williane Caldas: dieta do milho para alunos de Coelho Neto 
A secretária de Educação Williane Caldas parece ter aprendido todas as aulas com o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), de como ser um desastre na gestão.
Segundo denúncia de alunos e professores, a secretária resolveu copiar o mau exemplo do secretario de Educação de Aldeias Altas e decidiu implantar uma espiga de milho na merenda escolar.
Professores de Coelho Neto denunciaram o caso ao Blog do Samuel Bastos 
Na época o assunto na cidade de Aldeias Altas virou escândalo nacional e a secretária de Educação ao que parece não deve está ligando muito pra isso, já que no atual governo a ordem é economizar.
Sobre os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB a secretária permanece muda.
Mas essa é uma outra história…
fonte: Blog do Samuel Bastos 
Nova pesquisa Exata: Flávio Dino amplia vantagem sobre Roseana Sarney 


Pesquisa realizada esta semana pelo Instituto Exata aponta crescimento das intenções de voto no governador do Maranhão, Flávio Dino, que é candidato à reeleição encabeçando uma coligação de 16 partidos. Dino ampliou de 61% para 64% suas intenções na contagem de votos válidos em comparação com a última pesquisa do instituto.
Por outro lado, a segunda colocada, Roseana Sarney, quatro vezes ex-governadora, teve uma ligeira queda de dois pontos, de 31% para 29%
Portanto, o Instituto Exata projeta hoje uma vitória de Flávio Dino no primeiro turno com 64% dos votos válidos, mais que o dobro de votos de Roseana, que aparece com 29%.
No estudo divulgado hoje, Maura Jorge (PSL) aparece em terceiro lugar com 4%, seguida de Roberto Rocha (PSDB), com 3%. Os candidatos Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL) não pontuaram.
Pesquisa Exata/JP publicada no dia 24 de agosto já apontava vitória do comunista. A novidade é que a diferença que já era de 30 pontos ampliou-se para 35 pontos percentuais.
Entre uma pesquisa e outra, teve início a campanha eleitoral na TV e rádio. E foi declarado o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao atual governador.
Indecisos e nulos
Na votação nominal, que considerada os números de indecisos, brancos e nulos, Flávio Dino também aparece na frente, com 56% das intenções de votos. Em segundo lugar está Roseana Sarney, com 25%, seguida de Maura Jorge, com 3% e Roberto Rocha, que aparece com 2%. Ramon Zapata e Odívio Neto não pontuaram. Nenhum, brancos e nulos somaram 8%; e 6% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.
Registrada no TSE sob o nº MA-09907/2018, a pesquisa Exata/JP realizou 1.400 questionários na Grande São Luís e nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central do Maranhão, entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiabilidade é de 95%.